Acre
IBGE: Acre lidera ranking nacional de mães adolescentes

Foto: Reprodução/Freepik
O Acre registrou, em 2023, o maior percentual de nascimentos de filhos de mães adolescentes em todo o país. De acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2023, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21,4% dos partos no estado foram de mulheres com até 19 anos de idade.
Na prática, uma em cada cinco mães no estado tinha até 19 anos no momento do parto. Do total de 14.147 nascidos vivos registrados no Acre em 2023, mais de 3 mil são filhos de mães adolescentes.
Vale destacar que, segundo a definição do IBGE, a adolescência compreende a faixa etária entre 10 e 19 anos. O índice registrado no ano passado mantém a média observada em 2022, quando 3.198 crianças nasceram de mães adolescentes — naquele ano, o Acre também liderou o ranking nacional.
O relatório do IBGE aponta fatores que podem estar associados aos altos percentuais de maternidade na adolescência, como:
Nível de escolaridade alcançado pela mãe;
Condição de moradia (urbana ou rural);
Cor ou raça autodeclarada da mulher.
Além de liderar em nascimentos entre adolescentes, o Acre também aparece entre os cinco estados com os menores percentuais de mães com 30 anos ou mais no momento do parto. Apenas 29,9% dos nascidos vivos em 2023 no estado são filhos de mulheres nessa faixa etária — à frente apenas de Roraima e Maranhão (29%), Amazonas (28,5%) e Pará (27,6%).
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.