Conecte-se conosco

Cotidiano

Idaf segue realizando fiscalização de trânsito e a granjas comerciais e de subsistência para conter a entrada da influenza aviária no Acre

Publicado

em

A realização de barreiras sanitárias também é estabelecida em pontos estratégicos de entrada e saída, como rodovias, para controlar o trânsito de animais e produtos avícolas

Barreiras verificam se os produtos estão livres de doenças e atendem aos requisitos sanitários exigidos, apresentando o Guia de Trânsito Animal (GTA). Foto: Vinícius Braga/Idaf

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), continua realizando fiscalização de trânsito e nas granjas comerciais e de subsistência para conter a entrada e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no estado.

O Acre é livre da influenza aviária, e medidas sanitárias são aplicadas constantemente pelo Idaf, seguindo todos os protocolos de contingenciamento previstos no Plano Nacional de Vigilância, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

As ações incluem visitas de médicos veterinários a estabelecimentos e produtores da avicultura comercial, bem como a criações domésticas de menor escala ou de subsistência em todo o estado, para a realização de coleta de swab da traqueia e da cloaca das aves, além da retirada de sangue para aquisição de soro. Os exames são enviados para análise laboratorial fora do estado, para comprovar a não ocorrência de casos de influenza aviária.

A realização de barreiras sanitárias também é estabelecida em pontos estratégicos de entrada e saída, como rodovias, para controlar o trânsito de animais e produtos avícolas, principalmente carne de frango e ovos. Essas barreiras verificam se os produtos estão livres de doenças e atendem aos requisitos sanitários exigidos, apresentando o Guia de Trânsito Animal (GTA).

Para Everton Arruda, coordenador estadual do Programa de Sanidade Avícola, a população do Acre pode ficar tranquila, pois o foco da doença não está no estado: “Todas as medidas de vigilância já vêm sendo adotadas ao longo do tempo, desde o foco da doença em aves silvestres no litoral peruano. Ou seja, nossas ações de vigilância, fiscalização e conscientização vêm sendo executadas”.

O Idaf explica que o produtor é responsável pela saúde de seus animais, por isso é importante controlar o trânsito de pessoas e veículos em suas propriedades. Foto: cedida 

Vale ressaltar que ações educativas direcionadas à população sobre a importância da biossegurança, o manejo adequado das aves e como evitar a contaminação, além da fiscalização de revendas que comercializam aves vivas, também estão incluídas no plano de ação.

Mesmo diante dos casos de influenza aviária na região Sul, o Mapa explica que é seguro consumir carne de frango e ovos, desde que esses produtos tenham sido devidamente inspecionados, preparados e cozidos de acordo com as orientações de segurança alimentar.

“Reforço as palavras do Mapa: o consumo de carne de frango e ovos pode ser feito normalmente. No entanto, quero chamar a atenção do produtor rural para que reforce as medidas de biosseguridade em seus criatórios e granjas, realizando o monitoramento contínuo e tomando as precauções necessárias para evitar a propagação de doenças”, disse Everton Arruda.

O Idaf explica que o produtor é responsável pela saúde de seus animais, por isso é importante controlar o trânsito de pessoas e veículos em suas propriedades, mantendo ações como a instalação de barreiras sanitárias, a poda de árvores frutíferas para evitar que aves silvestres adentrem às granjas, a verificação das telas das granjas e o controle de roedores (ratos) e outros animais sinantrópicos (como morcegos).

O Acre é livre da influenza aviária, e medidas sanitárias são aplicadas constantemente pelo Idaf, seguindo todos os protocolos de contingenciamento previstos no Plano Nacional de Vigilância. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz derrota o ProSol e conquista o título da MGF Cup

Publicado

em

Foto divulgação: Santa Cruz marcou 19 gols na campanha da conquista do título

O Santa Cruz derrotou o ProSol por 2 a 1 neste sábado, 13, no estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná, e de maneira invicta conquistou o título da MGF Cup na categoria Sub-16. Samuel e Dheimeson marcaram os gols da conquista da Capivara.

“O Santa Cruz é um time formador e esse é o principal objetivo. Conquistar títulos é uma consequência do trabalho e serve para provar a qualidade dos nossos atletas”, declarou o técnico Maydenson Costa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez enfrenta o Votuporanguense na estreia da Copa São Paulo

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Galvez faz a última fase da preparação no interior de São Paulo

O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol(FPF) divulgou neste sábado, 13, a tabela da Copa São Paulo 2026. O Galvez, representante do futebol acreano, enfrenta o Votuporanguense, em Votuporanga, no dia 2 de janeiro, às 13h45(hora Acre). Na sequência, o Galvez joga contra o Grêmio, no dia 5, e fecha a participação na primeira fase diante do Falcon, de Sergipe, no dia 8.

“Teremos adversários difíceis, mas estamos trabalhando forte para conquistar uma vaga na segunda fase. Esse é o primeiro objetivo”, declarou o técnico Eriano Santos.

Jogos do grupo 2

Galvez x Votuporanguense no dia 2

Galvez x Grêmio no dia 5

Galvez x Falcon no dia 8

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Chelsea bate o Fluminense da Bahia e é campeão da 6ª Copa TV Gazeta

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Chelsea ganhou a competição de maneira invicta

O Chelsea bateu o Fluminense da Bahia por 3 a 1, de virada, neste sábado, 13, no ginásio do Colégio Imaculada Conceição, e conquistou o título da 6ª Copa TV Gazeta de Futsal.

As duas equipes realizaram uma partida bem disputada desde o início e o Chelsea soube aproveitar melhor as oportunidades na segunda etapa.

Goleiro e artilheiro

O goleiro Leite, do Chelsea, foi escolhido como o melhor da Copa. O pivô Raylan, do Villa City de Manuel Urbano, terminou como artilheiro com 7 gols.

Boa competição

O coordenador da 6ª Copa TV Gazeta, Auzemir Martins, aprovou o nível da competição.

“Conseguimos realizar um grande torneio. Os jogos foram equilibrados desde a primeira fase. O apoio da direção da TV Gazeta também foi fundamental para o sucesso do evento”, comentou Auzemir Martins.

Comentários

Continue lendo