fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Idosos que viviam no mesmo asilo de homem que morreu com Covid-19 no AC são internados e local é higienizado

Publicado

em

Dois idosos foram levados para a Upa do Segundo Distrito com tosse e sem febre. Limpeza foi feita nessa segunda-feira (13) pelo Depasa em todos os cômodos do asilo.

Idosos são removidos para a UPA do Segundo Distrito pelo Samu; os dois transferidos estão com processo gripal Foto: Odair Leal/Secom

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

Dois internos, de 68 e 85 anos, do mesmo asilo onde o idoso Andre Avelino, de 82 anos, que morreu no sábado (11) com Covid-19 morava, foram internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco, unidade referência para atendimento de casos do novo coranavírus, com tosse.

O Lar Vicentino Raimunda Odília passou por uma limpeza, nessa segunda-feira (13), feita por equipes do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa). Segundo a diretora do asilo, Simone Dávila, as limpezas vão continuar sendo feitas no local para evitar a proliferação do vírus.

Abrigo Lar Vicentino, em Rio Branco; medidas de higienização são necessárias, sobretudo, depois que idoso de 82 anos faleceu de Covid-19 Foto: Odair Leal/Secom

Avelino foi a terceira morte confirmada por Covid-19 no estado do Acre. O exame que comprovou a causa da morte saiu na noite de domingo (12). O idoso contraiu o vírus de uma técnica que trabalha no local que testou positivo para a doença na última quarta (8).

O médico responsável pelo asilo, Enoque Pereira de Araújo, disse que os dois idosos transferidos na segunda (13) para a UPA não apresentaram sintomas graves e estavam apenas com tosse.

“Desde o dia 16 de março estamos com várias medidas e, após o óbito do idoso, essas medidas foram intensificadas. Ontem [segunda, 13] à tarde o Depasa esteve lá fazendo a limpeza em todo o prédio, todos os quartos, nos corredores e do lado de fora. Daqui seis dias vão voltar para uma nova limpeza”, afirmou a diretora.

MP acompanha ações

Após a morte do idoso, o Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), por meio das promotorias de Defesa da Saúde e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, tem acompanhado e articulado as medidas de contenção e proteção no abrigo.

A reportagem tentou contato com o promotor Glaucio Shiroma Oshiro, da Defesa da Saúde, mas até última atualização desta reportagem não obteve resposta.

O MP-AC informou que solicitou da Vigilância de Saúde Estadual e a Casa Civil que fosse providenciada a limpeza do asilo. Além disso, o órgão afirmou que está estudando outras medidas de proteção que devem ser aplicadas no abrigo além das que já foram tomadas para evitar o avanço da doença entre os internos.

Covid-19 no Acre

O Acre já tem 90 casos da Covid-19, segundo o novo boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nessa segunda (13). O número de mortes também subiu, saindo de 2 para 3.

Além da morte do idoso no Lar dos Vicentinos, Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram nos dias 6 e 9 de abril, respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.

Dos 90 casos, 68 são em Rio Branco; 11 em Acrelândia; um no Bujari; sete em Plácido de Castro; um em Porto Acre e Cruzeiro do Sul registrou os dois primeiros casos confirmados. No último boletim, eram 77 casos em todo o estado.

A Saúde diz que dos 90 pacientes, 47 já podem ser considerados recuperados, ou seja, não apresentam mais o vírus no organismo, configurando assim uma taxa de recuperação de 52% dos pacientes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo