Extra
ICMBio notifica colonos para saírem da Reserva Chico Mendes em Epitaciolândia
Por Wesley Cardoso, com apoio de Jonys David
Na eminência de serem expulsos, 85 famílias que moram dentro da Resex não tem para onde ir
85 famílias que moram no Ramal da Torre no Km 28 no município de Epitaciolândia estado do Acre, estão vivendo um verdadeiro drama. São pequenos agricultores que vivem basicamente da agricultura familiar. Por residirem dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, segundo relatos dos próprios moradores, terão que deixar suas propriedades com casas, fruteiras e todas as benfeitorias para atender uma ação judicial impetrada pelo Instituto.
É o caso específico da Senhora Joelma Tigre, ela mora juntamente com mais quatro pessoas incluindo criança de 4 anos em uma pequena casa a margem do ramal. O terreno mede aproximadamente 10×25 metros, segundo ela, no dia 15 de fevereiro quando estava fora de casa trabalhando, agentes do ICMbio deixaram em sua residência uma notificação dando um prazo de 15 dias para que ela desocupasse o local.
É aí que começa o drama vivido pela Senhora Joelma. Ela relata que vive de diárias para complementar o auxílio do Bolsa Família e não tem para onde ir e nem como construir outra casa.
“A minha casa não fica dentro das terras do fazendeiro que está sendo notificado, nunca derrubei uma árvore, moro na beira do ramal e se eu tiver que sair da minha casa, eu, minhas filhas e meu esposo teremos que ficar ao relento, me deram uma notificação que sequer foi entregue em minhas mãos, me disseram para entrar em contato através de um numero de WhatsApp para recorrer mais nunca consegui falar com ninguém, o prazo está vencendo e não sei o que fazer,” ressaltou angustiada a moradora.
O Senhor Sebastião Silva conhecido como ‘Neguinho’, se apresenta como representante dessas famílias, ele relata do drama vivido de todos que moram dentro da Reserva Chico Mendes, ali no Ramal da Torre.
“São 85 famílias que moram aqui há mais de 10 anos, na sua maioria vivem da agricultura familiar, o que mais me dói e saber que se essas pessoas de fato forem expulsas de suas propriedades, muitas não terão para onde ir. Eu faço um apelo para nossas autoridades como Governo, Deputados, Incra e quem mais puder nos ajudar, que façam isso o mais breve possível, pois essas famílias, muitas delas terão que morar em baixo de lonas caso sejam expulsas.
Dando seguimento a essa matéria, nossa equipe de reportagem procurará os representantes do ICMbio para que se pronunciem sobre este assunto.
Veja a matéria completa em vídeo.
Comentários
Extra
Dupla é condenada a mais de 50 anos por execução no Recanto dos Buritis
Alexsander “Mucurão” e Alisson “Pinóquio” foram considerados culpados pelo assassinato de João Luiz Cunha, executado a tiros dentro de casa em 2020.
Em sessão do júri popular realizada nesta segunda-feira (25), no Fórum Criminal de Rio Branco, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri condenou Alexsander Pereira de Souza, conhecido como “Mucurão”, e Alisson Batista Alves, apelidado de “Pinóquio”, a penas que somam mais de 50 anos de prisão.
Os dois foram considerados culpados pela execução de João Luiz de Aguiar Cunha, o “Lorim”, morto a tiros em 2 de agosto de 2020, dentro de sua casa, na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Recanto dos Buritis, no 2º Distrito da capital acreana.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os acusados invadiram a residência e dispararam diversas vezes contra a vítima, grande parte dos tiros efetuados a curta distância. A investigação apontou que o crime foi motivado por rivalidade entre facções criminosas.
Por determinação do chamado “tribunal do crime”, João Luiz foi sentenciado à morte por morar em uma área dominada por grupo rival.
Alexsander recebeu a maior pena, 30 anos de reclusão em regime fechado. Já Alisson foi condenado a 21 anos. A defesa ainda pode recorrer da decisão.
Comentários
Extra
Justiça decreta prisão de assaltante baleado em confronto com a PM em Rio Branco
Decisão foi tomada em audiência de custódia; comparsa menor de idade morreu durante troca de tiros no Ramal da Judia.
A Justiça do Acre decretou, nesta segunda-feira (25), a prisão preventiva de Elenildo de Oliveira Dantas, de 18 anos, baleado em um confronto com policiais militares do 2º Batalhão, em Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.
Elenildo, conhecido como “De Menor”, permanece internado no Pronto-Socorro da capital, sob escolta policial, após passar por cirurgia. Assim que receber alta médica, será encaminhado ao presídio.
O acusado foi atingido durante tiroteio ocorrido no último sábado (24), no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim, quando ele e um adolescente de 16 anos, identificado como Pablo Renan Alves, trocaram tiros com a polícia. O menor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo a investigação, a dupla havia invadido uma empresa e rendido uma vítima durante o assalto. Na fuga, foram localizados por militares do 2º BPM, reagiram à abordagem e acabaram alvejados.
Elenildo possui uma ficha criminal extensa, com passagens por tráfico de drogas, roubo, desobediência e posse ilegal de arma de fogo.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE ADIAMENTO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 017/2025 – COMPRAS.GOV 90017/2025
OBJETO: Registro de preços para futura e eventual Aquisição de materiais permanentes, visando atender às necessidades das diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia – AC.
Data da Abertura: 09 de setembro de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 26/08/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 25 de agosto de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Você precisa fazer login para comentar.