Cotidiano
Hulk pune Cruzeiro e garante vitória do Atlético em clássico mineiro
O Atlético levou a melhor no clássico mineiro disputado em Uberlândia na noite deste sábado. Everson e Hulk fizeram a diferença a favor do alvinegro, enquanto o Cruzeiro não contou com o melhor do seu goleiro e de seus homens de frente.
Com o resultado, o Galo vai dormir na vice liderança do Brasileirão com 17 pontos. O Cruzeiro amarga um momento de instabilidade com apenas uma vitória em sete jogos e estaciona no nono lugar com 13 pontos.
Hulk faz a diferença
O primeiro tempo no Parque do Sabiá começou bem truncado, com cara de clássico, mas embalou com o passar dos minutos. Os times sentiram muita dificuldade para criar suas jogadas no momento inicial do jogo e o clima de nervosismo era nítido, além da forte marcação tanto de Cruzeiro como de Atlético buscando anular o ataque do adversário.
Aos 25 minutos o jogo mudou e foi com gol. Hulk tentou arrancada no campo de ataque e foi parado por Matheus Jussa, que recebeu amarelo. Na cobrança, mesmo de longa distância, o ídolo alvinegro arriscou direto para o gol e surpreendeu o goleiro Rafael Cabral. O arqueiro cruzeirense não teve um bom tempo de reação e a bola entrou no seu canto esquerdo. 1 a 0 a favor do Galo.
Após o gol, o jogo ficou mais aberto e o Cruzeiro tentou responder chegando mais no ataque, principalmente pela esquerda com Marlon e Bruno Rodrigues. No entanto, foi o Atlético quem quase ampliou: Hyoran cobrou falta e a bola parou na rede após desvio, mas impedimento foi marcado e depois confirmado pelo VAR.
Devido a paralisações e reclamações, o primeiro tempo teve 10 minutos de acréscimo. Ainda deu tempo do Cruzeiro também ter seu gol anulado: após cobrança de escanteio, a bola sobrou na pequena área e Wallisson tentou finalizar, mas mandou a bola na cabeça de Luciano Castán que colocou na rede. O zagueiro estava, no entanto, afrente da linha da bola e o impedimento foi marcado.
Everson segura para o Galo
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo tomando ainda mais a iniciativa em busca de um gol de empate. Nos primeiros 15 minutos, a Raposa criou alguns bons ataques e só não empatou porque Everson estava fazendo a diferença embaixa da meta atleticana. Em cobrança de falta de Marlon, a bola desviou em Rubens e foi na direção do gol, mas o goleiro do Galo foi nela para evitar o empate.
Pouco depois, outra grande chance do Cruzeiro. Após cercar a área adversária, Marlon apareceu de novo, dessa vez com cruzamento, para Wesley cabecear na segunda trave e exigir bela defesa de Everson. Pepa ainda optou por trocar Jussa e Gilberto por Machado e Henrique Dourado na procura pelo empate.
O Atlético limitou-se a defender neste segundo tempo. Praticamente não se viu Hulk e Paulinho fazendo jogadas ofensivas ou até mesmo puxando contra-ataques. Já o Cruzeiro seguia insistindo e teve algumas boas chances com Dourado e Bruno Rodrigues, mas nada extremamente perigoso contra o gol alvinegro.
Mais uma vez os acréscimos foram longos. Oito minutos adicionados pelo árbitro enquanto o Cruzeiro ainda tentava buscar o seu gol. O time azul de Minas Gerais finalizou muitas vezes durante a partida, mas não venceu Everson. Nos instantes finais, Machado arriscou de média distância e o goleiro atleticano caiu para defender firme. Vitória do Galo em Uberlândia.
Comentários
Cotidiano
Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste
A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe
Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.
O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.
Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.
A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.
De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”
O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.
Comentários
Cotidiano
Polícia faz duas apreensões de drogas e prende cinco pessoas em Tarauacá
Os três homens foram presos na ação, eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais
Duas apreensões de drogas foram realizadas pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 30, em Tarauacá e cinco pessoas foram presos, sendo quatro por tráfico. Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.
A primeira apreensão aconteceu na rua Lauriete Borges, bairro Triângulo, quando a PM percebeu uma movimentação estranha em um estabelecimento comercial. Um homem que estava no local demonstrou nervosismo ao notar a presença policial e tentou se esconder nos fundos, onde foi flagrado escondendo entorpecentes.
No total, três homens foram presos na ação e admitiram estar envolvidos na venda de drogas há cerca de um ano na região. Eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.
Já na rua Benjamin Constant, a Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, prendeu em flagrante Rafael Vasconcelos de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. Segundo a PM, ele já tem diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa.
Você precisa fazer login para comentar.