fbpx
Conecte-se conosco

Acre

II Copa de Ciclismo José da Cruz Neto

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia através da Gerência de Esportes  realizou na quinta-feira, 7,  a II Copa de Ciclismo José da Cruz Neto, fechando a programação da Semana da Pátria. A competição  contou com a participação de 18 ciclistas de Rio Branco, Brasiléia, Epitaciolândia e da Bolívia.

A II Copa de Ciclismo é uma homenagem da Prefeita, Fernanda Hassem ao saudoso morador de Brasiléia José da Cruz Neto, um dos pioneiros do ciclismo no município. A competição foi realizada em três categorias  Feminina Bike Amador , Masculino Bike Amador  e  Speed  Elite Masculino.

Jairo Lima, vice-presidente do grupo de ciclistas de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija (BEC) Falou de importância do evento .

“O ciclismo é  muito importante para as cidades modernas, nós estamos  aumentando  o número de adeptos do ciclismo, e com isso garantindo mais qualidade de vida. A bicicleta é hoje o meio de transporte mais barato que se conhece , e espero que esse evento seja um incentivo para que mais pessoas participem do ciclismo”, disse.

Na categoria Bike Amador Feminina  o primeiro lugar ficou com Claudinéia Freitas de Jesus, em segundo lugar Rosenilda da Silva, e em terceiro Kelli Raquel.

“Participar dessa corrida representa muito, e ainda é um investimento numa vida mais saudável”, disse Claudineia Freitas.

Na categoria Bike Amador Masculino o troféu de primeiro lugar foi para Marivaldo Pires, segundo para Miguel Neto e terceiro lugar Ailton Mave.

“ Eu agradeço a Deus por poder participar desse corrida, e quero parabenizar toda a equipe da Prefeitura pela organização do evento, isso um incentivo ao esporte no município.  E fico no aguardo de mais competições”, falou Marivaldo Pires.

Na categoria Speed Elite Masculino os grandes ganhadores foram Osenildo Araújo em primeiro lugar, James Rodrigues em segundo e Adrian Cabrera em terceiro lugar.

“ Estou muito feliz de ter participado dessa competição, a prefeitura está de parabéns pela iniciativa e agora é seguir treinando para as próximas competições”, disse Osenildo Araújo.

Os ganhadores receberam troféus e medalhas, o gerente de Esporte Clebson Venâncio, ressaltou que a outras competições serão realizadas no município.

“Nossa intenção com essa competição é fortalecer o ciclismo no município, e para isso  vamos realizar outros eventos. Queremos agradecer os parceiros como o Exercito e o Detran que estiveram com a gente, e toda equipe da gerência que não mede esforços na realização dos eventos. A gestão Fernanda Hassem, acredita no esporte e vamos continuar trabalhando para que o esporte cresça mais”, finalizou.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

ABDI e IFAC discutem parceria para fortalecer a cadeia do café no Acre

Publicado

em

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio dos campi Rio Branco e Baixada do Sol, estão em tratativas para estabelecer uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do café no estado. A iniciativa tem como foco a qualificação da mão de obra local, a promoção da inovação e o estímulo à sustentabilidade.

Alinhado à Nova Indústria Brasil (NIB) e à Estratégia Nacional de Bioeconomia, o projeto visa capacitar produtores, técnicos e empreendedores, além de estruturar laboratórios especializados para elevar a qualidade e a competitividade do café acreano no mercado nacional e internacional.

A colaboração entre a ABDI e o IFAC está ancorada em quatro pilares: ciência, experiência, mercado e cultura. Entre as ações previstas estão: capacitações em práticas agrícolas sustentáveis, gestão de negócios e comercialização; implantação de laboratórios voltados à formação profissional e à aplicação de tecnologias do café; criação de um laboratório de análise físico-química dos grãos, com foco em padrões internacionais de qualidade; e instalação de um laboratório de análise de solos.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, destacou o compromisso da Agência com o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva de mulheres.

“Esta parceria representa um marco para a cadeia do café no Acre. Unimos ciência, tradição e inovação para criar oportunidades reais, desde a lavoura até a xícara. Estamos investindo em pessoas e conhecimento, porque acreditamos que o café acreano tem potencial para conquistar o mundo”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco fortalece cadeia produtiva da mandioca e incentiva agroindústria local

Publicado

em

Apoio institucional impulsiona cooperativas, gera renda e valoriza a cultura alimentar tradicional no campo

O incentivo da Prefeitura de Rio Branco ao agronegócio tem gerado impactos positivos na agricultura familiar e impulsionado o desenvolvimento de agroindústrias locais. Um exemplo desse avanço é o trabalho do produtor Leandro Medeiros e sua família assentados no Polo Boa Água. Há mais de 10 anos a família atua na transformação da mandioca em diversos produtos alimentícios.

Tucupi, goma, farinha de tapioca, farinha melito, bolo de macaxeira, bolo de bico, pé de moleque, são uma infinidade de produtos vindos da macaxeira (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante participação na 50ª edição da Expoacre, Leandro destacou a riqueza e a diversidade dos produtos gerados a partir da raiz da mandioca.

“Hoje a gente trabalha com mais de 10 tipos de derivados: tucupi, goma, farinha de tapioca, farinha melito, bolo de macaxeira, bolo de bico, pé de moleque, uma infinidade de produtos”, contou o produtor.

Atualmente, Leandro integra uma cooperativa que movimenta a economia rural do município, gerando empregos e renda. O grupo atende, anualmente, mais de 20 produtores rurais que fornecem a mandioca utilizada no processamento.

Segundo Leandro, o fortalecimento dessa cadeia produtiva foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da assistência técnica, fornecimento de insumos como calcário, mecanização, adubo e o escoamento da produção que é fundamental para o avanço e o sucesso do trabalho do homem no campo.

“Este ano está melhor, a movimentação e as vendas até o quinto dia estão sendo gratificantes”, afirmou Leandro. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“A mandioca sempre fez parte da nossa cultura local. Mas o apoio da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado foi fundamental para fortalecer essa cadeia produtiva e aumentar nossa produção”, ressalta.

A participação na 50ª Expoacre também tem sido positiva para os negócios da cooperativa, que comercializa a mandioca e seus derivados para os visitantes do estande localizado no Parque Wildy Viana.

“Este ano está melhor do que o anterior. A movimentação e as vendas até o quinto dia estão sendo gratificantes. Esperamos que melhore ainda mais nos próximos dias”, afirmou Leandro.

O projeto também tem promovido a inclusão social de famílias agricultoras, com destaque para a participação de mulheres e jovens no processo produtivo. A atuação conjunta entre cooperativas, poder público e produtores tem contribuído para a permanência das famílias no campo, garantindo mais dignidade, estabilidade financeira e acesso a mercados regionais.

A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável no campo, apoiando iniciativas que valorizem os saberes tradicionais, incentivam o empreendedorismo rural e ampliem as oportunidades para quem vive da terra.

Comentários

Continue lendo

Acre

7ª noite da Expoacre tem agenda técnica e lançamento do Programa Solo Fértil

Publicado

em

Foto: Raylanderson Frota/Secom

A Expoacre 2025 chega à sua sétima noite nesta sexta-feira, 1º de agosto, com uma programação diversificada voltada ao setor agrícola, à capacitação técnica e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável no estado.

As atividades começam logo cedo, às 8h, com a tradicional Prova de Laço, atração que reúne competidores e famílias no espaço rural do parque.

Paralelamente, seguem os cursos técnicos promovidos em parceria com instituições de formação profissional. Estão em andamento o Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e o Curso de Operação em Escavadeira Hidráulica, ambos em seu quinto dia de atividades, proporcionando capacitação para trabalhadores do campo e operadores de máquinas pesadas.

Também às 8h, ocorre o Workshop da Sociobiodiversidade, com discussões voltadas à valorização dos produtos e saberes tradicionais da floresta, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.

À noite, a partir das 19h30, está previsto o lançamento oficial do Programa Solo Fértil, uma iniciativa do governo do Acre que visa fomentar o uso responsável do solo agrícola, incentivando práticas que aumentem a produtividade sem agredir o meio ambiente.

Comentários

Continue lendo