Acre
Imac publica portaria com novas diretrizes para licenciamento ambiental após decisão judicial sobre sítios arqueológicos no Acre

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) publicou nesta quinta-feira, 23, a Portaria nº 206, estabelecendo procedimentos a serem adotados em processos de licenciamento ambiental relacionados a áreas com possíveis sítios arqueológicos, em cumprimento a uma decisão da 3ª Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária do Acre, proferida pelo juiz Jair Araújo Facundes.
De acordo com a portaria, o IMAC passa a adotar as determinações judiciais constantes nos autos do processo nº 1010848-11.2025.4.01.3000, reforçando a obrigatoriedade de consultas prévias ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) antes da concessão de licenças ambientais, mesmo em áreas sem registros oficiais de sítios arqueológicos.
O documento também determina que o órgão ambiental estadual mantenha o licenciamento de atividades agrícolas, pecuárias e agrossilvipastoris em áreas rurais consolidadas, incluindo o manejo de pastagens, a limpeza e a roçada de terrenos, bem como a reincorporação de áreas licenciadas que estejam em pousio por até cinco anos.
A medida reforça o compromisso do Estado com a proteção do patrimônio arqueológico e ambiental, em consonância com as legislações federais e estaduais, como a Lei nº 6.938/1981 (Política Nacional do Meio Ambiente), a Lei Complementar nº 140/2011 e a Lei Estadual nº 1.117/1994, que tratam da cooperação e das responsabilidades compartilhadas na gestão ambiental.
Além disso, o texto reconhece que as normas da Resolução CEMAF nº 2/2022, que regula o licenciamento de atividades agropecuárias no Acre, estão em processo de revisão no Conselho Estadual de Meio Ambiente e Florestas (CEMAF), o que poderá ajustar futuras práticas de licenciamento às novas diretrizes jurídicas e ambientais.
Comentários
Acre
Governo do Acre anula e revisa nomeações de professores aprovados em concurso
Decretos atingem cargos da educação especial e envolvem municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó
Comentários
Acre
Sead e Detran convocam aprovados para posse em concurso público no Acre
Cerimônia será realizada no dia 9 de abril em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para cargos de nível superior
Comentários
Acre
Ieptec convoca aprovados para atuação como bolsistas docentes no Acre
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) publicou nesta quarta-feira, 01, a convocação de candidatos aprovados em processo seletivo simplificado para atuação como bolsistas docentes mensalistas. A seleção tem como objetivo formar cadastro reserva para cursos ofertados pela rede de educação profissional no estado.
Os convocados irão atuar no município de Marechal Thaumaturgo, na área de assessoria pedagógica, com carga horária de 40 horas semanais e período de contratação previsto de até 24 meses.
Foram chamados os seguintes candidatos: Lucas Lima de Souza – 3º colocado (nota 64), José Francisco Souza Silva – 4º colocado (nota 60) e Emily Cinara Paiva da Silva – 5º colocada (nota 57).
Os candidatos devem comparecer para entrega de documentação e assinatura do termo de compromisso no município de Cruzeiro do Sul, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Ceflora. O atendimento ocorrerá nos dias 1º, 6 e 7 de abril de 2026, das 8h às 12h.
Para efetivação da contratação, os convocados deverão apresentar original e cópia de documentos como RG, CPF, título eleitoral, comprovantes de quitação eleitoral e judicial, comprovante de residência, dados bancários, além de documentação acadêmica e profissional.
Também será necessário comprovar cadastro ativo como credor junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), além de apresentar foto 3×4 e demais comprovantes exigidos no edital.

Você precisa fazer login para comentar.