Cotidiano
Insatisfeitos com reajuste, caminhoneiros podem decidir sobre greve na 6ª feira
Até sexta-feira, 22, Landim continuará se reunindo com representantes dos caminhoneiros autônomos nos Estados para ouvir a categoria.

Segundo Landim, a categoria busca agora uma agenda com o presidente Jair Bolsonaro. “Ele precisa falar com o Brasil, e nós somos o Brasil – Foto internet
Leticia Pakulski, do Estadão Conteúdo
O presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como Chorão, disse que ainda está conversando com os representantes da categoria nos estados sobre a possibilidade de paralisação em 1º de fevereiro e que a associação deve ter uma posição definida na sexta-feira (22).
Ele considerou insuficiente o reajuste do piso mínimo do frete, anunciado nesta terça-feira, 19. “Colocaram só em 2,51% de reajuste, isso é brincar com a categoria, é chamar a gente de palhaço”, disse. “A gente queria saber onde que a ANTT arrumou esse cálculo de 2,51%; não fizeram a pesquisa no mercado para saber quanto está o preço do pneu, dos insumos para o caminhão.”
A ANTT publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira uma nova tabela com preços mínimos de frete rodoviário. De acordo com a agência reguladora, as alterações vão resultar em um aumento médio que varia de 2,34% a 2,51%, conforme o tipo de carga e operação. O reajuste considera o IPCA, inflação oficial do País, e a atualização do preço do diesel.
Landim questionou o motivo de o Esalq-Log ter ficado de fora da discussão sobre o cálculo do reajuste. Em posicionamento enviado ao Broadcast Agro, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (Esalq-Log) informou que o contrato da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) com a ANTT previa a realização de 3 ciclos regulatórios (Julho/2019, Janeiro/2020 e Julho/2020).
“Em duração foram quase 2 anos de atividades e 19 relatórios emitidos. Os trabalhos foram concluídos antes dessa nova atualização, portanto sem a participação do Esalq-Log.” Segundo Landim, a categoria busca agora uma agenda com o presidente Jair Bolsonaro. “Ele precisa falar com o Brasil, e nós somos o Brasil.” Conforme o representante, “a cada semana vem aumentando a adesão” a uma possível greve. “A categoria realmente está na UTI.”
Ele disse ainda ter encaminhado um ofício ao Ministério da Infraestrutura e à ANTT pedindo respostas dentro da lei de acesso à informação sobre quantas fiscalizações foram feitas do cumprimento das disposições da lei de piso mínimo do frete durante os anos de 2019 e 2020.
Até sexta-feira, 22, Landim continuará se reunindo com representantes dos caminhoneiros autônomos nos Estados para ouvir a categoria. “Os que eu conversei, principalmente no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, no Nordeste, estão bem inclinados (à paralisação). E realmente não tem mais condições, a categoria está sofrendo demais. A gente precisa trazer essa resposta o mais rápido possível”, disse.
“A única coisa que a gente quer é que se cumpram as leis que a gente já conquistou.” Para Landim, zerar a tarifa de importação de pneus não traz grande contribuição para a atividade dos caminhoneiros autônomos. “É um conta-gotas. Lançaram o cartão caminhoneiro, eu falei que não funcionava, lançaram o crédito de R$ 30 mil para os caminhoneiros, depois mudaram para R$ 100 mil. Me aponte um caminhoneiro que pegou? Tudo que eles prometeram não teve eficácia”, disse. “Nós conquistamos as leis. Se a lei existe, ela tem que ser cumprida.”
Comentários
Cotidiano
CBF divulga tabela e locais dos jogos da segunda fase da Série D 2025

Altos do Piaui (de verde) estará neste final de semana em Rio Branco (Foto Arquivo do Altos)
Confrontos de ida começam em 2 de agosto; mata-mata segue até a final em setembro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta semana o calendário oficial da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D 2025. A nova etapa da competição será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Avançam os times que vencerem uma partida e empatarem a outra, ou que vencerem ambas as partidas.
A rodada de ida começa no dia 2 de agosto e segue até o dia 4, com os jogos de volta marcados para os dias 9 e 10 do mesmo mês. A grande final da competição está agendada para os dias 21 e 28 de setembro.
Confira a programação dos confrontos de ida da segunda fase:
Jogos de 2 de agosto (sábado):
- 15h30: Goiatuba x São José-RS – Estádio Divina Garcia, Goiatuba (GO)
- 16h00: Maranhão x Tuna Luso – Estádio Castelão, São Luís (MA)
- 16h00: Maricá x Aparecidense – Estádio João Saldanha, Maricá (RJ)
- 16h00: Água Santa x Ceilândia – Arena Inamar, Diadema (SP)
- 16h00: FC Cascavel x Barra-SC – Olímpico Regional, Cascavel (PR)
- 17h00: Ferroviário-CE x ASA – Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
- 18h00: Mixto-MT x Portuguesa – Estádio Presidente Dutra, Cuiabá (MT)
- 19h00: Luverdense x Rio Branco-ES – Estádio Passo das Emas, Lucas do Rio Verde (MT)
Jogos de 3 de agosto (domingo):
- 16h00: Juazeirense x América-RN – Estádio Adauto Moraes, Juazeiro (BA)
- 16h00: Central x Lagarto – Estádio Lacerdão, Caruaru (PE)
- 16h00: Joinville x Cianorte – Arena Joinville, Joinville (SC)
- 17h00: Manaus x Imperatriz – Estádio Carlos Zamith, Manaus (AM)
- 17h00: Sergipe x Santa Cruz – Arena Batistão, Aracaju (SE)
- 19h00: Independência-AC x Altos-PI – Arena da Floresta, Rio Branco (AC)
- 19h00: Marcílio Dias x Inter de Limeira – Estádio Hercílio Luz, Itajaí (SC)
Jogo de 4 de agosto (segunda-feira):
- Horário a definir: Sampaio Corrêa x Manauara – Estádio Castelão, São Luís (MA)
A expectativa é de grandes confrontos, com clubes de todas as regiões do país em busca do acesso à Série C do Brasileirão.
Comentários
Cotidiano
Larusso, Wallace e Fininho reforçam o Independência na 2ª fase do Brasileiro

Foto Sueli Rodrigues: Larusso disputou o Campeonato Estadual pelo Vasco
O volante Larusso, ex-Vasco, Wallace Juan, ex-Humaitá, e o extremo Fininho, ex-Operário do Amazonas, se apresentaram ao técnico Ivan Mazzuia nesta quarta, 30, e são os três primeiros reforços do Independência para a disputa da 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
“Precisávamos dessas peças para aumentar as opções para os confrontos contra o Altos. Vamos lutar por uma vaga na terceira fase”, comentou Ivan Mazzuia.
Atletas treinaram
Os três atletas participaram do treinamento coletivo desta quarta, no CT do Cupuaçu, contra o Santa Cruz.
“Os jogadores chegaram e se colocaram à disposição para treinar. Isso mostra o nível de comprometimento”, avaliou o treinador.
Um atacante
Segundo Ivan Mazzuia, a diretoria do Independência ainda tenta a contratação de um camisa 9.
“Temos algumas opções, mas é preciso avaliar os custos. Essa também será uma peça importante”, explicou o técnico.
Comentários
Cotidiano
Acre empata com Mato Grosso e mantém chances de classificação

Foto FADE: Meninas do Dom Pedro estão confiantes para duelo contra o Amazonas
O Acre (Dom Pedro II) empatou com Mato Grosso por 1 a 1 nesta quarta, 30, em Aracajú, Sergipe, em um duelo válido pela 2ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino Estudantil. O gol acreano foi marcado pela ala Isadora.
Duelo contra o Amazonas
As meninas acreanas enfrentam o Amazonas nesta quinta, 31, a partir das 7h30 (hora Acre), e uma vitória pode colocar o Acre na fase decisiva da Série Ouro.
“Nosso grupo ficou bastante embolado após os resultados desta quarta. O mais importante são as nossas chances de manter as chances de disputar medalha”, comentou a técnica Flávia Fernandes.
Você precisa fazer login para comentar.