Conecte-se conosco

Cotidiano

Indígena deixa aldeia, cria empresa de diaristas e ajuda mulheres da periferia: ‘Futuro mais justo’

Publicado

em

Gemina Brandão Xiu Shanenawa lidera o grupo “Fadas em Ação” composto por 22 mulheres, a maioria delas indígenas dos povos Apurinã, Yawanawa, Hunikuim, Shanenawá, que prestam os serviços de limpeza

A indígena Xiú criou uma empresa que presta serviços de diarista no AC. Foto: Arquivo pessoal

O sonho de mudar de vida e a realidade de outras mulheres foi o que motivou a indígena Gemina Brandão Xiu Shanenawa a deixar a aldeia em que morava no município de Feijó, rumo à capital, Rio Branco. Depois de muitos desafios, ela criou a empresa ‘Fadas em Ação’ que oferece serviços de diaristas e emprega 22 mulheres, a maioria também indígenas.

Nas redes sociais, ela reforça: “Nosso time de mulheres indígenas e periféricas te ajuda a ter mais qualidade de vida. Mais que limpeza, um futuro mais justo!”

Gemina saiu da aldeia Nova Vida em busca de qualificação, com a convicção de fazer o curso de odontologia, mas sofreu preconceito e discriminação ao longo do caminho.

“Infelizmente por falta de oportunidade e empregabilidade minha vida tomou rumos diferentes. Fui para Rio Branco estudar odontologia, mas meus sonhos foram frustrados, encontrei portas fechadas, preconceito. Quando estava sem expectativa, consegui ingressar no Ifac onde tive a oportunidade de ter aula de empreendedorismo e tive a ideia de criar as Fadas em Ação

Em entrevista à Rede Amazônica, ela diz que não se arrepende de ter saída do aldeia. “Se eu tivesse desistido, talvez eu teria retornado para Feijó, estaria morando na aldeia e seguindo a minha vida normal como uma mulher indígena que mora dentro da aldeia com poucas oportunidades”, comenta ela.

Xiú tem uma história que raramente é contada. Em um mundo que com poucos privilégios, muitas mulheres enfrentam desafios diários para conquistar respeito no ambiente de trabalho e para a mulher indígena, a realidade é ainda mais desafiadora.

“A palavra para mim é sempre resistência, porque eu acredito que os povos indígenas, principalmente eu que sou mulher e, mulher indígena, é muito difícil. A partir do momento que você consegue ter outra visão de que você pode ir além e tem certeza disso, você consegue alcançar muitas coisas e você consegue ir muito além do que você imaginava”, afirmou ela.

Com a empresa, Gemina apoia e ajuda mulheres indígenas e da periferia a entrarem no mercado de trabalho. “Mulheres que assim como eu um dia estiveram sem expectativa. Hoje oferecemos o serviço de melhor qualidade incluindo também mulheres periféricas, incentivando umas às outras a crescer e se emponderar,” avalia.

Ela conta que não imaginava um dia estar na capital acreana e cita que consegue ver todas as suas funcionárias tendo sucesso na vida. “Vejo que qualquer uma das meninas que fazem parte do grupo pode ir além”, disse.

Indígena e mulheres lideradas por ela já participaram de conferências sobre emponderamento feminino — Foto: Arquivo pessoal

Hoje, a empresária lidera mulheres, a maioria delas indígenas , principalmente das cidades de Tarauacá, Feijó e Boca do Acre. Ela usa as rede sociais também para o mostrar o trabalho feito por elas.

“A gente tem etnias diversas dentro do nosso grupo Yawanawá Nawa, com Apurinã. Então, são mulheres que por algum motivo saíram de suas comunidades e vieram para Rio Branco, em busca de oportunidade”, afirmou ela.

A luta por uma sociedade mais igualitária ainda está longe de ser concluída. Apesar das dificuldades, Xiú nunca desistiu de estudar, pois acredita que é através do conhecimento que é possível superar as adversidades.

“Logo no início, há nove anos atrás, eu estava totalmente depressiva, desanimada com tudo e pensando em desistir e hoje eu estar aqui, aonde eu estou, para mim é uma alegria. Muitas vezes eu fazia faxina nas casas dos outros e assistia aulas sobre redação do Enem dentro dos banheiros”, contou.
‘Conhecimento é tudo’

Além de empresária, a indígena virou estudante. “Eu consegui tirar uma nota boa e passei em segundo lugar para bacharelado em administração no IFAC. Foi uma nota bem boa. Tantas vezes eu pensei em desistir, mas dou um conselho: busque conhecimento, porque o conhecimento é tudo”, assegurou Xiú.

Dia Internacional da Mulher

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres. Uma iniciativa para combater as desigualdades e a discriminação de gênero em todo o mundo. Naquela época, as mulheres lutavam por melhores condições de trabalho e pela equiparação salarial em relação aos homens.

O pontapé inicial foi em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Cristiam Matheus é mais um reforço do Rio Branco para o Estadual

Publicado

em

O zagueiro Cristiam Matheus, ex-Cambé do Paraná, foi apresentado nesta quarta, 11, no José de Melo, e é mais um reforço do Rio Branco para a sequência do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. “Estava trabalhando e chego bem fisicamente. Terei duas semanas para treinar com o restante do elenco até a próxima partida e quero ajudar o Rio Branco”, declarou Cristiam Matheus. Quer reforços O …

O post Cristiam Matheus é mais um reforço do Rio Branco para o Estadual apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Galvez fecha planejamento da Copa do Brasil Sub-17

Publicado

em

A diretoria do Galvez fechou o planejamento visando à disputa da Copa do Brasil Sub-17. O elenco embarca para Macapá, no Amapá, no próximo dia 22 e no dia 24 enfrenta o Oratório no estádio Zerão, a partir das 13 horas(hora Acre). “Embarcamos na madrugada e iremos chegar no início da tarde. A logística nos favoreceu e os atletas terão um bom período de descanso para a …

O post Diretoria do Galvez fecha planejamento da Copa do Brasil Sub-17 apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo apresenta ZPE a empresários chineses em tratativa para a instalação de três indústrias no Acre

Publicado

em

Como parte da política de ampliar o comércio exterior e diversificar as relações econômicas internacionais, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou a um grupo de empresários chineses, nesta quarta-feira, 11, a estrutura da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, e outras iniciativas de fortalecimento do setor produtivo local.

O objetivo da agenda foi intensificar as tratativas com o grupo, iniciadas há duas semanas, para instalar três indústrias do país no Acre.

O Estado detalhou o processo de reestruturação da ZPE como a regularização dos terrenos, a atualização da legislação das ZPE’s no Brasil feita pela União, a modernização administrativa e as melhorias físicas para garantir segurança jurídica e ambiente favorável à instalação de indústrias. Também foram apresentados a estrutura logística do estado, a Rota Quadrante Rondon, que conecta o Brasil aos portos do Pacífico no Peru pelo Acre, a malha aérea da região e o mercado potencial de cerca de 30 milhões de pessoas em um raio de mil quilômetros no entorno do estado.

Empresários chineses conheceram estrutura e incentivos da ZPE. Foto: Emely Azevedo/Seict

Na ocasião, os investidores analisaram dados sobre as exportações de soja, carne suína, carne bovina, madeira e outros produtos. Outro destaque foi a ênfase nos projetos da ferrovia bioceânica Brasil-China que passará pelo Acre até os portos peruanos, do Polo Logístico do Acre para armazenamento e distribuição de produtos para todo o Brasil e países vizinhos, além da concessão de 400 mil hectares de área florestal sustentável no estado, que será votada pela Assembleia Legislativa (Aleac) nos próximos meses, com a finalidade de ampliar a bioeconomia no território.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, afirmou que o pacote de incentivos fiscais do Estado aliado à Rota Quadrante Rondon, que reduz em até 14 dias o envio de produtos à Ásia a partir da conexão com o Porto de Chancay, no Peru, posiciona o Acre como ambiente estratégico para investimentos. “Agora, ficam os encaminhamentos para que os empresários chineses avancem nos estudos e protocolos necessários para uma possível instalação industrial no nosso estado. Isso fortalecerá a geração de empregos para a nossa população e fortalecimento da nossa economia”.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, apresentou o atual cenário econômico e logístico do Acre durante a visita. Foto: Emely Azevedo/Seict

Presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, reforçou o papel institucional de acolhimento e articulação. Segundo ela, a proposta apresentada à delegação chinesa posiciona o Estado como centro de integração dos corredores bioceânicos e dos aeroportos internacionais na Bolívia e no Peru. “O objetivo é fomentar negócios e receber investidores dentro da nossa estratégia de inserção do Acre no comércio global. Estamos confiantes de que o nosso estado se consolida cada vez mais como destino essencial para esses grandes empreendimentos”.

O CEO da Jiede Logistics, Jack Jiang, afirmou ter ficado impressionado com o potencial acreano, além da infraestrutura existente. De acordo com ele, a ideia é construir na ZPE plantas industriais para fabricação de eletrodomésticos, vestimentas e veículos elétricos de duas e três rodas. “É uma região com grande potencial de consumidores, incluindo também as pessoas que vivem nos dois países que fazem fronteira com o Acre, boa infraestrutura e muito apoio do governo. Os produtos chineses fabricados na ZPE do Acre podem atender o Brasil, os países vizinhos e a América Latina”.

Comitiva chinesa demonstrou grande interesse de instalar indústrias na ZPE acreana. Foto: Emely Azevedo/Seict

O presidente do Conselho de Administração da ZPE, Márcio Rebouças, explicou que a comitiva chinesa visitou as cidades de Brasileia, Epitaciolândia e agenda com a Câmara de Comércio de Pando, na Bolívia. “Eles têm interesse concreto e real no Acre. O objetivo é produzir na ZPE para atender a América Latina, Central e o mercado brasileiro. Está previsto, inclusive, o envio de um contêiner de produtos ao Acre para teste de mercado”. Rebouças também destacou o trabalho de viabilização de voos internacionais entre Acre, Bolívia e Peru, ampliando a integração regional.

CEO da ES Consultoria, Henrique Kao, ressaltou que o movimento do empresariado chinês faz parte de uma tendência estratégica de descentralização dos investimentos feitos pelo maior país da Ásia no Brasil. “São Paulo e Rio de Janeiro são mercados que já estão saturados e enfrentam muito congestionamento logístico. Empresários chineses buscam novas oportunidades. A ZPE está próxima de países vizinhos, da capital e de aeroportos, com mão de obra disponível. É importante se instalar rapidamente para conquistar o mercado interno e latino-americano”, pontuou.

Empresários também conheceram os terrenos disponíveis na ZPE. Foto: Emely Azevedo/Seict

O deputado estadual e primeiro-secretário da Aleac, Luiz Gonzaga, classificou a visita como um sinal inequívoco de que o Acre vive um novo momento. “Estamos mais próximos da Ásia via Porto de Chancay. Temos a ZPE como espaço estratégico de produção, com isenções variadas para produção e para venda tanto no Brasil como no exterior. Nossa biodiversidade, especialmente a que está na Serra do Divisor, abre potencial para bioeconomia nas áreas de medicamentos e cosméticos. O Acre está no caminho certo e a Assembleia dará todo apoio necessário ao governo”.

The post Governo apresenta ZPE a empresários chineses em tratativa para a instalação de três indústrias no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo