Cotidiano
Idosos que viviam no mesmo asilo de homem que morreu com Covid-19 no AC são internados e local é higienizado
Dois idosos foram levados para a Upa do Segundo Distrito com tosse e sem febre. Limpeza foi feita nessa segunda-feira (13) pelo Depasa em todos os cômodos do asilo.

Idosos são removidos para a UPA do Segundo Distrito pelo Samu; os dois transferidos estão com processo gripal Foto: Odair Leal/Secom
Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco
Dois internos, de 68 e 85 anos, do mesmo asilo onde o idoso Andre Avelino, de 82 anos, que morreu no sábado (11) com Covid-19 morava, foram internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco, unidade referência para atendimento de casos do novo coranavírus, com tosse.
O Lar Vicentino Raimunda Odília passou por uma limpeza, nessa segunda-feira (13), feita por equipes do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa). Segundo a diretora do asilo, Simone Dávila, as limpezas vão continuar sendo feitas no local para evitar a proliferação do vírus.

Abrigo Lar Vicentino, em Rio Branco; medidas de higienização são necessárias, sobretudo, depois que idoso de 82 anos faleceu de Covid-19 Foto: Odair Leal/Secom
Avelino foi a terceira morte confirmada por Covid-19 no estado do Acre. O exame que comprovou a causa da morte saiu na noite de domingo (12). O idoso contraiu o vírus de uma técnica que trabalha no local que testou positivo para a doença na última quarta (8).
O médico responsável pelo asilo, Enoque Pereira de Araújo, disse que os dois idosos transferidos na segunda (13) para a UPA não apresentaram sintomas graves e estavam apenas com tosse.
“Desde o dia 16 de março estamos com várias medidas e, após o óbito do idoso, essas medidas foram intensificadas. Ontem [segunda, 13] à tarde o Depasa esteve lá fazendo a limpeza em todo o prédio, todos os quartos, nos corredores e do lado de fora. Daqui seis dias vão voltar para uma nova limpeza”, afirmou a diretora.
MP acompanha ações
Após a morte do idoso, o Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), por meio das promotorias de Defesa da Saúde e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, tem acompanhado e articulado as medidas de contenção e proteção no abrigo.
A reportagem tentou contato com o promotor Glaucio Shiroma Oshiro, da Defesa da Saúde, mas até última atualização desta reportagem não obteve resposta.
O MP-AC informou que solicitou da Vigilância de Saúde Estadual e a Casa Civil que fosse providenciada a limpeza do asilo. Além disso, o órgão afirmou que está estudando outras medidas de proteção que devem ser aplicadas no abrigo além das que já foram tomadas para evitar o avanço da doença entre os internos.
Covid-19 no Acre
O Acre já tem 90 casos da Covid-19, segundo o novo boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nessa segunda (13). O número de mortes também subiu, saindo de 2 para 3.
Além da morte do idoso no Lar dos Vicentinos, Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram nos dias 6 e 9 de abril, respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.
Dos 90 casos, 68 são em Rio Branco; 11 em Acrelândia; um no Bujari; sete em Plácido de Castro; um em Porto Acre e Cruzeiro do Sul registrou os dois primeiros casos confirmados. No último boletim, eram 77 casos em todo o estado.
A Saúde diz que dos 90 pacientes, 47 já podem ser considerados recuperados, ou seja, não apresentam mais o vírus no organismo, configurando assim uma taxa de recuperação de 52% dos pacientes.
Comentários
Cotidiano
Dupla de assaltantes colide com ônibus escolar durante fuga e acaba ferida em Rio Branco
Dois assaltantes ficaram feridos após colidirem frontalmente com um ônibus escolar durante uma tentativa de fuga na tarde desta segunda-feira (14), na entrada do Ramal São João, região do bairro Apolônio Sales, parte alta de Rio Branco.
Os envolvidos foram identificados como Adriano Souza da Silva, de 21 anos, e um adolescente de 17 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, a dupla utilizava uma motocicleta modelo Honda Titan vermelha para cometer uma série de roubos pela cidade. Pelo menos três celulares foram subtraídos de vítimas, com uso de um simulacro de arma de fogo.
A motocicleta não constava como roubada, mas também não estava registrada em nome de nenhum dos suspeitos.
O cerco policial teve início na Avenida Antônio da Rocha Viana, após o comandante de patrulha avistar os criminosos. Durante a perseguição, que culminou na entrada do Ramal São João, os suspeitos colidiram de frente com um ônibus escolar, ficando feridos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou duas ambulâncias. Adriano sofreu uma fratura na perna direita e escoriações, enquanto o menor teve ferimentos leves. Ambos foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deram entrada em estado de saúde estável.
Os celulares roubados, o simulacro e a motocicleta foram apreendidos e entregues na Delegacia de Flagrantes (Defla). Após receberem alta médica, os dois foram conduzidos à Unidade de Segurança Pública, onde foram autuados pelos crimes e infrações cometidas. O caso segue sob investigação.
Comentários
Cotidiano
Funcionário furta caminhonete do patrão durante expediente e é preso pela PM em Rio Branco
Suspeito, de 38 anos, confessou o crime após ser abordado pela Força Tática; veículo foi recuperado no bairro Floresta Sul

A atuação rápida e eficiente da equipe da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar foi fundamental para a localização do veículo e a prisão do autor. Foto: captada
Um homem de 38 anos foi preso em Rio Branco após furtar a caminhonete do próprio patrão durante o horário de trabalho. O caso ocorreu na Estrada do Calafate, no bairro Portal da Amazônia, e foi atendido pela Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar. O suspeito, identificado pelas iniciais P. da S. L., trabalhava para a vítima no cultivo de verduras.
A caminhonete furtada é uma MMC/L200 Triton 3.2 D, branca, de placa NAD7025. Após a denúncia, os policiais iniciaram buscas e encontraram o veículo no Ramal José Euzébio, no bairro Floresta Sul. No local, o suspeito foi flagrado prestes a entrar no carro e, ao ser abordado, confessou o crime.
Em depoimento, o homem admitiu ter cometido o furto durante o expediente, aproveitando-se da relação de confiança com o empregador. Diante das provas e da confissão, ele foi preso por furto qualificado.
A rápida atuação da PM permitiu a recuperação do veículo e a prisão em flagrante. A corporação destacou que a ação reforça o compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio no estado.
Comentários
Cotidiano
“NÃO QUERO VOLTAR”: Homem esfaqueia ex-companheira na frente dos filhos e é preso por feminicídio em Tarauacá
Crime ocorreu após vítima recusar reconciliação; agressor invadiu casa, atacou mulher com faca na frente de três crianças, incluindo bebê de 2 meses

Policiais de plantão foram acionados 1 hora da madrugada para atender a ocorrência e quando chegaram ao local encontraram Dona Maria José de Sousa caída ao solo com ferimentos provocados por arma branca.
Um crime brutal de feminicídio chocou o bairro da Praia em Tarauacá na madrugada desta segunda-feira (14). Maria José de Sousa, 38 anos, foi esfaqueada pelo ex-companheiro Josemar de Amorim Silva após se recusar a voltar ao relacionamento. O assassinato ocorreu na frente dos três filhos do casal – dois adolescentes e um bebê de apenas 2 meses.
De acordo com o relato de uma das filhas, por volta da meia-noite, Josemar arrombou a porta dos fundos da casa e foi direto ao quarto onde Maria dormia com as crianças. Em meio à discussão, o homem – que estaria visivelmente embriagado – pegou uma faca e desferiu múltiplos golpes contra a vítima.
Maria conseguiu fugir para a rua, mas foi perseguida e esfaqueada novamente em frente à residência. Moradores ouviram seus gritos de socorro, mas quando o SAMU chegou, ela já estava sem vida.
O agressor fugiu, mas foi capturado horas depois na casa da própria mãe. “Matei porque ela não quis voltar”, confessou à polícia. A faca usada no crime foi encontrada abandonada no local.
Josemar foi preso e encaminhado à delegacia, onde deve responder por feminicídio qualificado (crime cometido na presença de filhos e com violência doméstica). O caso será investigado pela Delegacia da Mulher (DEAM) de Tarauacá.
Últimas informações:
Corpo da vítima foi encaminhado ao IML
Crianças testemunhas do crime receberão apoio psicossocial

Após exigir que Maria José reatasse o relacionamento e receber uma negativa, Josemar se armou com uma faca e passou a golpeá-la ainda dentro do quarto. Foto: captada
Você precisa fazer login para comentar.