Conecte-se conosco

Cotidiano

ICMBio e Polícia Federal deflagram operação na bacia do Rio Purus

Publicado

em

Em uma operação de 11 dias, agentes do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal do Acre em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Boca do Acre, localizado no Amazonas, realizaram a “Operação Rios”, visando o combate à biopirataria, pesca ilegal e predatória, caça ilegal, transporte de madeira ilegal, degradação, desmatamento e porte ilegal de arma de fogo.

Ao todo foram mais de 1100 quilômetros de rios patrulhados, nos quais foram abordadas aproximadamente 25 embarcações suspeitas. A operação iniciou no dia 28 de julho e encerrou no dia 08 de agosto.

Durante a missão a equipe PF/ICMBIO se pautou em três eixos operacionais: a primeira refere-se a uma atividade educativa, na qual foi apresentado o objetivo da missão, repassado informações e elucidando dúvidas de pescadores da região; a segunda por meio de aplicação de notificações/infrações administrativas a pescadores que atuavam em área protegida; e a terceira por meio de prisões em flagrante de crimes ambientais.

A equipe identificou três embarcações com ilícitos penais de ordem ambiental, sendo necessário encaminhar três detidos a 63ª DIP da cidade de Pauini/AM e quatro detidos a 61ª DIP de Boca do Acre/AM.

Foram apreendidos 80 ovos de quelônios; 01 quelônio do tipo Tracajá e 01 ave da espécie Nambu, ambos abatidos; 23 quelônios tipo Tracajá e 01 quelônio tipo tartaruga, os quais foram devolvidos vivos ao seu habitat natural após apresentação a autoridade policial; 28 redes e arrastões diversos utilizadas na pesca predatória; 326 vigas de madeira Cumaru Ferro e 02 motosserras sem registro, utilizadas no desmatamento de madeira no entorno de terras indígenas; 01 pistola calibre 9mm; 09 escopetas e espingardas sem registro, utilizadas para caça; 118 munições e cartuchos de diversos calibres, 72 espoletas intactas e aproximadamente 05 quilos de pólvoras e chumbo utilizados na recarga de cartuchos de escopetas.

Dentre as apreensões, destaca-se quase duas toneladas de pescado fresco ilegal, sendo que uma tonelada e 900 quilos de peixe Pirarucu (apelidado de gigante da Amazônia – espécie protegida por lei federal e estadual – na qual a cultura e o transporte devem ser devidamente registrados, comprovados e autorizados). Imediatamente após apreendidos os pescados foram doados para hospitais e entidades de assistência social.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Vasco recebe o Velo Clube e tentar avançar na Copa do Brasil

Publicado

em

O Vasco recebe o Velo Clube, de São Paulo, nesta quinta, 19, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta, em duelo válido pela primeira fase da Copa Brasil. Os dois times jogam pela vitória e se a partida terminar empatada, o classificado será definido nas cobranças de pênaltis. Vasco Com uma série de problemas graves fora do gramado, o Vasco terá um time ofensivo. Os …

O post Vasco recebe o Velo Clube e tentar avançar na Copa do Brasil apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Suspeito de esfaquear ex-companheira com 16 golpes segue foragido em Sena Madureira

Publicado

em

Crime é investigado como tentativa de feminicídio; vítima sobreviveu e está em recuperação

O homem identificado como José do Morro é apontado como principal suspeito de esfaquear a ex-companheira, Ocileide Alípio Coutinho, de 40 anos, em um crime registrado nesta quarta-feira (18), em Sena Madureira, no interior do estado. Até o momento, ele não foi localizado e continua foragido.

De acordo com as informações apuradas, a vítima foi atingida com ao menos 16 perfurações durante o ataque. Após a agressão, Ocileide foi socorrida e encaminhada ao Hospital João Câncio Fernandes, onde recebeu atendimento médico. Apesar da gravidade dos ferimentos, ela sobreviveu e permanece em recuperação.

Horas depois do crime, o suspeito publicou uma mensagem em tom de despedida no status do WhatsApp. No texto, afirmou estar vivendo “o pior dia” de sua vida, declarou ter cometido um erro e disse não saber se voltará a ser visto. A publicação rapidamente circulou entre familiares e conhecidos, ganhando repercussão nas redes sociais.

O caso é tratado como tentativa de feminicídio e mobiliza as forças de segurança do município, que seguem em buscas para localizar o suspeito. A polícia pede que qualquer informação que possa contribuir para a captura seja repassada de forma anônima às autoridades.

As investigações continuam.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Banco é condenado após ‘rapar’ todo o salário de homem por dívidas

Publicado

em

Marcello Casal JRAGÊNCIA BRASIL
Imagem colorida de cinquenta reais

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve a condenação de um banco que reteve o salário integral de um trabalhador no momento em que o dinheiro caiu na conta. Para a Primeira Câmara de Direito Privado da corte, houve falha na prestação do serviço bancário.

O valor retido foi utilizado pelo banco para quitar parcelas de contratos, sem que houvesse comprovação de autorização específica do cliente para o desconto direto na conta.

Para a corte, mesmo existindo a dívida, a instituição não pode se apropriar do salário do consumidor de forma automática. No entendimento dos magistrados, a instituição bancária deve buscar meios legais adequados para a cobrança, sem comprometer recursos destinados para despesas básicas do cliente.

O banco terá que devolver o valor “rapado” da conta.

Segundo o colegiado, não ficou comprovada autorização específica para que o banco realizasse débitos diretamente sobre o saldo da conta em que a cliente recebe seus vencimentos.

Para a Câmara, a retenção total do salário ultrapassa mero aborrecimento e configura dano moral, pois afeta diretamente a dignidade da pessoa e o chamado mínimo existencial.

O banco terá que pagar uma indenização para o consumidor, além de arcar sozinho com as custas e honorários dos advogados.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo