Cotidiano
Imperador Galvez completa 13 anos

Imperador Galvez – vice-campeão acreano da Segunda Divisão/2011. Em pé, da esquerda para a direita: Zidane, William, Esquerdinha, Railton, Igor, Velásquez e Artur Oliveira (técnico). Agachados: Marcinho, Tom, Joel, Marquinhos Bombeiro, Anailton e Pablo Simões. Foto/Manoel Façanha
MANOEL FAÇANHA
O Imperador Galvez completou nesta semana, 13 anos de história no meio futebolístico acreano. O nome do clube é inspirado na história do poeta, diplomata e explorador espanhol Luís Gálvez Rodrígues de Arias.
Idealista e destemido, Luís Galvez fundou a República Independente do Acre no dia 14 de julho de 1899, justificando que “não podendo ser brasileiros, os seringueiros acreanos não aceitavam tornar-se bolivianos”. Implantou o governo do país, que os Estados Unidos classificaram como um país da borracha.
Com a proeza, Galvez passou a ser chamado de Imperador do Acre. No curto período de governança, ele instituiu as Armas da República, a atual bandeira, organizou ministérios, criou escolas, hospitais, um exército, corpo de bombeiros, exerceu funções de juiz, emitiu selos postais e idealizou um país moderno para aquela época, com preocupações sociais, de meio ambiente e urbanísticas. Também baixou decretos e enviou despachos a todos os países da Europa, além de designar representantes diplomáticos.
Por força do Tratado de Ayacucho, assinado em 1867 entre o Brasil e a Bolívia, Luis Gálvez rendeu-se à força-tarefa da marinha de guerra do Brasil no dia 11 de março de 1900, na sede do seringal Caquetá, às margens do rio Acre, para depois ser exilado em Recife, Pernambuco. Mais tarde foi deportado para a Europa.
Não satisfeito, anos depois, Galvez retornou ao Brasil, mas foi deporto pelo Governo do Amazonas para o Forte de São Joaquim do Rio Branco, hoje estado de Roraima, de onde fugiria tempos depois. Morreu na Espanha.
Fundação ocorreu dia 09 de fevereiro de 2011
Inspirado por outros clubes militares acreanos (Associação Atlhética Militar, Duque de Caxias, Militar FC entre outros), mas já extintos, o então Governado do Acre, o médico Tião Viana, juntamente com um grupo de militares, resolveu então criar o Imperador Galvez, precisamente dia 9 de fevereiro de 2011.
Menos de seis meses após a fundação, o Imperador Galvez já estava em campo disputando o Campeonato Acreano da 2ª Divisão. O acesso ficou bem perto, mas a vaga na elite escapou na decisão contra o Andirá, ao perder por 1 a 0. No ano seguinte, o sonho do acesso continuou vivo e, após gols do lateral direito Januário e do atacante Tonho Cabaña na decisão contra o Vasco da Gama, o Imperador carimbou o acesso.

Diego Alberto (ao fundo) comemora com demais jogadores e comissão técnica do Galvez, o título de campeão da segundinha 2012 . Foto/Manoel Façanha.
Inserido na elite a partir da temporada 2013, o clube chegou a bater na trave por três oportunidades (2015, 2018 e 2019) antes de erguer a taça de campeão, precisamente na temporada 2020. Em competições nacionais o Imperador já conta com várias participações em copas do Brasil e Verde, assim como Série D.
- O atual presidente imperialista, o sargento Igor Oliveira, fala da importância da competição para o Galvez. Foto/Manoel Façanha
- Na temporada 2023, jogadores e comissão técnica do Imperador comemoram mais um título no Sub-17. Foto/Manoel Façanha
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Galvez fecha planejamento da Copa do Brasil Sub-17

Foto ASCOM/Galvez: Eriano Santos terá mais 10 dias de trabalho antes da estreia
A diretoria do Galvez fechou o planejamento visando à disputa da Copa do Brasil Sub-17. O elenco embarca para Macapá, no Amapá, no próximo dia 22 e no dia 24 enfrenta o Oratório no estádio Zerão, a partir das 13 horas(hora Acre).
“Embarcamos na madrugada e iremos chegar no início da tarde. A logística nos favoreceu e os atletas terão um bom período de descanso para a partida”, declarou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.
Jogo treino
O time do Galvez enfrentou o Vasco, profissional, nesta quarta, 11, no Tonicão e foi goleado por 7 a 0.
“O resultado não é importante. Precisamos seguir melhorando a equipe para podermos lutar pela classificação em Macapá”, declarou o técnico Eriano Santos.
Definição da Lista
Eriano Santos define nesta quinta, 12, a relação dos atletas para o jogo da 1ª fase do torneio nacional.
“Estamos construindo uma nova equipe. Vamos ter muitos garotos jogando a competição pela primeira vez”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Cristiam Matheus é mais um reforço do Rio Branco para o Estadual

Foto arquivo pessoal: O zagueiro Cristiam Matheus atua também como volante
O zagueiro Cristiam Matheus, ex-Cambé do Paraná, foi apresentado nesta quarta, 11, no José de Melo, e é mais um reforço do Rio Branco para a sequência do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.
“Estava trabalhando e chego bem fisicamente. Terei duas semanas para treinar com o restante do elenco até a próxima partida e quero ajudar o Rio Branco”, declarou Cristiam Matheus.
Quer reforços
O técnico Ulisses Torres deve se reunir com os dirigentes do Estrelão e pedir reforços para o momento decisivo do Estadual.
“Precisamos ter mais opções. O jogo contra a Adesg fica de exemplo. Um meia de criação é fundamental para a reta final”, afirmou Ulisses Torres.
Intertemporada
O elenco do Rio Branco inicia nesta quinta, 12, no José de Melo, uma intertemporada. A equipe volta a campo somente no dia 23 e o principal objetivo é melhorar o condicionamento físico do grupo para a reta final do Campeonato Estadual.
“Precisamos melhorar a força dos atletas. Esse vai ser um período de preparação importante”, declarou o professor Selcimar Maciel.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz joga contra o São Francisco e precisa vencer

Foto Jhon Silva: O volante Yan deve ser um dos titulares do Santa Cruz
O Santa Cruz joga contra o São Francisco nesta quinta, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, em duelo válido pela 5ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Santa Cruz precisa vencer para entrar no G4 do torneio.
Santa Cruz
O técnico Sandro Resende vai manter a estrutura tática da última partida, mas não divulgou os titulares.
Segundo o meia Marquinhos, o Santa Cruz precisa pensar somente na vitória.
“Temos três jogos para conquistar uma vaga na semifinal e a primeira decisão será contra o São Francisco”, disse Marquinhos.
São Francisco
Na última colocação no Estadual com 3 pontos, o São Francisco vai para o jogo contra o Santa Cruz para se manter vivo na competição.
O técnico Daniel Pereira deixou para confirmar os titulares somente na Arena da Floresta. Contudo, não terá o zagueiro Brenner e o volante João Gomes, ambos suspensos.
Trio de arbitragem
Jackson Rodrigues apita Santa Cruz e São Francisco. Douglas Santos e Evandro Andrade serão os auxiliares.



Você precisa fazer login para comentar.