Conecte-se conosco

Acre

IBGE tem estimativa de aumento de 25% na população da regional do Alto Acre nos últimos 12 anos

Publicado

em

Os dados de estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) demonstraram um acréscimo considerável da população da regional do Alto Acre compostos pelos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.

No município de Assis Brasil, o ultimo levantamento no ano de 2010 mostra uma população total de 6.072 pessoas, em 2021, foi analisado a estimativa de população no município de 7.649 de acordo com o IBGE.

Captura IBGE – Município de Assis Brasil

O aumento populacional de acordo com a estimativa era de 25,97%. Dentre os quatro município da regional, Assis Brasil é o município com menor quantidade de habitantes existentes.

 

O município de Brasiléia lidera o ranking de habitantes na regional, antes contavam com 21.398 populares e tem um calculo aproximado de uma população de 27.123 de acordo com o ultimo levantamento de 2021. É um aumento de 26,75% de populares residentes no município.

Captura IBGE – Município de Brasiléia

 

A segunda cidade com maior numero de população é o município de Epitaciolândia que de acordo com o ultimo censo do IBGE em 2010, contava com 15.100 habitantes e em 2021 a estimativa era de 18.979.

Captura IBGE – Município de Epitaciolândia

,

Epitaciolândia teve uma estimativa de acréscimo populacional de 25,68% de acordo com o IBGE.

 

A queridinha do Acre, Xapuri, também obteve uma estimativa de acréscimo populacional superior a 20%. De acordo com o IBGE, a população do município que em 2010 era de 16.091, teve uma estimativa de 19.866, são 23,46% populares a mais no município de acordo com as estimativas do Instituto.

Captura IBGE – Município de Xapuri

Ao todo, os quatros municípios que somavam uma população de 58.661, hoje tem uma estimativa de 73.617 de acordo com o IBGE. São 25,5% populares a mais alocados nos quatros municípios da regional do Alto Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre homologa resultado do processo seletivo do programa Bolsa Mais Professores

Publicado

em

O governo do Acre publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 11, a homologação do resultado final do Processo Seletivo Simplificado nº 003/SEE, destinado à seleção de docentes para atuação no Programa Bolsa Mais Professores.

Resultado final do Bolsa Mais Professores foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 11. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), integra a política de valorização do magistério e de fortalecimento da aprendizagem na rede pública estadual. O programa prevê o pagamento de bolsa mensal no valor de R$ 2.100 para os professores selecionados, conforme estabelecido em edital.

Ao todo, 181 candidatos tiveram seus nomes homologados no resultado final, distribuídos em diversos municípios do estado, conforme classificação e pontuação obtidas no certame.

O resultado contempla candidatos para Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Plácido de Castro, Brasileia, Porto Acre, Rodrigues Alves, Xapuri, Capixaba, Marechal Thaumaturgo e Senador Guiomard, entre outros.

Lista com 181 candidatos homologados contempla municípios de todas as regionais do Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Com a homologação, fica autorizado o prosseguimento das próximas etapas do processo, especialmente no que se refere à convocação, alocação e demais providências administrativas previstas no edital.

A SEE orienta que os candidatos aprovados acompanhem atentamente as publicações oficiais nos canais institucionais e no Diário Oficial do Estado, a fim de obter informações sobre convocações, prazos e procedimentos necessários para a efetivação da atuação no programa.

Eventuais esclarecimentos poderão ser solicitados por meio do endereço eletrônico: [email protected].

Programa Bolsa Mais Professores

O programa federal busca reforçar o quadro docente em escolas que enfrentam carência de professores no ensino fundamental (anos finais) e no ensino médio. As unidades contempladas são definidas como escolas elegíveis, segundo critérios técnicos que consideram a vulnerabilidade socioeconômica, o desempenho educacional e a necessidade de alocação de profissionais.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite alerta de chuvas intensas para nove municípios do Acre

Publicado

em

Aviso de perigo potencial prevê ventos de até 60 km/h e acumulado de 50 milímetros ao longo do dia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (11) um aviso de chuvas intensas para nove municípios do Acre, incluindo Rio Branco. O alerta é classificado como de “Perigo Potencial” e tem validade das 8h58 até as 23h59.

O aviso abrange os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira e Xapuri.

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros no acumulado diário. O órgão também alerta para a possibilidade de ventos intensos, com rajadas que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Embora o risco seja considerado baixo, o instituto destaca a possibilidade de ocorrências como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.

Entre as recomendações, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e de incidência de raios. Também é aconselhado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre decreta ponto facultativo durante o Carnaval de 2026

Publicado

em

Repartições estaduais não terão expediente entre os dias 16 e 18 de fevereiro; serviços essenciais seguem funcionando

O governo do Acre estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nos dias 16 (segunda-feira), 17 (terça-feira) e 18 de fevereiro (quarta-feira), em razão do período de Carnaval. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dentro do calendário oficial de fevereiro de 2026.

Com a decisão, as secretarias estaduais e demais órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo não terão expediente nesses três dias. O funcionamento normal das atividades administrativas será retomado na quinta-feira (19).

Apesar da suspensão nas repartições administrativas, os serviços considerados essenciais seguirão funcionando normalmente durante todo o período. Permanecem em atendimento as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e as delegacias em todo o estado, garantindo assistência à população em casos de urgência e emergência.

Comentários

Continue lendo