Cotidiano
Impetrada ação para cassar mandato do vereador Célio Gadelha da Câmara Municipal de Rio Branco
O inquérito da Polícia Federal foi entregue ao MP eleitoral há duas semanas e o Promotor eleitoral Efrain Mendoza ajuizou ação de impugnação de mandato, que determinaria a cassação da diplomação de Célio Gadelha ou sua cassação

O vereador foi um dos seis parlamentares que se reelegeram, obtendo 1.293 votos.
A Tribuna
A segunda feira marca o aperto da ação dos órgãos reguladores e da Polícia contra as denúncias de abuso do poder econômico e compra de votos nas eleições de novembro, no Estado.
Depois que a Polícia Federal desencadeou operação contra o prefeito Kiefer Cavalcante, em Feijó, a Câmara Municipal de Rio Branco também vira alvo.
O Ministério Público eleitoral recebeu inquérito da Polícia Federal e ingressou com a esperada ação de impugnação do mandato do vereador reeleito Célio Gadelha, do MDB. Ele já havia sido investigado em uma ação da Polícia Federal, ocorrida em 04 de dezembro e só foi diplomado porque o inquérito não havia sido concluído até a data da cerimônia. Agora, com o documento da PF na mão, o MP eleitoral cai tomar as providências legais.
Na véspera da eleição, aponta o inquérito, um cabo eleitoral e o irmão de Célio, foram flagrados por câmeras de segurança de um supermercado distribuindo santinhos e dinheiro para os funcionários. O inquérito da Polícia Federal foi entregue ao MP eleitoral há duas semanas e o Promotor eleitoral Efrain Mendoza ajuizou ação de impugnação de mandato, que determinaria a cassação da diplomação de Célio Gadelha ou sua cassação. O vereador foi um dos seis parlamentares que se reelegeram, obtendo 1.293 votos.
Pelo menos 15 funcionários do supermercado foram ouvidos no inquérito, que produziu fartas provas, mas ainda corre em segredo de justiça. O ministério Público quer agir e definir a situação ainda antes da abertura do ano legislativo municipal e da volta dos vereadores, em primeiro de fevereiro, para evitar que Célio Gadelha exerça as prerrogativas de seu mandato sob questionamento.
Comentários
Cotidiano
Palmeiras domina São Paulo e garante vaga na final do Paulistão
Com gols de Maurício e Flaco López, Verdão faz 2 a 1 no Choque-Rei e buscará o título contra o Novorizontino

Mauricio, do Palmeiras, comemora seu gol contra o São Paulo FC, durante partida válida pela semifinal, do Campeonato Paulista, na Arena Barueri. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Placar
O Palmeiras confirmou sua hegemonia estadual e garantiu, na noite deste domingo, 1º, sua vaga na grande decisão do Campeonato Paulista. Em um clássico disputado na Arena Barueri, o time alviverde superou o São Paulo por 2 a 1, alcançando sua sétima final consecutiva na competição. Com um início avassalador e eficiência nos momentos decisivos, os mandantes construíram a vitória com gols de Maurício e Flaco López, resistindo à pressão final após o desconto de Calleri.
Início fulminante dita o ritmo
A estratégia do Palmeiras ficou clara logo nos primeiros minutos: pressionar e resolver rápido. Aos 7 minutos, a tática surtiu efeito. Vitor Roque, atuando como garçom, encontrou Maurício na área. O meia bateu seco, sem chances para o goleiro Rafael, abrindo o placar e explodindo a torcida na Arena Barueri. O gol cedo desestabilizou o Tricolor, que viu o adversário controlar as ações e criar as melhores oportunidades.
O domínio alviverde quase resultou em uma vantagem maior ainda na primeira etapa. Maurício, inspirado, quase marcou o segundo aos 30 minutos, e Piquerez desperdiçou um contra-ataque perfeito pouco antes do intervalo. O São Paulo, com dificuldades na criação, limitou-se a tentativas esporádicas que pararam na segura defesa comandada por Gustavo Gómez e Murilo.
Golpe fatal e reação tardia
O segundo tempo manteve a intensidade, com polêmicas e emoção. O São Paulo reclamou de um pênalti por toque de mão de Gustavo Gómez aos 51 minutos, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. Aproveitando o momento de instabilidade do rival, o Palmeiras foi letal. Aos 58 minutos, Flaco López recebeu na área, dominou e finalizou com precisão para ampliar o marcador para 2 a 0, parecendo encaminhar uma classificação tranquila.
No entanto, o clássico ganhou contornos dramáticos na reta final. Aos 68 minutos, Marlon Freitas derrubou Bobadilla dentro da área. Jonathan Calleri assumiu a responsabilidade e converteu a penalidade, recolocando o Tricolor no jogo. O gol inflamou os ânimos, gerando uma série de cartões amarelos e expulsão no banco de reservas do Palmeiras. Apesar da pressão final e dos sete minutos de acréscimos, o Verdão soube sofrer e segurar o resultado.
Com a vitória no Choque-Rei, o Palmeiras avança para enfrentar o Novorizontino na grande final, buscando mais um troféu para sua galeria. Ao São Paulo, resta lamentar os erros defensivos e focar no restante da temporada após a eliminação na semifinal.
Comentários
Cotidiano
Adesg e Independência disputam partida importante nas duas partes da tabela

José Costa Lima apita Adesg e Independência. Os auxiliares serão Douglas Rêgo e Roseane Amorim. Foto Sueli Rodrigues: Eduardo(bola) vai enfrentar a sua ex-equipe em jogo decisivo
Adesg e Independência fecham nesta segunda, 2, a partir das 18 horas, no Tonicão, a 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. A Adesg soma 5 pontos na 5ª colocação e o Independência é 6º com 4 pontos. A partida é importante nas duas partes da tabela, quem vencer segue com poucas chances de classificação para semifinal e derrotado vai lutar contra o rebaixamento na última rodada da primeira fase.
Adesg
Depois da derrota para o Rio Branco, a Adesg passou por mudanças na comissão técnica e no elenco. Erismeu Silva assumiu o comando da equipe e atletas foram dispensados.
“É um jogo para fugir do rebaixamento e manter as chances de classificação. Estamos em uma situação difícil, mas matematicamente ainda pode disputar a semifinal”, declarou Erismeu Silva
Independência
Após a eliminação na Copa do Brasil, o Independência vai tentar se manter com chances no Estadual.
O técnico Ivan Mazzuia confirmou Pittel na vaga de Caíque Gomes no ataque, mas os 11 titulares do Tricolor serão confirmados somente no Tonicão.
Trio de arbitragem
José Costa Lima apita Adesg e Independência. Os auxiliares serão Douglas Rêgo e Roseane Amorim.
Comentários
Cotidiano
Furacão do Norte e Rei Artur empatam e seguem invictos na 11ª Copinha Arasuper
Furacão do Norte e Rei Artur empataram por 0 a 0 neste domingo, 1º de março, no ginásio do Sesc, em um duelo válido pela 1ª fase da 11ª Copinha Arasuper de Futsal, no Sub-10. As duas equipes seguem invictas na competição e são favoritas ao título de 2026.
Os outros resultados da categoria foram: Furacão do Norte B 2×0 Santinha, Arena do Urubu 4×3 Boleiros Mirim e Flamenguinho 2×1 Xavier Maia.
Resultados do Sub-12
Escolinha da Conquista 2×1 Cruz Azul
Furacão do Norte 2×0 Escola Galvez
Camisa 11 2×0 Santinha
Flamenguinho 6×0 Barcelona do Calafate
Sub-14
Botafogo 4×1 Flamenguinho
PSC 4×2 Meninos de Ouro
Conquista 2×0 Santinha
Escola Galvez 3×0 Amigos Solidários


Você precisa fazer login para comentar.