Conecte-se conosco

Acre

Homicida que matou desafeto a pauladas em Epitaciolândia é preso em Plácido de Castro

Publicado

em

Ação de policiais de Plácido de Castro foi fundamental para prender acusado

Alexandre Lima

Chegada de Vanilson em Epitaciolândia na tarde desta quinta-feira (24), para ser ouvido e depois tranferido para o presídio na Capital. foto: Alexandre Lima

Chegada de Vanilson em Epitaciolândia na tarde desta quinta-feira (24), para ser ouvido e depois transferido para o presídio na Capital. Foto: Alexandre Lima

O crime ocorreu depois de uma bebedeira no final do mês de outubro de 2012, no Ramal da Piçarreira, localizado na zona rural do município de Epitaciolândia, que ligado à BR 317, sentido Rio Branco, Capital do Acre.

O acusado, Vanilson Acha Oliveira (32), que estaria em liberdade condicional depois de se envolver numa tentativa de homicídio, tentava levar a vida tranquila na zona rural de Epitaciolândia até se encontrar com Venâncio Lima Neto, na época com 40 anos.

Os dois já haviam tido uma desavença onde foram às vias de fatos (briga), mas tentavam deixar isso pra lá e fizeram as pazes até se encontrar, resolveram comprar umas garrafas de cachaça e passaram a noite bebendo, até se desentenderem de novo.

A confusão foi generalizada, com ameaças e direito da ‘turma do deixa prá lá’ se envolver para apartar a briga. Foi quando Vanilson saiu da casa e deixando a entender que iria embora e que tudo estaria resolvido e ninguém saiu ferido.

Depois de algum tempo e já de madrugada, Venâncio também resolveu que ia para casa, mas não sabia que sua vida estava por terminar. A poucos metros da casa onde estava bebendo, foi atacado por Venilson que lhe acertou golpes na cabeça com um pedaço de pau.

Venâncio não teve chance ao ser atacado por Venilson e morto a golpes de pau na cabeça - Foto: Arquivo

Venâncio não teve chance ao ser atacado por Venilson e morto a golpes de pau na cabeça – Foto: Arquivo

Venâncio caiu no chão desmaiado, mas, ainda receberia outros fatais e morreria ali mesmo. Segundo testemunhas que constam no inquérito policial, o acusado foi embora tomando rumo ignorado até esta quinta-feira, dia 24, cerca de três meses depois quando foi localizado em Plácido de Castro.

Venilson sabia que poderia ser preso a qualquer momento, e falou que teria se entregado no início desta semana, mas, não conseguiu contratar um advogado. Falou que estava tentando levar a vida pelos seringais da Bolívia catando castanha e cortando seringa, além de trabalhos braçais pelas colônias.

Sua chegada aconteceu por volta das 17:40 na cidade de Epitaciolândia. O homicida seria ouvido pelo escrivão de plantão e ainda seria transferido para o presídio estadual na Capital, até o pronunciamento da Justiça sobre seu caso.

Vanilson poderá ser condenado a cerca de 15 anos de reclusão pelo crime banal duplamente qualificado, além de ser reincidente.

Relembre o caso:

Homem é assassinado a pauladas na zona rural de Epitaciolândia

Venilson irá esperar pronunciamento da Justiça no presídio - Foto: Alexandre Lima

Venilson irá esperar pronunciamento da Justiça no presídio – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Defesa Civil registra nova redução no nível do Rio Acre na capital

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O nível do Rio Acre segue em tendência de vazante em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 15h desta sexta-feira, 23, o rio marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

Ao longo do dia, o rio apresentou queda gradual no nível das águas. Pela manhã, às 5h19, o Rio Acre registrava 14,57 metros, recuando para 14,51 metros às 9h e 14,44 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de diminuição do volume.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado foi de 2 milímetros, considerado baixo, o que contribui para a redução do nível do rio.
A cota de alerta na capital acreana é de 13,50 metros, e, apesar da vazante, o Rio Acre ainda permanece acima desse patamar, mantendo a Defesa Civil em estado de monitoramento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça do Acre oferece serviço gratuito para reconhecimento de paternidade pelo programa “Pai Presente”

Publicado

em

Procedimento não tem custo e pode ser feito por mães, pais ou pelo próprio interessado; processo consensual leva até 45 dias

O programa também contempla o reconhecimento da paternidade socioafetiva, como nos casos de padrastos que assumiram o papel paterno, desde que haja manifestação voluntária. Foto: captada 

O Tribunal de Justiça do Acre disponibiliza gratuitamente o serviço de reconhecimento de paternidade por meio do programa Pai Presente, que oferece orientação jurídica e apoio a mães, pais e pessoas sem o nome do pai no registro civil. Em entrevista ao Boletim TJ Acre, a juíza Luana Campos, titular da Vara de Registros Públicos de Rio Branco, explicou que o procedimento não gera custos em nenhuma etapa.

O pedido pode ser feito pela mãe, pelo pai ou pelo próprio interessado. Quando o registro é feito sem o pai, o cartório encaminha o caso ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde se inicia uma averiguação pré-processual. Se houver consenso, o prazo médio é de 45 dias; se necessário exame de DNA, o processo pode se estender.

A juíza destacou a importância do reconhecimento para garantir cidadania, identidade e direitos fundamentais. Em 2024, mais de 91 mil crianças no Brasil foram registradas sem o nome do pai, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Em Rio Branco, o atendimento ocorre na Cidade da Justiça. Informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (68) 3212-8724 ou no Cejusc pelos telefones (68) 9982-2031 e (68) 9982-2032.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota pública sobre o Carnaval da Família

Publicado

em

O governo do Estado do Acre informa à população que, em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento, não realizará, neste ano, o tradicional Carnaval da Família.

A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio.

Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais.

O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana.

Governo do Estado do Acre

 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo