fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Ifac abre inscrições para 1240 vagas em cursos técnicos

Publicado

em

Cursos presenciais serão ofertados nos campi Baixada do Sol, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2022/1 de cursos técnicos integrados e subsequentes. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.240 vagas para ingresso em 2022 em cursos nos campi Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site web.ifac.edu.br/processoseletivo, até 31 de janeiro de 2022.

Os cursos serão ofertados de forma presencial, no entanto, em função da situação de excepcionalidade ocasionada pela Pandemia por Covid-19, haverá a possibilidade de realização de aulas não presenciais mediadas ou não por tecnologia.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental, no caso dos candidatos aos Cursos Técnicos Integrados e, do Ensino Médio no caso dos candidatos aos Cursos Técnicos Subsequentes.

Clique aqui para acessar o edital dos Cursos Técnicos Integrados

Clique aqui para acessar o edital dos Cursos Técnicos Subsequentes

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio possibilitam reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional. Sendo assim, o estudante cursará integradamente o ensino médio e ensino técnico. Para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental e ter, no máximo, 17 anos até a data da matrícula.

Neste processo seletivo, também está sendo ofertado o Curso Técnico Integrado em Alimentos, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Campus Xapuri. Para se candidatar neste curso, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental, não ter concluído o Ensino Médio e ter idade mínima de 18 anos até a data da matrícula.

O PS 2022/1 está com vagas para os Cursos Técnicos Integrados em Edificações, Informática para Internet e Redes de Computadores em Rio Branco; Biotecnologia, Alimentos e Alimentos-EJA em Xapuri; Informática e Agropecuária em Sena Madureira; Agricultura, Florestas e Administração em Tarauacá; e Meio Ambiente e Agropecuária em Cruzeiro do Sul.

Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio

Os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio são direcionados às pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio. Ao final do curso no Ifac, o estudante estará habilitado para o exercício de uma profissão de nível técnico.

Neste processo seletivo há vagas para os Cursos Técnicos Subsequentes em Administração, Segurança do Trabalho e Tradução e Interpretação de Libras em Rio Branco; Recursos Pesqueiros, Agroecologia, Zootecnia e Agropecuária no Campus Baixada do Sol, em Rio Branco; Administração e Informática em Sena Madureira; Administração em Tarauacá; e Recursos Pesqueiros e Zootecnia em Cruzeiro do Sul.

Vale destacar que esta será a última oferta do curso de Tradução e Interpretação de Libras pelo Ifac no Campus Rio Branco.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet no período 09 de dezembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página do Processo Seletivo <web.ifac.edu.br/processoseletivo>, clicar no link: “Inscreva-se aqui”, selecionar o campus, o curso desejado, preencher todos os campos da ficha de inscrição, conferir os dados e clicar em finalizar, enviando o formulário preenchido.

Os candidatos que não têm acesso à Internet, poderão se dirigir aos campi, nos dias e horários estabelecidos no anexo V do edital, munido de todas as documentações necessárias, onde serão disponibilizados computadores com acesso à internet para efetuarem a sua inscrição no processo seletivo.

Em caso de eventuais dúvidas, ou necessidade de esclarecimentos, os candidatos podem entrar em contato com o Ifac através do e-mail <[email protected]> ou pelo telefone (68)2106-6854. Os atendimentos serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, até as 17h (dias úteis).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Militar apreende submetralhadora e munições na Cidade do Povo

Publicado

em

Na noite desta terça-feira, 23, uma guarnição do 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma submetralhadora durante patrulhamento preventivo no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em uma região conhecida pela atuação de facções criminosas que frequentemente realizam atividades ilícitas, incluindo o tráfico de drogas.

Os militares patrulhavam nas imediações quando visualizaram um grupo de indivíduos aglomerados à margem da via. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos dispersaram em diferentes direções. Um dos indivíduos para uma residência abandonada e, após pular o muro de outra casa, conseguiu escapar.

Ao realizar buscas na residência abandonada, a equipe encontrou a arma pronta para uso, com uma munição na câmara e um carregador contendo 30 munições intactas. Os policiais realizaram buscas nos arredores na tentativa de capturar o suspeito, mas não tiveram sucesso. A arma foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Flagrantes (Defla) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grêmio Xapuriense vence o São Francisco e conquista título inédito

Publicado

em

Foto Clemerson Ribeiro: Meninas do Alto Acre e da Bolívia na comemoração oficial

O Grêmio Xapuriense venceu o São Francisco por 6 a 3 nesta quarta, 24, no Florestão, e conquistou de maneira inédita o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-17. Os gols do título foram marcados por Thaeme (2), Vilmara, Pec, Kecia e Rosshy enquanto Bruna (2) e Luana anotaram para São Francisco.

Virada no 1º tempo

O São Francisco abriu 2 a 0 no placar no início do primeiro tempo, mas a maior qualidade técnica do Grêmio Xapuriense foi decisiva e a equipe do interior foi para o intervalo vencendo por 4 a 2.

Na segunda etapa, a equipe de Xapuri confirmou a conquista do campeonato.

Bruna é destaque

O meia/atacante Bruna, do São Francisco, um dos destaques do torneio admitiu a superioridade do Grêmio Xapuriense.

“Elas (Grêmio Xapuriense) tiveram mais vontade e o título foi merecido”, afirmou Bruna.

Primeira conquista

O técnico Thiago Luiz comemorou a conquista do título e espera um futebol forte na região do Alto Acre.

“Temos uma região com grandes atletas em várias modalidades e podemos fazer mais. A conquista deste título é importante e as atletas merecem todos os méritos”, disse o treinador do Grêmio Xapuriense.

Foto Jhon Dilva: A boliviana Pec foi um dos destaques do título do Grêmio Xapuriense

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FEAV convoca seleções Sub-16 e Sub 18 para os Brasileiros

Publicado

em

Foto PHD: Seleções começam os treinamentos nesta quinta, no Álvaro Dantas

O departamento técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV) divulgou nesta quarta, 24, as convocações das seleções Sub-16 e 18 para a disputa dos Brasileiros das categorias. Os torneios serão realizados em Rio Branco e Saquarema, no Rio de Janeiro, no mês de outubro.

“Vamos trabalhar por mais de dois meses para os dois torneios. A meta é realizar boas campanhas nas duas competições”, comentou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.

Apresentação das atletas

As duas seleções iniciam os treinamentos sob o comando do técnico Jânio Teles nesta quinta, 25, a partir das 14 horas, no ginásio Álvaro Dantas. O primeiro treinamento será do Sub-18 e na sequência as meninas do Sub-16 entram em quadra.

Atletas do Sub-16

Maria Clara (AABB)

Kethelyn (Jotas)

Manuella (Jotas)

Alice (AABB)

Ana Laura (Jotas)

Sara Ico (Jotas)

Gabryella (Jotas)

Maria Gabriela (Jotas)

Lis (Jotas)

Luyane (AABB)

Isadora (Jotas)

Sophia (Jotas)

Júlia (Jotas)

Kawane (Jotas)

Atletas do Sub-18

Ana Júlia (AABB)

Karen (Teles)

Jaqueline (Jotas)

Ana Sara (AABB)

Antônia Geovana (Feijó)

Nicole (Jotas)

Anna Yasmin (Jotas)

Anna Laura (Jotas)

Sara Ico (Jotas)

Ewelyn (Teles)

Maria Luíza (Jotas)

Gabryella (Jotas)

Maria Clara (Jotas)

Sophia (Jotas)

Maria Clara Batista (Meta)

Anna Luinny (Teles)

Comentários

Continue lendo