Acre
Incra intermédia crise com invasores de fazenda no Acre
Essa situação de não regularidade em relação cadeia dominial das terras foi identificada após a pretensão do Incra na aquisição do imóvel

O superintendente o Incra, Idésio Luis Franke reuniu no último fim de semana com os cerca de 130 invasores da Fazenda Canary
O superintendente o Incra, Idésio Luis Franke reuniu no último fim de semana com os cerca de 130 invasores da Fazenda Canary, no km 85 da BR-364, sentido Sena Madureira, defendendo a orientação dos governos federal e estadual em centrar esforços para contornar crises e atenuar situações de conflitos agrários.
Já no início da conversa com as famílias invasoras o superintendente fez questão de esclarecer sobre a legalidade do direito a propriedade privada, tanto pelos grandes, pequeno e médio proprietários rurais, acrescentando que seu papel à frente do Instituto é ouvir os trabalhadores e procurar resolver de forma legal a questão.
Idésio Franke acrescentou ainda que, o Incra, na incumbência da Reforma Agrária e regularização fundiária tem como finalidade garantir o acesso a terra e de políticas públicas para melhorar as condições de vida das famílias.
Da reunião também participaram líderes dos movimentos sociais, vereadores do Bujari e servidores do Incra que esclareceram as famílias sobre a situação legal dos cerca de 5800 hectares que estão inseridos no perímetro da fazenda Canary, reconhecidos como terra devoluta – não reconhecida como de domínio particular – pelo procedimento discriminatório administrativo realizado pela Superintendência.
Essa situação de não regularidade em relação cadeia dominial das terras foi identificada após a pretensão do Incra na aquisição do imóvel, que inclusive chegou a ser cogitado no plano emergencial de assentamento das famílias de trabalhadores rurais que habitam a faixa de fronteira boliviana.
Durante a reunião de trabalho as famílias solicitaram através dos movimentos sociais a definição legal de qual área da Canary é de propriedade privada e quanto das terras pertence a União. Os trabalhadores rurais também denunciaram supostas irregularidades em retiradas de madeira através de pratica de manejo em desacordo com a lei ambiental.
Fonte: O Rio Branco
Comentários
Acre
Troca de alimentos garante shows de Luma Dantas e Marília Tavares
Moradores de Epitaciolândia e região podem trocar, até às 17h desta sexta-feira (2), 6 kg de alimentos não perecíveis por pulseiras que dão acesso aos shows das cantoras Luma Dantas e Marília Tavares, atrações nacionais do 12º Circuito Country. A ação acontece na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
A quantidade reduzida de alimentos é válida apenas para hoje, segundo informou o prefeito Sérgio Lopes em vídeo divulgado nas redes sociais. “Por apenas seis quilos de alimentos, você garante entrada para os dois super shows. Corre, porque as pulseiras já estão acabando”, disse o gestor.
A programação do Circuito Country segue até domingo (4), com rodeios e shows musicais em comemoração aos 33 anos de emancipação política do município. O evento faz parte do calendário oficial do Estado e é considerado uma das maiores festas da regional do Alto Acre.
Comentários
Acre
Gladson Cameli anuncia Wesley Safadão na ExpoAcre e fala sobre pré-candidatura ao Senado
Governador afirmou em Cruzeiro do Sul que cantor será atração da feira, mas não revelou em qual cidade; Cameli também declarou apoio à vice-governadora Mailza para sua sucessão em 2026.
Durante agenda em Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira (2), o governador Gladson Cameli confirmou a participação do cantor Wesley Safadão como uma das atrações da ExpoAcre 2025. No entanto, o chefe do Executivo não revelou se o show ocorrerá na edição do evento em Rio Branco ou no Vale do Juruá, mantendo o mistério. Safadão se junta à dupla Jorge & Mateus, também confirmada previamente por Cameli.
“Ainda não dá para dizer qual cidade, é surpresa. Mas o certo é que vai vir, ainda vem mais aí”, disse o governador ao radialista Patrick Tavares.
A ExpoAcre será realizada entre os dias 1º e 6 de julho em Cruzeiro do Sul, e de 26 de julho a 3 de agosto em Rio Branco.
Além do anúncio cultural, Cameli também abordou temas políticos. Ele afirmou que pretende lançar sua pré-candidatura ao Senado Federal, caso consiga cumprir todo o planejamento de sua gestão até o fim de 2025. O governador reforçou ainda o apoio à vice-governadora Mailza para disputar sua sucessão.
“Se eu conseguir manter todo o planejamento, é possível ter minha pré-candidatura ao Senado, não descarto essa grande possibilidade. […] Quanto à Mailza, esse apoio não foi surpresa. […] Se eu renunciar daqui a 11 meses e dois dias, quem assume o governo é ela. Como é que a governadora não vai ter o direito de ser candidata à eleição?”, declarou.
Comentários
Acre
Ônibus de dupla sertaneja atola em rua de Rio Branco
O ônibus da dupla sertaneja Mayke e Rodrigo, de Rondônia, atolou em uma rua de Rio Branco (AC) na manhã desta sexta-feira, 2, ao chegar à capital acreana para a realização de um show.
A situação foi compartilhada no perfil oficial da dupla nas redes sociais. “Primeiro perrengue do dia. Chegamos, mas chegamos com um café da manhã abençoado, olha que delícia. Todo mundo doido pra chegar no hotel, tomar banho”, relatou um dos integrantes da equipe.
No vídeo, é possível ver membros da equipe tentando desatolar o ônibus utilizando pedaços de madeira.
Naturais de Rondônia, Mayke e Rodrigo já acumulam milhões de execuções nas plataformas de música digital e, recentemente, uniu forças com o cantor Murilo Huff, um dos nomes em ascensão no gênero.
Você precisa fazer login para comentar.