Conecte-se conosco

Acre

Ifac assina termo de cooperação técnica com os 22 municpios acreanos

Publicado

em

FROINT AMAC

A coordenadora geral do Campus EaD Jailene Soares, esteve na sede da Associação dos Municípios do Acre AMAC – para apresentar aos prefeitos o Termo de Cooperação Técnica a ser firmado ente o Instituto Federal do Acre – IFAC e os Municípios do Estado.

Antes da assinatura do documento a Coordenadora apresentou aos gestores presentes dados referentes aos cursos de Ensino a Distância e cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego-PRONATEC. Até o fim do primeiro semestre de 2014 mais de 800 certificados devem ser entregues para os alunos dos cursos do PRONATEC Campo e Urbano que já estão sendo executados desde 2013. A meta é que até o final de 2014 aproximadamente, ao menos 150 cursos distintos sejam ofertados totalizando 15 mil vagas distribuídas entre os 22 municípios do estado.

O termo de cooperação técnica trata da parceria a ser firmada, entre a Instituição Federal do Acre e os municípios para que os cursos sejam ofertadas em todas as cidades. O IFAC fica responsável pela oferta dos cursos, recursos didáticos e pedagógicos além de uma bolsa para as pessoas que tiverem acesso as vagas que devem ser selecionadas através dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de cada município. Os gestores municipais, ficam encarregados pela seleção dos alunos bem como a oferta de espaço para as atividades educacionais.

Presente na reunião o presidente da AMAC e também Prefeito da Capital, Marcos Alexandre, destacou o trabalho da equipe do Campus EaD e PRONATEC, fez um agradecimento a parceria do IFAC e recomendou aos demais gestores a assinatura do termo para consolidar a política de educação nos municípios do estado.

“Quero primeiro parabenizar o IFAC através desta coordenação. Esta parceria e fantástica, é muito importante que esta política de educação chegue aos municípios, este é o tipo de parceria que a população só ganha. O IFAC está ofertando tudo, desde as aulas até as bolsas para quem participar dos cursos, então só temos ganho com este modelo de qualificação profissional chegando nas nossas cidades” destacou.

O prefeito de Capixaba Otávio Vareda, fez questão de assinar o termo e no ato, agradeceu a parceria com o município que tem pouco mais de 8 mil habitantes, destacou ainda a importância da proximidade das prefeituras com o instituto federal de educação, IFAC.

“Vou aqui fazer um agradecimento ao IFAC pela parceria e também pedir que continue chegando em nossos munícipios, esta parceria deve ser consolidada entre o IFAC e as prefeituras, isso é importante para que a nossa população tenha acesso a este modelo de educação oferecido”. Finalizou.

A coordenadora reiterou a importância desta parceria e destacou que o Campus sempre estará com as portas abertas aos gestores que estiverem dispostos a contribuir para o melhor desempenho da execução destes e demais projetos que também são disponibilizados pelo IFAC.

“Este um momento de concretizar nossa parceria, nossa meta é contribuir para a educação de todo o estado, por isso nós também devemos agradecer este momento e estaremos sempre à disposição para contribuir com a formação educacional da comunidade” finalizou a coordenadora

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo