Acre
Ifac assina termo de cooperação técnica com os 22 municpios acreanos
A coordenadora geral do Campus EaD Jailene Soares, esteve na sede da Associação dos Municípios do Acre AMAC – para apresentar aos prefeitos o Termo de Cooperação Técnica a ser firmado ente o Instituto Federal do Acre – IFAC e os Municípios do Estado.
Antes da assinatura do documento a Coordenadora apresentou aos gestores presentes dados referentes aos cursos de Ensino a Distância e cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego-PRONATEC. Até o fim do primeiro semestre de 2014 mais de 800 certificados devem ser entregues para os alunos dos cursos do PRONATEC Campo e Urbano que já estão sendo executados desde 2013. A meta é que até o final de 2014 aproximadamente, ao menos 150 cursos distintos sejam ofertados totalizando 15 mil vagas distribuídas entre os 22 municípios do estado.
O termo de cooperação técnica trata da parceria a ser firmada, entre a Instituição Federal do Acre e os municípios para que os cursos sejam ofertadas em todas as cidades. O IFAC fica responsável pela oferta dos cursos, recursos didáticos e pedagógicos além de uma bolsa para as pessoas que tiverem acesso as vagas que devem ser selecionadas através dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de cada município. Os gestores municipais, ficam encarregados pela seleção dos alunos bem como a oferta de espaço para as atividades educacionais.
Presente na reunião o presidente da AMAC e também Prefeito da Capital, Marcos Alexandre, destacou o trabalho da equipe do Campus EaD e PRONATEC, fez um agradecimento a parceria do IFAC e recomendou aos demais gestores a assinatura do termo para consolidar a política de educação nos municípios do estado.
“Quero primeiro parabenizar o IFAC através desta coordenação. Esta parceria e fantástica, é muito importante que esta política de educação chegue aos municípios, este é o tipo de parceria que a população só ganha. O IFAC está ofertando tudo, desde as aulas até as bolsas para quem participar dos cursos, então só temos ganho com este modelo de qualificação profissional chegando nas nossas cidades” destacou.
O prefeito de Capixaba Otávio Vareda, fez questão de assinar o termo e no ato, agradeceu a parceria com o município que tem pouco mais de 8 mil habitantes, destacou ainda a importância da proximidade das prefeituras com o instituto federal de educação, IFAC.
“Vou aqui fazer um agradecimento ao IFAC pela parceria e também pedir que continue chegando em nossos munícipios, esta parceria deve ser consolidada entre o IFAC e as prefeituras, isso é importante para que a nossa população tenha acesso a este modelo de educação oferecido”. Finalizou.
A coordenadora reiterou a importância desta parceria e destacou que o Campus sempre estará com as portas abertas aos gestores que estiverem dispostos a contribuir para o melhor desempenho da execução destes e demais projetos que também são disponibilizados pelo IFAC.
“Este um momento de concretizar nossa parceria, nossa meta é contribuir para a educação de todo o estado, por isso nós também devemos agradecer este momento e estaremos sempre à disposição para contribuir com a formação educacional da comunidade” finalizou a coordenadora
Comentários
Acre
Mesmo com tempo instável, última noite do Carnaval da Família anima Rio Branco
Foliões marcam presença na Praça da Revolução com fantasias e adereços; blocos Sambase, Sem Limite, Seis é D+ e Unidos do Fuxico encerram a festa.
A última noite do Carnaval da Família, realizada nesta terça-feira (4) na Praça da Revolução, em Rio Branco (AC), foi marcada pela animação e resistência dos foliões, que não se deixaram abalar pelo tempo instável. Mesmo sob ameaça de chuva forte, o público compareceu em peso, vestindo fantasias, adereços e garantindo a energia do evento.
Os desfiles começaram por volta das 17 horas, com os blocos carnavalescos levando cores e ritmos contagiantes para a avenida. A programação contou com apresentações musicais e os desfiles dos blocos Sambase, Sem Limite, Seis é D+ e Unidos do Fuxico, cada um com 40 minutos de show.
O Carnaval da Família, que já se tornou tradição na capital acreana, reuniu pessoas de todas as idades, promovendo um ambiente de alegria e integração. Apesar das condições climáticas, a festa seguiu até o fim, encerrando a temporada de carnaval com chave de ouro.
A organização do evento destacou a participação ativa do público e a dedicação dos blocos, que mantiveram a animação em alto nível até o último minuto. A Praça da Revolução foi palco de mais um carnaval memorável, reforçando a cultura e a tradição da festa no Acre.
Comentários
Acre
Acre participa de curso de Adaptação à Fronteira no Mato Grosso

