Conecte-se conosco

Brasil

Inscrições para o Enem terminam na quarta-feira

Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

Publicado

em

Provas digitais e impressas serão aplicadas em novembro

Por Pedro Peduzzi 

Termina na próxima quarta-feira (14) o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em participar do certame, isentos ou não, devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fazê-lo, na Página do Participante.

A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

Provas

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Polícia Federal deflagra operação contra alta abusiva dos combustíveis e suspeita de cartel

Publicado

em

Ação ocorre em 12 unidades da federação, incluindo o Tocantins, e investiga práticas que podem prejudicar consumidores

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (27), a Operação “Vem Diesel”, com o objetivo de combater o aumento abusivo nos preços dos combustíveis e investigar a possível formação de cartel entre empresas do setor. A ação acontece de forma simultânea em 11 estados e no Distrito Federal.

No Tocantins, equipes da PF realizam fiscalizações em postos e distribuidoras, apurando se houve elevação injustificada nas margens de lucro, especialmente diante do cenário internacional de alta no preço do petróleo, influenciado por conflitos no Oriente Médio.

As investigações também buscam identificar possíveis acordos ilegais entre concorrentes para fixação de preços — prática que, se confirmada, configura crime contra a ordem econômica e afeta diretamente os consumidores.

A operação conta com o apoio de órgãos de defesa do consumidor e de regulação, como os Procons estaduais, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Durante a ação, estão sendo coletados documentos fiscais e outras provas que possam indicar irregularidades.

De acordo com dados de março de 2026, o preço médio do óleo diesel no Tocantins gira em torno de R$ 6,13. Esses valores estão sendo analisados e comparados com as notas fiscais de compra junto às distribuidoras, a fim de verificar a compatibilidade entre os custos e os preços repassados ao consumidor final.

A Operação “Vem Diesel” é um desdobramento de um inquérito nacional coordenado pelo Ministério da Justiça, que busca ampliar a transparência na formação dos preços dos combustíveis em todo o país.

Caso sejam constatadas irregularidades, os estabelecimentos poderão sofrer sanções administrativas, além da responsabilização criminal de seus proprietários por crimes contra a ordem econômica, tributária e contra as relações de consumo.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Trump diz ter sido informado pela CIA de que novo líder do Irã é gay

Publicado

em

Por

Presidente dos EUA deu a declaração em entrevista à Fox News nesta quinta-feira (26)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (26) ter sido informado pela Agência Central de Inteligência (CIA) de que o novo líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, é gay. A declaração foi feita durante entrevista à Fox News.

Mojtaba assumiu o cargo máximo do Irã após o pai, o aiatolá Ali Khamenei, morrer em um ataque conjunto de Estados Unidos e Israel no dia 28 de fevereiro.

No dia 16 de março, o jornal New York Post afirmou que Trump havia sido informado pela inteligência americana de que Mojtaba poderia ser gay e que Khamenei temia que o filho não tivesse aptidão para governar o país.

Segundo o jornal, Trump teria ficado surpreso com a informação e rido.

Ao ser questionado sobre o tema nesta quinta, Trump confirmou ter recebido a informação e disse que “muita gente” também falava sobre isso, além da CIA.

Ele também citou a repressão a gays em territórios palestinos e afirmou que, nesse contexto, o fato de Mojtaba ser gay seria um “começo ruim” para o Irã.

Trump não apresentou provas nem deu outros detalhes sobre a afirmação.

Novo líder

A Assembleia de Especialistas do Irã anunciou, em 8 de março, a nomeação de Mojtaba Khamenei, de 56 anos, como novo líder supremo do país, segundo a mídia estatal.

Mojtaba é conhecido por uma postura linha-dura e tem laços estreitos com a elite da Guarda Revolucionária do Irã, considerada a força político-militar mais poderosa do país e peça central na defesa do regime.

Há anos, ele era apontado como um dos principais candidatos a suceder o pai. Apesar da influência nos bastidores, pesava contra ele o fato de ser filho de Khamenei — a passagem de poder de pai para filho não é bem vista dentro da corrente xiita do Islã.

Segundo o jornal The New York Times, Mojtaba é discreto e raramente aparece em público. Ele construiu influência principalmente dentro do gabinete do pai, onde teria participado da coordenação de operações militares e de inteligência.

Apesar da influência nos círculos de poder, pouco se sabe sobre posições políticas ou estilo de liderança fora do núcleo mais próximo do regime.

Especialistas ouvidos pelo jornal afirmam que a escolha indica continuidade do sistema político iraniano, especialmente em um momento de forte pressão externa e escalada militar na região.

Mojtaba estava no mesmo local que o pai no dia do ataque e escapou por segundos da morte, após ir para o jardim da propriedade, segundo o jornal The Telegraph. Ainda assim, sofreu um ferimento na perna, enquanto a mulher e um filho foram mortos.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Bolívia vence Suriname por 2 a 1 em partida emocionante

Publicado

em

Resultado reforça confiança da equipe e empolga torcedores nas redes sociais

A seleção da Bolívia conquistou uma vitória emocionante por 2 a 1 sobre o Suriname, em partida marcada por intensidade e forte espírito de equipe.

Desde o início do jogo, “La Verde” demonstrou determinação e disposição em campo, com jogadas disputadas e atuação marcada pela entrega dos jogadores. O confronto manteve os torcedores atentos até o apito final, refletindo o equilíbrio entre as equipes.

O resultado positivo foi celebrado como fruto do esforço coletivo e da união do grupo, servindo também como impulso para os próximos desafios da seleção boliviana.

Após o jogo, um porta-voz da equipe destacou o comprometimento dos atletas e dedicou a vitória aos torcedores, que acompanharam e apoiaram o time.

Nas redes sociais, a torcida comemorou o resultado, transformando a conquista em um momento de orgulho nacional, com destaque para a mobilização em torno da hashtag #BoliviaGana.

Comentários

Continue lendo