Acre
II Copa de Ciclismo José da Cruz Neto
A Prefeitura de Brasiléia através da Gerência de Esportes realizou na quinta-feira, 7, a II Copa de Ciclismo José da Cruz Neto, fechando a programação da Semana da Pátria. A competição contou com a participação de 18 ciclistas de Rio Branco, Brasiléia, Epitaciolândia e da Bolívia.
A II Copa de Ciclismo é uma homenagem da Prefeita, Fernanda Hassem ao saudoso morador de Brasiléia José da Cruz Neto, um dos pioneiros do ciclismo no município. A competição foi realizada em três categorias Feminina Bike Amador , Masculino Bike Amador e Speed Elite Masculino.
Jairo Lima, vice-presidente do grupo de ciclistas de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija (BEC) Falou de importância do evento .
“O ciclismo é muito importante para as cidades modernas, nós estamos aumentando o número de adeptos do ciclismo, e com isso garantindo mais qualidade de vida. A bicicleta é hoje o meio de transporte mais barato que se conhece , e espero que esse evento seja um incentivo para que mais pessoas participem do ciclismo”, disse.
Na categoria Bike Amador Feminina o primeiro lugar ficou com Claudinéia Freitas de Jesus, em segundo lugar Rosenilda da Silva, e em terceiro Kelli Raquel.
“Participar dessa corrida representa muito, e ainda é um investimento numa vida mais saudável”, disse Claudineia Freitas.
Na categoria Bike Amador Masculino o troféu de primeiro lugar foi para Marivaldo Pires, segundo para Miguel Neto e terceiro lugar Ailton Mave.
“ Eu agradeço a Deus por poder participar desse corrida, e quero parabenizar toda a equipe da Prefeitura pela organização do evento, isso um incentivo ao esporte no município. E fico no aguardo de mais competições”, falou Marivaldo Pires.
Na categoria Speed Elite Masculino os grandes ganhadores foram Osenildo Araújo em primeiro lugar, James Rodrigues em segundo e Adrian Cabrera em terceiro lugar.
“ Estou muito feliz de ter participado dessa competição, a prefeitura está de parabéns pela iniciativa e agora é seguir treinando para as próximas competições”, disse Osenildo Araújo.
Os ganhadores receberam troféus e medalhas, o gerente de Esporte Clebson Venâncio, ressaltou que a outras competições serão realizadas no município.
“Nossa intenção com essa competição é fortalecer o ciclismo no município, e para isso vamos realizar outros eventos. Queremos agradecer os parceiros como o Exercito e o Detran que estiveram com a gente, e toda equipe da gerência que não mede esforços na realização dos eventos. A gestão Fernanda Hassem, acredita no esporte e vamos continuar trabalhando para que o esporte cresça mais”, finalizou.
Comentários
Acre
ABDI e IFAC discutem parceria para fortalecer a cadeia do café no Acre
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio dos campi Rio Branco e Baixada do Sol, estão em tratativas para estabelecer uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do café no estado. A iniciativa tem como foco a qualificação da mão de obra local, a promoção da inovação e o estímulo à sustentabilidade.
Alinhado à Nova Indústria Brasil (NIB) e à Estratégia Nacional de Bioeconomia, o projeto visa capacitar produtores, técnicos e empreendedores, além de estruturar laboratórios especializados para elevar a qualidade e a competitividade do café acreano no mercado nacional e internacional.
A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, destacou o compromisso da Agência com o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva de mulheres.
“Esta parceria representa um marco para a cadeia do café no Acre. Unimos ciência, tradição e inovação para criar oportunidades reais, desde a lavoura até a xícara. Estamos investindo em pessoas e conhecimento, porque acreditamos que o café acreano tem potencial para conquistar o mundo”, afirmou.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco fortalece cadeia produtiva da mandioca e incentiva agroindústria local
O incentivo da Prefeitura de Rio Branco ao agronegócio tem gerado impactos positivos na agricultura familiar e impulsionado o desenvolvimento de agroindústrias locais. Um exemplo desse avanço é o trabalho do produtor Leandro Medeiros e sua família assentados no Polo Boa Água. Há mais de 10 anos a família atua na transformação da mandioca em diversos produtos alimentícios.
Comentários
Acre
7ª noite da Expoacre tem agenda técnica e lançamento do Programa Solo Fértil

Foto: Raylanderson Frota/Secom
A Expoacre 2025 chega à sua sétima noite nesta sexta-feira, 1º de agosto, com uma programação diversificada voltada ao setor agrícola, à capacitação técnica e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável no estado.
As atividades começam logo cedo, às 8h, com a tradicional Prova de Laço, atração que reúne competidores e famílias no espaço rural do parque.
Paralelamente, seguem os cursos técnicos promovidos em parceria com instituições de formação profissional. Estão em andamento o Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e o Curso de Operação em Escavadeira Hidráulica, ambos em seu quinto dia de atividades, proporcionando capacitação para trabalhadores do campo e operadores de máquinas pesadas.
Também às 8h, ocorre o Workshop da Sociobiodiversidade, com discussões voltadas à valorização dos produtos e saberes tradicionais da floresta, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.
À noite, a partir das 19h30, está previsto o lançamento oficial do Programa Solo Fértil, uma iniciativa do governo do Acre que visa fomentar o uso responsável do solo agrícola, incentivando práticas que aumentem a produtividade sem agredir o meio ambiente.
Você precisa fazer login para comentar.