Conecte-se conosco

Geral

Instituições analisam resultados que apontam queda dos índices de assassinatos no Acre 

Publicado

em

A convite da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), representantes das forças policiais que atuam no Acre, bem como de instituições ligadas à área, reuniram-se, na manhã desta sexta-feira, 25, para analisar os resultados que apontam a  expressiva redução (38%) do índice de Mortes Violentas Intencionais  (MVI), em território acreano, no ano de 2021.

Ao apresentar os números, a partir de uma análise comparativa e circunstanciada, o secretário Paulo Cézar, titular da Sejusp, elencou os principais fatores que vêm determinando as constantes quedas de MVI, no Acre, ao longo dos últimos três anos.

Além de enfatizar a entrega pessoal de cada operador do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), Paulo Cézar pontuou como fatores preponderantes: “a atuação do Estado no combate aos crimes transfronteiriços; a atuação integrada das Forças Estaduais, Federais, do Ministério Público e do Poder Judiciário no combate às organizações criminosas; as ações preventivas do Estado, por meio do Programa Acre Pela Vida; os investimentos em pessoal, capacitação, viaturas, equipamentos, armamentos e tecnologias, por parte do Executivo Estadual; o reordenamento dos sistemas carcerário e socioeducativo, por meio de procedimentos operacionais padrão; em obediência à Norma Legal; o fortalecimento do policiamento ostensivo voltado para resolução dos problemas e análise criminal desenvolvida pela Polícia Militar e a atuação eficiente da Polícia Civil na elucidação de crimes”.

Participaram também do encontro, além do titular da Sejusp, o procurador-geral do Ministério Público estadual, Danilo Lovisaro, que esteve acompanhado dos promotores Bernardo Albano (coordenador do Gaeco), Marcela Cristina e Rodrigo Curti, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Luciano Fonseca, o delegado-geral de Polícia Civil, Josemar Portes, representando o Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alzerino Fontes, o diretor-presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, o comandante do 4º BIS, tenente-coronel Guilherme Naves, o agente ,Lioneison Ribeiro, da Polícia Federal, e assessores das instituições presentes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão durante diligências em Tarauacá

Publicado

em

Após levantamento de informações, a equipe policial localizou a suspeita em uma residência situada no Beco Altas Horas, onde a ordem judicial foi devidamente executada

Dois são presos em diferentes pontos de Tarauacá, reforçando as ações de combate à criminalidade no município. Foto: cedida

Nesta sexta-feira, 19, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Tarauacá, cumpriu dois mandados de prisão expedidos pela Vara Criminal da Comarca do município, durante diligências realizadas em diferentes pontos da cidade.

O primeiro mandado de prisão preventiva foi cumprido contra uma mulher identificada pelas iniciais A.S.C., investigada pelo crime de tentativa de homicídio. Após levantamento de informações, a equipe policial localizou a suspeita em uma residência situada no Beco Altas Horas, onde a ordem judicial foi devidamente executada.

A segunda prisão ocorreu em desfavor de um homem de iniciais A.S.G., em razão de regressão cautelar relacionada ao crime de tráfico de drogas. O investigado foi localizado enquanto transitava pela Rua Justiniano de Serpa, nas proximidades da Galeria Ricardo.

Após o cumprimento das ordens judiciais, os presos foram encaminhados à unidade hospitalar para a realização de exame de corpo de delito e, em seguida, apresentados na Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre cumpre mandado e prende condenado por estupro de vulnerável em Manoel Urbano

Publicado

em

Trabalho investigativo da Polícia Civil garante o cumprimento de mandado judicial em Manoel Urbano. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe da Delegacia-Geral de Manoel Urbano, cumpriu com êxito, na última quinta-feira, 18, um mandado de prisão definitiva contra um homem identificado pelas iniciais V. S. de O., condenado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra sua enteada.

Conforme consta nos autos do processo e na denúncia apresentada pelo Ministério Público, o crime foi cometido de forma premeditada, com o uso de medicação sedativa administrada à vítima, uma adolescente de 14 anos, retirando completamente sua capacidade de resistência.

A ação criminosa possibilitou que o condenado praticasse conjunção carnal e outros atos libidinosos, configurando a gravidade do delito. Após a análise das provas produzidas ao longo da investigação, o Poder Judiciário sentenciou V. S. de O. à pena de 12 anos de reclusão.

Com a expedição do mandado de prisão definitiva, a equipe de investigação da Delegacia de Manoel Urbano iniciou diligências estratégicas para localizar o condenado. A captura foi realizada com sucesso e sem resistência, demonstrando a eficiência e o comprometimento da Polícia Civil no cumprimento das decisões judiciais.

A PCAC reafirma seu compromisso no combate aos crimes de violência sexual, especialmente aqueles praticados contra crianças e adolescentes, atuando de forma firme para garantir justiça às vítimas e responsabilização dos autores.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende suspeito de homicídio e apreende arma de uso restrito e drogas na Comunidade Croa

Publicado

em

No decorrer da ação, além do cumprimento da ordem judicial, os policiais encontraram com o investigado uma arma de fogo de uso restrito, munições e entorpecentes

Ação do Neic resulta na prisão de investigado por homicídio e na apreensão de arma de uso restrito e drogas. Foto: cedida

Em uma ação estratégica realizada na manhã desta sexta-feira, 19, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Especializado em Investigações Criminais (Neic) com apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar, prendeu um indivíduo conhecido pela alcunha de “Orelha”, na região da Comunidade Croa, em Cruzeiro do Sul. A operação teve como objetivo o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, relacionado a um homicídio ocorrido na própria comunidade.

Devido ao difícil acesso à localidade, a atuação conjunta com o Corpo de Bombeiros foi essencial para garantir o deslocamento seguro das equipes e o sucesso da incursão em área de difícil navegabilidade. Durante o cerco policial, o suspeito foi localizado e abordado sem oferecer resistência.

No decorrer da ação, além do cumprimento da ordem judicial, os policiais encontraram com o investigado uma arma de fogo de uso restrito, munições e entorpecentes, configurando também os crimes de posse ilegal de arma restrita e tráfico de drogas.

Segundo o delegado Heverton Carvalho, a operação reafirma o compromisso da Polícia Civil em alcançar áreas de difícil acesso para garantir a ordem pública. “Nossa equipe de investigação do Neic vinha monitorando os passos deste nacional, que é apontado como autor de um crime de homicídio na comunidade. Com o apoio dos Bombeiros, conseguimos êxito em retirá-lo de circulação, juntamente com uma arma de uso restrito, o que certamente previne novos delitos na região”, afirmou.

Suspeito conhecido como “Orelha” foi preso sem resistência durante operação da Polícia Civil do Acre. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo