Conecte-se conosco

Acre

Igreja Assembleia de Deus de Rio Branco rompe com a convenção de Belém, dos Câmara, e pode criar nova entidade

Publicado

em

Evandro Cordeiro

“Vocês são os primeiros a saber: nós desligamos da CADB”, disse o longevo presidente da octogenária Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Rio Branco, do altar e durante o culto desta segunda-feira,12, transmitido ao vivo pela ADTV 44.1 e Internet. Ele comunicava que a maior congregação evangélica do Acre rompeu com a Convenção da Assembleia de Deus do Brasil, que é presidida pelo acreano Samuel Câmara, que vem a ser cunhado da deputada federal eleita Antônia Lúcia (Republicano), tida como ferrenha adversária política, casada com Silas Câmara, deputado federal reeleito no Amazonas, e ex-presidente da Bancada Evangélica na Câmara Federal.

Pastor Silas e Antônia Lúcia Câmara, ele deputado pelo Amazonas, ela no Acre

Observadores dizem que o relacionamento entre a AD Rio Branco e a CADB nunca foi pleno de paz, visto que também nunca deixou de ser notório que, apesar da mão estendida de Luiz Gonzaga e diversos acenos pela paz com os Câmaras, Antônia Lúcia manteve-se como empecilio a essa aliança.

Os Câmaras comandam a CADB porque comandam as Assembleias de Deus no Amazonas e no Pará, mas não limitam seus interesses. A Assembleia de Rio Branco, portanto, continuará sendo um enorme obstáculo ao domínio da família Câmara, vaticinam lideranças crentes, surpresas com a notícia.

Líder inconteste da denominação, o pastor Luiz Gonzaga de Lima ouviu dos membros da congregação um sonoro “amém”, que está On Demand no canal youtube.com/adriobranco. “A decisão é irreversível”, diz o pastor Antônio Klemer, que dirige a Comunicação da Igreja, ao ser questionado pelo AcreNews.

Samuel Câmara, presidente da Convenção Nacional das Assembléias de Deus Belém

Dirigente do Ministério de Comunicação Assembleiano, o pastor Antônio Klemer, um jornalista muito conhecido no Acre e famoso no Brasil como humorista, depois de trabalhar com Chico Anisio e Tom Cavalcante, diz que assim como foi comunicado à membrezia, “assim é a realidade da nossa saída; que não se reveste de maior nem menor importância do que quando de nossa chegada à CADB. Foi consequência natural de uma relação madura. É bíblico que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”, disse, usando a referência do livro de Eclesiastes, cuja autoria se atribue ao Rei Salomão.

Fato é que a Assembleia de Deus em Rio Branco cresceu e se expandiu muito desde 2019; abriu mais de 20 novas filiais para além das fronteiras do Acre, consolidou congregações tanto na Bolívia como no Peru e missões na África, como também nos municípios do Acre, na própria capital e em Goiânia, a capital de Goiás. O pastor Antônio Klemer nega que exista “estratégia pronta para adesão a outras associações”, mas pondera que a igreja esteja se transformando em uma nova convenção.

Samuel Câmara e pastor Luiz Gonzaga: eles não são mais do mesmo ministério

“Nossas relações nunca foram de dependência convencional, mas de colaboração e reciprocidade para o fortalecimento do evangelho de Jesus e da Igreja do Cordeiro. Assim, a Assembleia de Deus em Rio Branco permanecerá onde sempre esteve, na dependência exclusiva do Senhor e da força do Seu poder”, finalizou o chefe das comunicações da igreja.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo