fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Imac realiza mutirão para abertura de processo de licenciamento ambiental no Alto Acre

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), realiza de terça-feira, 18, a quinta, 20, um mutirão para abertura de processo de licenciamento ambiental da cadeia produtiva de aves e suínos no Alto Acre.

Voltado para os produtores rurais da cadeia produtiva de aves e suínos dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, o mutirão será realizado das 7h às 14h, no Núcleo do Imac – Representação Alto Acre, localizado na Rua Dois de Novembro, n° 110, Bairro Raimundo Chaar, em Brasileia.

Em maio, o presidento do Imac, André Hassem, e o chefe da Divisão de Uso do Solo, Alessandro Amaral, fizeram uma agenda de escuta com membros da Coopaltoacre. Foto: Divulgação/Imac

No mês de maio, o presidente do Imac, André Hassem, e o chefe da Divisão de Uso do Solo, o engenheiro agrônomo Alessandro Amaral, estiveram reunidos com os membros da Cooperativa de Agricultores do Alto Acre (Coopaltoacre), e o mutirão foi uma das reivindicações feitas pelos cooperados.

“Esse é um dos principais compromissos da nossa gestão, a celeridade nos processos de licenciamento. As licenças dos produtores rurais do Alto Acre estão vencendo e realizar o mutirão em Brasileia vai diminuir os gastos para esses produtores”, afirmou o presidente.

A equipe da Divisão de Uso do Solo irá acompanhar a abertura da renovação dos processos de licenciamento ambiental e já realizar a vistoria técnica nas granjas. A análise dos processos será efetuada na capital.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em ritmo acelerado – Prefeitura de Epitaciolândia avança a construção de mais uma quadra de grande porte

Publicado

em

A prefeitura  continua avançando rápido com a construção de diversas obras de grande porte em Epitaciolândia, a quadra da Praça da Juventude no Bairro Aeroporto já está nos últimos serviços de solda e amarração e pintura para receber a cobertura.

Uma obra que vai ficar por gerações está sendo concluída sob a gestão do prefeito Sérgio Lopes, essa obra, teve vários problemas na gestão anterior e depois de um tempo foi retomada, e está a todo vapor.

O projeto inicial teve que passar por readequações e a cobertura que antes seria erguida sob pilares de concreto foi construída em aço, dando maior sustentabilidade e segurança na cobertura, além disso, a prefeitura está construindo calçadas e uma pista de caminhada ao redor para atender toda a população.

Segundo ressaltou o prefeito Sérgio Lopes, são várias obras que vão mudar a infraestrutura de Epitaciolândia.

“Estamos construindo obras modernas que vão durar por décadas, vamos atender de fato nossa população com pontes, centros comerciais e espaços esportivos de alta qualidade, isso demostra o nosso compromisso e o carinho que temos com nossa gente, essa quadra vai dar mais oportunidades aos nossos desportistas para praticar o seu esporte preferido, estamos avançando sempre. ” Destacou Lopes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador Gladson Cameli se reúne com embaixador do Brasil em Londres para tratar sobre ativos ambientais e conservação de florestas

Publicado

em

O Acre é vanguardista no Brasil na criação de salvaguardas ambientais e possui 85% de suas florestas preservadas. Com objetivo de reafirmar mundialmente a posição do Estado frente a perspectivas de investimentos ambientais, o governador Gladson Cameli se reuniu nesta terça-feira, 25, com o embaixador do Brasil no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Antonio Patriota.

Cameli se reuniu com Antonio Patriota na sede da Embaixada do Reino Unido em Londres, Inglaterra. Foto: Neto Lucena/Secom

Cameli foi recebido pelo embaixador e pelo secretário federal de Meio Ambiente e Energia, Nicola Speranza. “Entre os estados da Amazônia Legal, o Acre está no protagonismo das políticas socioambientais, mostrando que é possível unir desenvolvimento econômico e social à sustentabilidade ambiental e preservação das florestas”, frisou o governador.

Os recursos obtidos por meio dos acordos ambientais são investidos, cerca de 70%, em políticas públicas de assistência aos povos tradicionais, comunidades ribeirinhas e para a agricultura familiar e sustentável, fortalecendo ainda mais as salvaguardas ambientais. “Agradeço ao governo federal e ao embaixador Antonio Patriota pela oportunidade de garantir avanços para o nosso Acre”, continuou Cameli.

Os outros 30% são empregados em comando e controle, para garantir que a floresta continue em pé.

Acre é um importante agente nas salvaguardas ambientais em nível mundial. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a reunião, o embaixador pontou a necessidade de desenvolver políticas públicas efetivas que contribuam para a justiça social e diminuição das desigualdades sociais.

O Reino Unido é um importante agente e investidor em ativos ambientais no mundo, e o avanço nas conversas com o país é essencial para desenvolver essas políticas no estado.

Cameli entregou ao embaixador uma peça de marchetaria uma arte característica da Amazônia. Foto: Neto Lucena/Secom

Acre no protagonismo

O Acre é pioneiro na política de ativos ambientais com o programa REDD+ para Early Movers (Programa REM), destinado à preservação das florestas e melhoria da qualidade de vida dos povos tradicionais.

O Estado também é protagonista na criação de um Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), para implementar mecanismos econômicos e financeiros de geração de ativos ambientais que financiam políticas climáticas e de desenvolvimento sustentável, com inclusão e bem-estar social, por meio de repartição de benefícios.

O Programa REM é fruto da parceria entre Alemanha, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e do Banco KfW, além do apoio financeiro do Reino Unido, por meio do Departamento de Segurança Energética e Net Zero (DESNZ).

Acompanharam o governador Gladson Cameli o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas; o conselheiro da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), Ernandes Negreiros; e o consultor da CDSA, Victor Hugo Rondon.

Victor Hugo e Ernandes Negreiros representam o Acre nesta semana durante a London Climate Week (Semana do Clima de Londres), colocando o estado acreano na vitrine mundial no evento sobre o clima.

Comentários

Continue lendo

Flash

Mesmo cumprindo agenda no Peru, Gonzaga apoia manifestação pedindo reabertura da estrada que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Mesmo cumprindo agenda no Peru, onde debate com autoridades peruanas a integração comercial entre o Acre e o país vizinho, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, declarou apoio ao movimento liderado por lideranças comunitárias e sociedade civil reivindicando a reabertura da estrada que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul.

Nesta terça-feira (25), moradores de Porto Walter foram às ruas protestar contra a interdição da estrada que liga os dois municípios acreanos. Os manifestantes alegam que está faltando combustível e até alimentos na cidade considerada isolada por causa da seca dos rios, principal meio de transporte na região.

Diante da iminência de um desabastecimento em Porto Walter, Gonzaga reafirmou apoio à reabertura da estrada após pedido de interdição por parte do Ministério Público Federal e Fundação Nacional dos Índios (Funai) pelo fato de parte do ramal estar inserido dentro de reserva indígena.

De acordo com Gonzaga, nessa época do ano os rios secam e o transporte de cargas fica inviável, acarretando desabastecimento e alta nos preços dos produtos. Ele pede que os órgãos analisem o caso com sensibilidade.

“Peço que os órgãos competentes tenham sensibilidade com o povo de Porto Walter que já sofre com o isolamento há muitos anos. Agora que a estrada foi aberta surgiu uma esperança para os moradores comprarem produtos mais baratos e até para procurarem atendimento médicos e outros serviços em Cruzeiro do Sul. O povo de Porto Walter merece dignidade e direitos”, disse Gonzaga.

O presidente da Aleac afirmou ainda que irá propor uma nova audiência pública com a presença de órgãos competentes e sociedade civil para debater a importância da estrada para a região de Porto Walter e outras cidades isoladas.

Erionio Melo, morador de Porto Walter, afirmou que quando a estrada foi aberta a viagem de Porto Walter a Cruzeiro do Sul durava cerca de 2 horas, mas que agora com a estrada fechada e os rios secos as embarcações demoraram até uma semana no trajeto.

“Quando a estrada foi aberta a gente conseguia ir até Cruzeiro em até 2 horas. Agora estamos ficando sem combustível e certos alimentos se estragam na viagem por causa da demora das embarcações durante as viagens por causa da seca dos rios”, disse.

Comentários

Continue lendo