Acre
Imigrante haitiano retorna ao seu país com auxílio do governo do Acre
Após quase dois anos do incidente que deixou o haitiano Jacquenor Bosquet paraplégico, sua história teve um recomeço. Na madrugada deste domingo, 5, o imigrante embarcou para o Rio de Janeiro com o destino final o Haiti, seu país de origem.

Bosquet, de 38 anos. Foto: Cedida
Bosquet tem 38 anos e sua história é de luta e superação. Em julho de 2021, segundo seus relatos, foi obrigado a se jogar quando tentava atravessar a ponte de integração que liga a cidade de Iñapari, no Peru, a Assis Brasil, no Acre, e passou 10 dias esperando pelo resgate. Com o auxilio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Jacquenue foi resgatado e iniciou o tratamento no Pronto-Socorro do Acre.
Diagnóstico
O primeiro diagnostico era que Jacquenor não poderia voltar a andar. Considerado um “milagre” pelos médicos, após as sessões de fisioterapia voltou a se locomover com ajuda de muletas e andador.

O primeiro diagnóstico era que Jacquenue não poderia voltar a andar. Foto: Pedro Devani/Secom
Após encerrar o tratamento, o imigrante foi encaminhado ao abrigo da Prefeitura de Rio Branco e permaneceu nas dependências por aproximadamente um ano. Em seguida, foi recebido no abrigo estadual da Chácara Aliança, no bairro Irineu Serra, em Rio Branco. Após o fechamento do abrigo da Chácara Aliança foi acolhido no abrigo estadual Centro Dia.
Recomeço
A Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulheres e dos Direitos Humanos (Seamd), iniciou as tratativas em 2021 para ajudar Jacquenor a retornar ao seu país. A chefe do Departamento de Proteção e Defesa dos Diretos Humanos do estado, Maria da Luz França, acompanhou o haitiano desde que ele foi resgatado.
“De imediato já acionamos uma equipe técnica para auxiliar o Jacquenor. Fizemos o contato com o consulado em busca de apoio para o retorno dele ao Haiti. Precisavamos estabilizar a situação de saúde dele e agora que está estável conseguimos que ele vá para o Rio de Janeiro organizar seus documentos para que retorne para o Haiti”.

A Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulheres e dos Direitos Humanos (Seamd) iniciou as tratativas em 2021 para ajudar Jacquenue a retornar ao seu país. Foto: Pedro Devani/Secom
Da Luz explica que os trâmites legais para o retorno de Bosquet teve o apoio da Associação dos Haitianos do Brasil e da ONG Marrom. Além de parceiros como a Defensoria Pública da União, Polícia Federal e Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes do Rio de Janeiro (CRAI).
Despedida
Jacquenor recebeu na sexta-feira, 3, um café da manhã da equipe da Seamd que o acolheu por nove meses. Tomado pelo sentimento, Bosquet não conteve as lágrimas a receber a simples homenagem dos servidores.

Jacquenor recebeu na sexta-feira, 3, um café da manhã da equipe da Seamd. Foto: Pedro Devani/Secom
“Passei por uma situação muito complicada e difícil, preciso da minha família para me ajudar. Estou muito feliz e ansioso para encontrar minha família, tenho três filhos. Todos aqui me ajudaram muito”, disse.
Em homenagem ao tempo que Jacquenor ficou acolhido no abrigo, a sala da coodernação levará seu nome, uma sugestão do secretário da Seamd, Lauro Santos.

Em homenagem ao tempo que Jacquenur ficou acolhido no abrigo, a sala da coodernação levará seu nome. Foto: Pedro Devani/Secom
“Desejamos a ele boa sorte e que ele possa ter sucesso nessa nova jornada. Estaremos acompanhado esse processso de retorno mesmo que a distância”, enfatizou o secretário.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.