Acre participou da 23ª edição do curso de Adaptação à Fronteira (C-Afron) no Mato Grosso. Foto: Ascom/Sejusp
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira do Acre (Gefron), participou da 23ª edição do curso de Adaptação à Fronteira (C-Afron), no último domingo, 2, em Mato Grosso.
Participaram da capacitação, dois operadores recém integrados ao Gefron/Ac, que ainda não tinham a capacitação específica para atuação em operações de fronteiras.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da formação para os agentes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da formação para os agentes. “A capacitação contínua destes profissionais aliada à expertise de outros estados, como o Mato Grosso, garante que nossos operadores estejam preparados para enfrentar os desafios das nossas fronteiras, que tem particularidades que outras regiões do país não têm”, afirmou.
Reconhecimento Nacional
O C-Afron é uma capacitação reconhecida nacionalmente pela exigência e eficácia na formação de profissionais da segurança pública. Durante o treinamento, os operadores aprimoraram habilidades essenciais para atuar em regiões de divisa, onde ocorrem crimes como tráfico de drogas e contrabando. A qualificação contínua dos agentes é fundamental para reforçar a segurança na fronteira do Acre, que é uma área estratégica para o país.

C-Afron é uma capacitação reconhecida nacionalmente pela exigência e eficácia na formação de profissionais da segurança pública. Foto: Ascom/Sejusp
O Gefron de Mato Grosso é referência no Brasil e internacionalmente em operações de fronteira, servindo de modelo para outras forças de segurança. A participação dos agentes acreanos nessa capacitação demonstra o compromisso do Estado em fortalecer sua atuação na defesa das divisas e no combate à criminalidade.

Coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Assis dos Santos ressalta a importância de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Assis dos Santos explica que a formação garante uma atualização dos operadores nas mais novas técnicas e meios disponíveis na atuação contra os crimes transfronteiriços. Ele também ressalta a importância de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados. “Os desafios enfrentados pelos operadores foram a intensidade dos treinamentos e a grande oportunidade de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados e organizações que trabalham com as questões relacionadas às fronteiras do Brasil”, destacou.
Comentários
Acre
Jovem de 21 anos é preso por receptação após ser encontrado com objetos roubados em Rio Branco
Cleilton de Souza Cabral alegou ter comprado itens furtados a preços abaixo do mercado; polícia recuperou TVs, celular e outros objetos.
Cleilton de Souza Cabral, de 21 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (4) acusado de receptação. A detenção ocorreu após a polícia identificar que ele estava de posse de objetos roubados durante um furto na residência de um homem no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.
A ação foi realizada por policiais do Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas (GIRO) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do 1º Batalhão, que atenderam a uma ocorrência de furto na Rua São Raimundo, nº 131. A vítima relatou que foi assaltada na madrugada de segunda-feira (3) e que sua vizinha viu indivíduos carregando objetos de sua casa e seu carro, que foi recuperado pela polícia em uma rua próxima.
Com base nas informações, as equipes se deslocaram até a Travessa São Francisco, nº 277, onde mora a mãe de Cleilton. Ela informou que os objetos furtados estavam em um apartamento nos fundos, pertencente ao seu filho. Ao chegarem ao local, os policiais avistaram uma televisão Samsung de 75 polegadas pela janela. A moradora confirmou que o sobrinho, Cleilton, havia deixado a TV no local na madrugada do dia 3.
Durante a abordagem, Cleilton alegou ter comprado as duas televisões (uma de 75 e outra de 32 polegadas) de um dependente químico conhecido como “Neguin”, por valores abaixo do mercado. Além das TVs, a polícia encontrou outros itens, como um celular Samsung rosa com tela danificada, uma TV Buster de 32 polegadas, um cordão dourado, um aparelho Google Chromecast, uma mochila com ferramentas e outros objetos, todos reconhecidos pela vítima.
A investigação também apontou que o veículo da vítima foi rastreado até o final da Rua Marte, local identificado como ponto de venda e consumo de drogas, usado por faccionados. Cleilton foi preso em flagrante por receptação e encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde os objetos apreendidos foram entregues para os procedimentos cabíveis.
Você precisa fazer login para comentar.