Conecte-se conosco

Geral

Inscrições para o 19º Prêmio Innovare encerram dia 22 de abril

Publicado

em

O Prêmio Innovare chega ao 19º ano identificando, divulgando e difundindo práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. As inscrições já estão abertas e encerram no dia 22 de abril.

Nesta segunda-feira, 11, a chefe do Poder Judiciário acreano, desembargadora  Waldirene Cordeiro, juntamente da juíza-auxiliar da Presidência Andrea Brito, participou de uma reunião virtual, com a consultora Innovare no Acre, Vivian Andrade e Silva. No encontro, foi mencionada a entrega de ofício do presidente do Instituto Innovare Sergio Renault, e ficou acordado o apoio do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) na divulgação do prêmio.

“O Poder Judiciário Acre está sempre de portas abertas para auxiliar na disseminação de boas práticas e o Prêmio Innovare é extremamente atuante nesse quesito. O anseio do Prêmio Innovare vai ao encontro do que o TJAC se empenha, que são ações que buscam uma atuação para além do serviço jurisdicional, que ousa, inova e promove mais cidadania e inclusão”, disse a presidente do TJAC.

A consultora do Innovare no Acre, Vivian Andrade e Silva considera ser de extrema importância o apoio institucional, principalmente nesse ano, que traz como tema de destaque a “Educação e a Cultura: o futuro do país”.

“Externo minha gratidão à excelentíssima desembargadora Waldirene Cordeiro bem como à juíza-auxiliar da Presidência, Andréa Brito pela recepção e entusiasmo com que receberam nosso pedido de colaboração. Creio que se tratou encontro extremamente proveitoso e tendo sido atendida a finalidade a que se destinou”, concluiu a consultora.

 

As sete categorias desta edição terão tema livre: Tribunal, CNJ/Inovação e acesso à Justiça, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Apesar do tema livre, mas dentre todas as inscrições são selecionadas práticas que também concorrerão ao prêmio destaque.

As inscrições são avaliadas pela Comissão Julgadora com base nos seguintes critérios: eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e abrangência territorial.

Os membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e da Advocacia interessados em apresentar práticas inovadoras, devem acessar o site, conhecer o regulamento e preencher a ficha de inscrição, disponibilizada no portal www.premioinnovare.com.br.

Na categoria Justiça e Cidadania, o Innovare também receberá práticas de profissionais de qualquer área profissional. Os interessados em concorrer nesta categoria deverão apresentar práticas que, através da Justiça, contribuam para o fomento da cidadania brasileira. As práticas inscritas serão visitadas por consultores especializados e posteriormente julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora.

Cada prática poderá ser inscrita em uma das categorias previstas no regulamento e as vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação, em Brasília, no final de 2022. As práticas que atenderem aos critérios estabelecidos no regulamento serão disponibilizadas e passarão a integrar o banco de práticas do Instituto Innovare. O Prêmio Innovare identifica, anualmente, práticas em todo território brasileiro, em qualquer instância, reconhecidas institucionalmente ou não.

 

Innovare

O Prêmio Innovare, desde 2004, estimula a criação de boas soluções que colaborem para tornar a Justiça brasileira mais célere e que resolvam dificuldades de acesso da população ao Judiciário. Nesses 19 anos, 254 iniciativas foram premiadas ou homenageadas e 7.930 práticas foram verificadas e aprovadas para participar da premiação.

Um fator de incremento da credibilidade é a verificação das iniciativas, realizadas, anualmente, por consultores e consultoras, advogados e advogadas parceiras e profissionais do Datafolha, para se aferir existência e eficácia de cada uma das iniciativas selecionadas para participação.

O Prêmio Innovare é realizado pelo Instituto Innovare, e o ex-ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Ayres Britto, é o presidente do Conselho Superior, que tem como atribuição estabelecer diretrizes anuais do Prêmio. O órgão é formado pelo CNJ, pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), pela OAB, pela Associação Nacional dos Procuradores da República e pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, com o apoio do Grupo Globo.

 Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM apreende espingarda e prende suspeito de ameaça e agressão em Sena Madureira

Publicado

em

Homem foi detido após tentativa de fuga no bairro Cristo Libertador; policiais também encontraram animal silvestre mantido irregularmente na residência

Durante a ação, os militares apreenderam uma espingarda calibre .20 municiada, além de munições e outros objetos. Também foi constatada a manutenção irregular de um animal silvestre na residência. Foto: captada 

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam, na noite de terça-feira (20), um suspeito de ameaça, agressão e intimidação com arma de fogo no bairro Cristo Libertador, em Sena Madureira. As vítimas relataram ter sofrido ameaças de morte e agressões físicas.

Ao chegar ao local, as guarnições realizaram um cerco policial com reforço de outras equipes. O suspeito tentou fugir, mas foi localizado após buscas. Na residência, os militares apreenderam uma espingarda calibre .20 municiada, munições e outros objetos, além de constatarem a manutenção irregular de um animal silvestre.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira junto com o material apreendido para os procedimentos legais. O caso será investigado para apurar também a origem do animal silvestre encontrado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Cachorro solto causa acidente e deixa motociclista ferido no bairro Saboeiro, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Condutor teve escoriações e suspeita de fratura; animal não resistiu. Moradores cobram políticas públicas para evitar animais soltos nas vias

Conforme relatos de moradores que presenciaram o ocorrido, o motociclista sofreu escoriações pelo corpo e havia suspeita de fratura em uma das pernas. Foto: captada 

Um motociclista ficou ferido na noite desta terça-feira (20) no bairro Saboeiro, em Cruzeiro do Sul, após um cachorro solto atravessar a via de forma inesperada e provocar sua queda. De acordo com moradores, o condutor sofreu escoriações pelo corpo e há suspeita de fratura em uma das pernas. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital.

O animal não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O caso reforça a preocupação de moradores com a frequência de animais soltos nas ruas do município, situação que já motivou outros acidentes. A população cobra a implementação de políticas públicas que aumentem a segurança viária e evitem expor tanto condutores quanto os próprios animais a situações de risco.

Comentários

Continue lendo

Geral

“DJ” que desdenhava da Polícia Civil nas redes sociais é preso por descumprimento de medida protetiva em Rio Branco

Publicado

em

A prisão ocorreu no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, durante uma ação integrada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), do Departamento de Inteligência (DI) e do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI)

Após meses de investigação, a PCAC prendeu investigado que ameaçava a ex-companheira e ironizava o trabalho policial. Foto: cedida

O que seria mais uma prisão por lesão corporal e descumprimento de medida protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha acabou se tornando um exemplo da resolutividade e eficiência do trabalho da Polícia Civil do Acre (PCAC). Na manhã desta quarta-feira, 21, oficiais investigadores lograram êxito na captura de um homem que, além de perseguir e ameaçar a ex-companheira, desdenhava publicamente da atuação policial.

O investigado, identificado pelas iniciais F.F.D.G., de 31 anos, que se apresenta como “DJ”, já vinha sendo procurado há meses pela Polícia Civil. Inconformado com o fim do relacionamento, ele passou a descumprir reiteradamente medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça, além de responder por lesão corporal no contexto de violência doméstica.

A prisão ocorreu no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, durante uma ação integrada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), do Departamento de Inteligência (DI) e do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI). A operação foi resultado de um trabalho investigativo minucioso, desenvolvido de forma estratégica pelas equipes envolvidas.

Na manhã desta quarta oficiais investigadores lograram êxito na captura de um homem que, além de perseguir e ameaçar a ex-companheira, desdenhava publicamente da atuação policial. Foto: captada 

O que chamou ainda mais atenção no caso foi a postura do investigado, que chegou a utilizar redes sociais para zombar da Polícia Civil, duvidando da capacidade da instituição em capturá-lo. Em algumas publicações, o DJ escreveu em tom irônico “Não foi dessa vez tenta mais tarde k [sic]”. Um dos artifícios para ameaçar sua ex-companheira e intimida-la era dizer que ele estava em companhia de supostos integrantes de facção criminosa.

Apesar das tentativas de intimidação e do desdém demonstrado, o homem acabou surpreendido pela atuação silenciosa e eficiente da Polícia Civil. Após a prisão, F.F.D.G. foi encaminhado à Deam, onde será ouvido pela autoridade policial e ficará à disposição da Justiça para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

Na manhã desta quarta-feira, 21, oficiais investigadores lograram êxito na captura de um homem que, além de perseguir e ameaçar a ex-companheira, desdenhava publicamente da atuação policial. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo