Conecte-se conosco

Acre

Imigrantes permanecerão no Acre durante feriadão prolongado

Publicado

em

Os imigrantes que estão abrigados no Parque de Exposições Mal. Castelo Branco, na Capital acreana, deverão permanecer em território acreano pelos próximos dias. São cerca de 500 estrangeiros comendo e bebendo às custas do Poder Público brasileiro.

Com o feriadão da Semana Santa se aproximando, os órgãos públicos que prestam o serviço de emissão de documentos oficiais começam a fechar suas portas e só reabrirão na próxima terça-feira, 22. Até lá, não será possível encaminhar, para outros Estados da Federação, os imigrantes. É imprescindível a apresentação de passaporte, CPF e emissão da Carteira de Trabalho, para ocupar postos de trabalho.

Vale lembrar que todos os estrangeiros que chegam à Rio Branco estão sendo vacinados por precaução. O serviço é executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

Sobre as especulações de que havia a problemática de contaminação de haitianos com o vírus Ebola, no Acre, a Secretaria de Saúde emitiu uma Nota de Esclarecimento na última sexta-feira, 11, afirmando que não existem indícios ou confirmação da doença considerada infecciosa grave, uma das piores pragas do mundo.

De acordo com a Sesacre, desde o início da entrada de imigrantes haitianos no Acre, em 2010, a Vigilância  em Saúde do Estado vem desenvolvendo ações com o intuito de garantir, junto ao município de Brasiléia (cidade fronteiriça por onde os imigrantes entram no país pelo Acre), assistência e ações básicas de saúde, como atendimento médico, atualização de situação vacinal e oferta de testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, além de assistência de maior complexidade no Hospital Regional Raimundo Chaar, no município, e, caso necessário, referencia para a Capital Rio Branco.

Do ac24horas

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Assis Brasil cresce 23% na alfabetização e ultrapassa meta do Governo Federal

Publicado

em

O município de Assis Brasil alcançou um resultado histórico no Indicador Criança Alfabetizada, ferramenta criada pelo Governo Federal para incentivar a alfabetização na idade certa em todo o país.

De acordo com os dados mais recentes, divulgados em 2026, o município saiu de 49% de desempenho em 2024 para 72% em 2025, representando um avanço significativo de 23 pontos percentuais. O resultado coloca Assis Brasil entre os destaques da regional do Alto Acre, registrando o segundo maior crescimento da região.

Além disso, o município superou a meta estabelecida pelo Governo Federal, que era de 66%, reafirmando o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública.

O Alto Acre, como um todo, também se destaca no cenário estadual, sendo a segunda regional com melhor desempenho, evidenciando o esforço conjunto dos municípios da região.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, celebrou a conquista e destacou o trabalho coletivo como fator determinante para o avanço: “Esse resultado é fruto de um trabalho sério, comprometido e contínuo. Quero agradecer à equipe da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretária Vanderleia Teixeira, aos gestores escolares, professores, servidores e a todos que fazem a educação acontecer em nosso município.”

O gestor também ressaltou o papel fundamental das famílias no processo educacional: “A dedicação dos pais é essencial para garantir que nossas crianças tenham acesso ao conhecimento e se desenvolvam plenamente.”

O avanço no indicador reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas eficientes, voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças, garantindo um futuro com mais oportunidades para todos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre anula e revisa nomeações de professores aprovados em concurso

Publicado

em

Decretos atingem cargos da educação especial e envolvem municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó

O Governo do Acre publicou, nesta quarta-feira (1º), decretos que tornam sem efeito e revisam nomeações de candidatos aprovados no concurso da rede estadual de ensino. As medidas atingem cargos de professor da educação especial em diferentes municípios.

De acordo com o Decreto nº 13.012-P, assinado pelo governador Gladson Cameli, foram anuladas nomeações de candidatos que não tomaram posse dentro do prazo legal ou não atenderam aos requisitos exigidos para ingresso nos cargos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura.

A decisão atinge professores P2 de educação especial nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó. Na capital, foi registrada a maior quantidade de casos, com oito nomeações anuladas. Já em Cruzeiro do Sul e Feijó, duas nomeações foram canceladas em cada município.

Paralelamente, o Decreto nº 13.013-P trata da exclusão de candidatos anteriormente nomeados, após pedidos de reclassificação feitos pelos próprios aprovados. A medida também envolve professores das mesmas áreas e inclui, além dos municípios já citados, Xapuri.

Ao todo, seis candidatos foram excluídos da lista de nomeações por solicitação administrativa, sendo três de Rio Branco, um de Cruzeiro do Sul, um de Feijó e um de Xapuri.

Os decretos têm como base o resultado final do concurso público homologado em outubro de 2025, bem como as nomeações iniciais realizadas em janeiro de 2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sead e Detran convocam aprovados para posse em concurso público no Acre

Publicado

em

Cerimônia será realizada no dia 9 de abril em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para cargos de nível superior

A Secretaria de Estado de Administração e o Departamento Estadual de Trânsito divulgaram a convocação para posse de candidatos aprovados em concurso público para cargos de nível superior no estado. O chamamento foi oficializado por meio de edital publicado nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial.

De acordo com o edital, os candidatos convocados deverão comparecer no dia 9 de abril de 2026, às 10h, nos locais definidos conforme o município de lotação.

Em Rio Branco, a posse ocorrerá no auditório da sede do Detran, localizado na Estrada Dias Martins, nº 894, no bairro Jardim Primavera. No mesmo horário, também serão empossados candidatos destinados aos municípios de Acrelândia e Brasiléia.

Já em Cruzeiro do Sul, a cerimônia será realizada na 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), situada na Avenida Copacabana, nº 658, no bairro Floresta.

Os candidatos devem chegar com antecedência mínima de 30 minutos para a realização dos procedimentos administrativos necessários à posse. A convocação é destinada àqueles que atenderam aos requisitos estabelecidos no edital anterior, que trata das condições para investidura nos cargos.

Os órgãos informaram que eventuais dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o Detran, por meio de atendimento telefônico em horário comercial, ou junto à Sead por e-mail institucional.

O edital é assinado pelo secretário de Administração, Paulo Roberto Correia da Silva, e pela presidente do Detran, Taynara Martins Barbosa.

Comentários

Continue lendo