Geral
Ifac distribui chips de internet a 790 alunos para que possam acompanhar atividades remotas
Primeiro grupo a ser contemplado é de 790, entre os campi da capital acreana Rio Branco e os do interior do estado.

Pelo menos 790 chips como estes com internet são entregues para estudantes do Ifac — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
Por Alcinete Gadelha
Um grupo de pelo menos 790 alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac) começou a receber, nesta semana, chips de internet com 20 GB mensais para terem acesso às atividades remotas durante o período de calamidade pública por causa da pandemia de Covid-19.
A retomada gradual das aulas na instituição ocorreu no dia 14 de setembro. As atividades presenciais ficaram suspensas por um período de seis meses, a contar de março quando o governo anunciou os primeiros casos de Covid-19 no estado.
__________________
Quase dois meses depois de retomar as atividades de forma gradual, a instituição começou a distribuição dos chips que deve alcançar pelo menos 918 alunos no total.
O primeiro grupo a ser contemplado é de 790, entre os campi da capital acreana Rio Branco e os do interior do estado.
___________________
“Essa ação é extremamente importante visto que ela possibilita fazer com que aquele estudante que não tem acesso à internet e, com isso, ele fica impossibilitado de participar das atividades mediadas por tecnologia e eles passam a fazer parte desse público. Então, ele tem um aspecto também de inclusão muito significativo”, disse o diretor Sistêmico de Assistência Estudantil do Ifac, Edu Gomes.
A entrega dos chips com o pacote de dados móveis faz parte do projeto Alunos Conectados do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo possibilitar ao aluno desenvolver suas atividades acadêmicas remotas, fora do campus de sua instituição de ensino, de forma emergencial, em adaptação e inclusão, no contexto da pandemia da Covid-19.
A iniciativa é voltada aos estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Veja como fica a distribuição dos chips por campus:
- Baixada do Sol: 54;
- Cruzeiro do Sul 270;
- Rio Branco 200;
- Sena Madureira 70;
- Tarauacá 113;
- Xapuri 83
O Ifac informou que vai ocorrer outra distribuição para os demais estudantes inscritos na segunda chamada do edital.
O programa tem duração prevista de 12 meses, mas, pode ser interrompido a partir do sexto mês pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou a qualquer tempo, caso cessem os efeitos da declaração de calamidade pública.
“Esse público que a gente está atendendo agora são estudantes com renda per capita inferior a meio salário mínimo [R$ 522]. Então, por esse recorte de renda a gente já entende a necessidade e a importância desse projeto para que os alunos permaneçam vinculados ao Ifac e assim consiga ter o seu êxito ao final do curso”, concluiu.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.