Conecte-se conosco

Cotidiano

Instituto Federal do Acre inicia inscrições para 640 vagas em cursos técnicos e superiores

Publicado

em

Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter participado de alguma edição do Enem entre os anos de 2010 a 2024

O Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciou, no dia 1º de maio, as inscrições para o Processo Seletivo 2025/2, com a oferta de 640 vagas para cursos técnicos subsequentes e cursos superiores, nos campi Baixada do Sol (Transacreana), Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 17h do dia 30 de maio.

A seleção de novos alunos para os cursos técnicos subsequentes será realizada com base nas notas de Língua Portuguesa e Matemática Constantes no histórico escolar dos candidatos. Para os cursos superiores, a seleção será feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter participado de alguma edição do Enem entre os anos de 2010 a 2024.

Cursos técnicos subsequentes

Para o Processo Seletivo 2025/2, estão sendo ofertadas 320 vagas para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio nos campi Rio Branco (160 vagas), Baixada do Sol (80 vagas) e Xapuri (80 vagas).

Campus Rio Branco (160 vagas)

Administração (noturno): 40 vagas

Recursos Humanos (noturno): 40 vagas

Serviços Jurídicos (noturno): 40 vagas

Segurança do Trabalho (matutino): 40 vagas

Campus Baixada do Sol – Transacreana (80 vagas)

Agropecuária (vespertino): 40 vagas

Zootecnia (vespertino): 40 vagas

Campus Xapuri (80 vagas)

Técnico em Agropecuária (noturno): 40 vagas

Técnico em Alimentos (noturno): 40 vagas

Acesse aqui o edital dos cursos técnicos subsequentes / Faça sua inscrição aqui

Cursos de graduação

Para o nível superior, o Ifac está oferecendo 320 vagas nos campi Baixada do Sol (40 vagas), Cruzeiro do Sul (120 vagas), Rio Branco (80 vagas) e Tarauacá (80 vagas). As vagas são destinadas a pessoas que já concluíram o Ensino Médio e desejam dar continuidade aos estudos e à carreira acadêmica. Os cursos, nos níveis de bacharelado, licenciatura e tecnologia, têm duração de até quatro anos.

Campus Rio Branco (80 vagas)

Tecnologia em Logística (noturno): 40 vagas

Tecnologia em Processos Escolares (noturno): 40 vagas

Campus Baixada do Sol – Transacreana (40 vagas)

Tecnologia em Gestão do Agronegócio (vespertino): 40 vagas

Campus Cruzeiro do Sul (120 vagas)

Licenciatura em Física (noturno): 40 vagas

Licenciatura em Matemática (noturno): 40 vagas

Licenciatura em Química (noturno): 40 vagas

Campus Tarauacá (80 vagas)

Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno): 40 vagas

Tecnologia em Gestão do Agronegócio (noturno): 40 vagas

Acesse aqui o edital dos cursos de graduação / Faça sua inscrição aqui

Dúvidas e demais informações sobre o processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes devem ser encaminhadas para: [email protected] .

Para os cursos superiores, o e-mail de contato é: [email protected]

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acreano Juriel Maia conquista três medalhas de prata em Sul-Americano Master no Chile

Publicado

em

O velocista acreano Juriel Maia, de 41 anos, encerrou a temporada de 2025 com destaque internacional ao conquistar três medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, realizado em Santiago, no Chile, entre os dias 24 e 30 de novembro.

De acordo com informações do GE Acre, Juriel garantiu o segundo lugar nas provas dos 100 metros rasos, com o tempo de 11s51, e dos 200 metros, ao completar a prova em 23s40. O atleta também foi vice-campeão no revezamento 4×100 metros, somando mais uma medalha para a delegação brasileira.

 

Os resultados do torneio sul-americano foram divulgados publicamente pelo atleta apenas nesta segunda-feira (29), em razão de compromissos e questões pessoais.

Com a temporada encerrada, Juriel Maia já projeta o próximo desafio internacional. Segundo o velocista, a próxima competição está prevista para ocorrer entre março e abril de 2026, em Lima, no Peru, onde pretende novamente representar o Acre e o Brasil no atletismo master.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com ultrapassagem nos minutos finais, etíope vence a São Silvestre

Publicado

em

Com uma arrancada nos minutos finais, o etíope Muse Gisachew ultrapassou o queniano Jonathan Kipkoech Kamosong e venceu hoje (31) a centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre.

Kamosong vinha liderando a prova com folga, mas foi ultrapassado por Gisachew já próximo da linha de chegada, na Avenida Paulista. Kamosong terminou a corrida com o tempo de 44 minutos e 32 segundos, apenas quatro segundos a mais que o vencedor da prova, que fez o tempo de 44 minutos e 28 segundos.

São Paulo (SP), 31/12/2025 - Atleta brasileiro Fábio Jesus Correia comemora terceiro lugar da categoria masculina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

São Paulo (SP), 31/12/2025 – Atleta brasileiro Fábio Jesus Correia comemora terceiro lugar da categoria masculina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Notícias relacionadas:

O brasileiro Fábio de Jesus Correia foi o terceiro colocado, fazendo o tempo de 45 minutos e 06 segundos.

Na quarta posição chegou o queniano William Kibor, com o tempo de 45 minutos e 28 segundos. Já o também queniano Reuben Logonsiwa Poguisho fechou o pódio, na quinta posição, com 45 minutos e 46 segundos.

A última vez que o Brasil conquistou a São Silvestre no masculino foi em 2010, com a vitória de Marilson Gomes dos Santos.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º

Publicado

em

Repetindo o resultado do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira novamente alcançou o pódio da Corrida Internacional de São Silvestre, ficando na terceira colocação. Ela completou a prova com o tempo de 52 minutos e 42 segundos.

São Paulo (SP), 31/12/2025 - Atleta brasileira Núbia de Oliveira, terceiro lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

 Atleta brasileira Núbia de Oliveira, terceiro lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto:  Paulo Pinto/Agência Brasil

A corrida foi vencida pela atleta da Tanzânia, Sisilia Ginoka Panga, que fez o tempo de 51 minutos e 09 segundos. Esta foi a primeira participação de Sisilia na São Silvestre, que liderou toda a prova, mantendo um ritmo forte e grande distância das demais atletas.

Notícias relacionadas:

A queniana Cynthia Chemweno chegou na segunda colocação, também repetindo a mesma posição do ano passado. Ela completou a prova fazendo o tempo de 52 minutos e 30 segundos.


São Paulo (SP), 31/12/2025 - A corredora do Quênia Cynthia Chemweno, segundo lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

São Paulo (SP), 31/12/2025 - A corredora do Quênia Cynthia Chemweno, segundo lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

A corredora do Quênia Cynthia Chemweno, segundo lugar da categoria feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O quarto lugar é da peruana Gladys Tejeda Pucuhuaranga. Já a quinta posição foi conquistada pela queniana Vivian Jeftanui Kiplagati.

Há quase 20 anos, o Brasil não sobe ao topo do pódio da São Silvestre . A última brasileira a vencer a corrida foi Lucélia Peres, em 2006.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES

Comentários

Continue lendo