Conecte-se conosco

Cotidiano

INSS antecipa calendário de benefícios a moradores de cidades afetadas por cheia no Acre

Publicado

em

Peritos não comparem nas agência do INSS no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Alcinete Gadelha

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 10 cidades do Acre que foram atingidas pela cheia no mês de fevereiro terão os pagamentos antecipados a partir deste mês, decidiu o órgão previdenciário em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de março.

O INSS informou que fazem parte do cronograma de antecipação aposentadorias, pensões por morte, assistenciais, e auxílio por incapacidade. Antecipação do valor correspondente de até uma renda mensal, e pode ser feito no período de 25 de março de 2021 a 31 de maio de 2021, observada a disponibilidade orçamentária.

O gerente regional do INSS, Carlos José explicou que para ter acesso, é preciso que o beneficiário faça a solicitação. Ele explica que fica disponível o pagamento do mês e mais um valor da antecipação que está bloqueado e só é liberado em caso de pedido.

“São para benefícios que chamamos de continuados porque essa antecipação será devolvida em até 36 meses. A folha já rodou e já está lá, só que não é automático. Se eu quero receber, tenho que procurar a agência onde recebo e pedir”, explica.

Em razão do estado de calamidade, a portaria permite duas ações: antecipação do calendário de pagamento – para todos os benefícios – e possibilita ao beneficiário solicitar uma antecipação da renda mensal do benefício – esta última com exceção dos benefícios de maternidade e incapacidade temporária.

A portaria que determinou as antecipações também estabelece que o beneficiário, exceto aqueles que recebem valores temporários – salário maternidade e auxílio por incapacidade temporária -, podem solicitar a antecipação do valor correspondente de até uma renda mensal.

A quitação será feita em até 36 meses em parcelas fixas mensais a partir do terceiro mês seguinte da antecipação através de desconto na renda.

Antecipação vale para residentes ou com domicílio bancário nos Municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, segundo a portaria.

Acre já tem quase 130 mil pessoas atingidas pela cheia de rios na capital e no interior do estado — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Calamidade pública no Acre

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, no dia 22 de fevereiro, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), estado de calamidade pública em 10 cidades do Acre atingidas por inundações causadas pela cheia dos rios no estado.

O governador do Acre, Gladson Cameli, havia decretado calamidade em uma edição extra do Diário Oficial do estado (DOE) também no dia, por causa da cheia histórica que atingiu pelo menos 130 mil pessoas no estado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo