Acre
Iniciado o Projeto Bombeiro Mirim 2017 em Xapuri
Marcelo Torres
O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, realizou a aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim, em Xapuri. A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório do Instituto Federal do Acre (IFAC) e contou com representantes da cúpula da segurança e do prefeito da cidade.
Cerca de 140 adolescentes com idade entre 12 e 14 anos e que estão matriculados em escolas públicas, se escreveram e passaram a ser aptos a participar do projeto. Com duração estimada de dez meses, o curso funciona no contraturno da escola – por exemplo, quem estuda pela manhã serve ao Bombeiro Mirim à tarde e vice-versa.
“Nesse período, os bombeiros mirins recebem uniformes, aprendem sobre respeito, conduta, companheirismo, ordem, natação, primeiros socorros, salvamento em altura, educação de trânsito e outras atividades, tudo em ações e linguagem específicas para a juventude”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Roney Cunha.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, não á uma tarefa fácil conduzir mais de 100 garotos auxiliando na educação e formação de caráter. “Esses meninos e meninas precisam ser tratados com todo cuidado e zelo, pois eles são o futuro da nossa cidade, e isso que estamos fazendo é segurança, mas de forma preventiva com esses jovens”.
Educar para mudar
Segundo o prefeito da cidade de Xapuri, Francisco Ubiracy, em um futuro próximo essas crianças serão as pessoas que irão auxiliar prestando serviços à sociedade.
“Vejo futuros médicos, advogados e professores entre outras profissões que serão ocupadas por esses jovens, esse trabalho de educar, orientar é de fundamental importância na vida dessas crianças. Agradeço ao governador por ter esse olhar diferenciado e investir nesses projetos de formação do cidadão”, declarou o prefeito.
Dona Maria da Conceição, mãe de um aluno que ingressa no projeto, explica a felicidade em ver seu filho participar do projeto. “Esse momento é de muita felicidade em vê-lo empolgado com essa atividade. Ele não queria saber de nada, só de brincadeira, então resolvi escrevê-lo. Antes mesmo de iniciarem as aulas meu filho passou a se empolgar com o que ele irá aprender nesse período”, descreve a mãe.
A estudante Rosangela Soares, de 13 anos, que começou no projeto em 2016, fala de sua expectativa para este ano. “Aprendi várias atividades que influenciaram no meu dia a dia. Hoje sou uma garota mais paciente e espero levar esse conhecimento aos meus colegas que estão começando a partir de agora no projeto”, comenta.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.