Conecte-se conosco

Extra

Hospital de Xapuri não retornará mais para prédio alagado

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

Diretamente afetado pelas últimas três enchentes do Rio Acre, o hospital Epaminondas Jácome, de Xapuri, precisou ser transferido para outro local nas últimas duas, no ano de 2015 e, agora, em 2023, quando a estrutura da unidade de saúde foi levada para as instalações da Universidade Federal do Acre (UFAC) no município.

As condições da estrutura física do hospital de Xapuri, que já não são as melhores há pelo menos duas décadas, se agravaram muito com a enchente de 2015, quando o prédio foi inundado até a altura da metade de suas paredes. De lá para cá, as reformas que foram feitas não melhoraram a situação.

Neste ano, as águas do rio atingiram a parte de trás do hospital, sem efetivamente inundar o prédio, mas o impacto não deixou de ser relevante. O mal cheiro das águas do rio que chegaram pela rede de esgotos fez com que a decisão de mais uma vez sair do local fosse altamente providencial.

No prédio do Núcleo da UFAC, foram instaladas as enfermarias, a farmácia e a cozinha do hospital, entre outros espaços, passando o atendimento do pronto socorro a funcionar no Centro de Saúde Félix Bestene Neto, localizado em frente às instalações da universidade federal.

De acordo com o diretor do hospital, Celso Paraná, os primeiros momentos estão sendo difíceis, pela falta de adequação dos espaços à estrutura que o hospital possui, mas, segundo ele, a intenção é não mais voltar para o antigo e problemático prédio que já foi evacuado duas vezes por enchentes.

“Ninguém pensa em voltar para aquele local. Não sabemos o que vai acontecer, mas posso adiantar que tratativas acontecerão para que em um futuro próximo o hospital de Xapuri tenha um novo e merecido local para bem atender a nossa população”, afirmou o gestor da unidade de saúde.

 

A reportagem procurou pelo secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, que confirmou o que disse o diretor Celso Paraná. De acordo com ele, a ideia é que o hospital use o espaço da UFAC temporariamente até que sejam captados recursos para a construção de um novo hospital em Xapuri.

“O prefeito já se posicionou quanto ao terreno ali em frente ao aeródromo do município e a ideia é de que a gente não passe por situações similares a essa em outras enchentes e que a gente construa um novo hospital na cidade, mas isso ainda está sendo desenhado, apesar de ser para o quanto antes”, disse Pascoal.

O secretário também informou que será discutido com a reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, o tempo de disponibilização do espaço do prédio para o uso pelo hospital e disse que há, inclusive, a ideia de adequar a unidade como um braço da instituição, mas sem nada pactuado ainda.

Comentários

Extra

Melhores árbitros do estadual de 2023 são homenageados pelo site oaltoacre

Publicado

em

Aproveitando seus 18 anos de fundação, o site de notícias oaltoacre.com, premiou na noite desta sexta-feira (26), no auditório da Secretaria de Agricultura, os melhores árbitros e assistentes que desempenharam seus trabalhos durante a temporada do estadual 2023.

A solenidade contou com a presença dos árbitros que trabalharam no estadual. O editor de esportes do site, Paulo Célio, que idealizou e realizou toda a premiação dos homenageados.

O diretor geral Alexandre Lima, em virtude de problema de saúde no dia da premiação não pode participar do evento, registrando aqui, seu pedido de desculpas a todos.

A ação, foi referenciada por todos pela atitude, já que pela primeira vez, acontece uma premiação inédita para os árbitros. O Presidente da Associação dos árbitros, José Costa Lima, se surpreendeu e em nome de todos, disse que uma atitude desse tipo devia surgir da entidade máxima, e não de um órgão de imprensa que fez pela primeira vez, uma cobertura de um estadual.

O Diretor de arbitragem Josemir Raulino, não pode estar presente devido alguns compromissos, mas, foi representado pelo árbitro assistente Renner Santos, que recebeu a sua homenagem.

Os premiados foram:

Marcelo Oliveira e Juan Santos – como os melhores 4º árbitros

Antônio Marivaldo, Roseane Amorim e Carlos Alberto – como 3º melhor trio de árbitros.

Jackson Rodrigues, Verônica Severino e Antônio Neilson – como 2º melhor trio de árbitros.

Jose Costa Lima, lago Nascimento e Francelino Pinheiro – Como 1º melhor trio de árbitros.

Marcelo Oliveira e Juan Santos – como os melhores 4º árbitros

Antônio Marivaldo, Roseane Amorim e Carlos Alberto – como 3º melhor trio de árbitros.

 

Jackson Rodrigues, Verônica Severino e Antônio Neilson – como 2º melhor trio de árbitros.

Jose Costa Lima, lago Nascimento e Francelino Pinheiro – Como 1º melhor trio de árbitros.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Forças de Segurança apreendem pneus e gasolina contrabandeados na BR 317

Publicado

em

Uma ação realizada na BR 317, sentido Epitaciolândia/Rio Branco, e3vitou que uma carga contendo vários pneus e gasolina adquiridos no lado boliviano de Cobija, capital do estado de Pando, que faz divisa com o Acre.

Segundo foi apurado, homens do Grupo Especial de Fronteira – Gefron, juntamente com homens do CPCães do 5º Batalhão do Acre e Polícia Federal, montaram barreira afim de realizar abordagens de rotina em veículos que trafegam na BR 317.

Foi quando pararam um veículo tipo caminhão, conduzido por um cidadão que entrou em contradição durante a conversa com os policiais, além de demonstrar nervosismo, fazendo com que os policiais realizassem uma vistoria mais minuciosa no veículo.

De pronto, foi descoberto o motivo do nervosismo do motorista. O mesmo tentava levar até a capital acreana, uma carga de pneus além de várias garrafas de gasolina de forma clandestina adquiridos na cidade boliviana de Cobija.

Por não haver notas fiscais e declaração, o homem recebeu voz de prisão e teve toda a carga apreendida, onde caracteriza crime de contrabando se define pela importação ou exportação de mercadoria proibida no país, e possui previsão expressa no artigo 334-A do atual Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de dois a cinco anos.

O homem e toda a carga foram levados para a delegacia da Polícia Federal, localizada na cidade de Epitaciolândia, onde será dado o perdimento ou doação.

Comentários

Continue lendo

Extra

Crime bárbaro: Colono é morto por enteada a golpes de facão e tem cabeça decepada na zona rural de Brasiléia

Publicado

em

Seu João não resistiu aos ferimentos e morreu em sua propriedade.

Um bárbaro crime ocorreu na zona rural do município de Brasiléia, no final do dia desta quinta-feira, dia 25. O local seria em uma localidade no km 59 da BR 317 (Estrada do Pacífico), com mais 28 km de ramal até chegar na casa.

Foi feito o registro por volta das 18:40 dando conta de um homicídio no local citado. Equipes da Polícia Civil e Militar do 5º Batalhão, se deslocaram averiguar a denuncia do possível homicídio.

Momento da chegada da mulher na delegacia de Brasiléia.

As primeiras informações davam conta que a uma mulher, possível enteada, teria matado seu padrasto com um tiro de espingarda, a vítima identificada como João Francisco do nascimento, de 73 anos, conhecido como João ‘Mãozinha’, era bastante conhecido por comercializar frutas em uma quitanda ao lado da Garagem Municipal.

Logo em seguida, outros rumores davam conta que o colono teria sido ferido a golpes de facão (terçado) e a cabeça tinha sido cortada, mas, não havia a confirmação oficial.

Leone, de 40 anos, foi localizada andando sozinha no ramal cerca de 10km da casa enquanto o corpo estava no lado de fora da casa.

Foi quando imagens da possível suspeita, do corpo passaram a circular em grupos sociais, mostrando o corpo do colono sem a cabeça ensanguentado.

Foi quando a equipe chegou no local e comprovou os fatos. A autora, identificada como Leone Oliveira do Nascimento, de 40 anos, foi localizada andando sozinha no ramal cerca de 10km da casa enquanto o corpo estava no lado de fora.

As primeiras informações são que, a autora que toma remédios controlados, teria ingerido bebida alcoólica misturando tudo. A vítima estava serrando madeira, quando foi surpreendido com vários golpes na região da cabeça até ser degolado.

O caso está sob o comando do delegado Ricardo Castro, que esteve no local juntamente com sua equipe de investigadores e policiais militares. O corpo foi recolhido e levado para a delegacia e preparado para transferência ao IML na Capital, onde passará por autopsia.

A mulher também foi conduzida para a delegacia demonstrando possíveis distúrbios mentais. O caso está em aberto podendo ter mais informações nas próximas horas, ou até dias até fechar junto a justiça.

Comentários

Continue lendo

Em alta