Acre
Homem que tentou matar outro por ciúmes da esposa é pronunciado a júri popular no Acre
Fábio de Paiva feriu um homem com golpes de canivete durante uma briga em junho deste ano na zona rural de Plácido de Castro. Defesa afirma confusão não foi motivada por ciúmes e que vai recorrer da decisão.
A Justiça do Acre pronunciou a júri popular Fábio Ferreira de Paiva por tentativa de homicídio qualificado, praticada em junho deste ano na zona rural de Plácido de Castro, interior do estado. Segundo a denúncia, Paiva tentou matar um homem a golpes de canivete por ciúmes da esposa.
O crime ocorreu em um bar no Km 58 da Rodovia AC-40. Paiva e o homem teria entrado em luta corporal após um desentendimento no estabelecimento. Ambos ficaram feridos, contudo, Paiva desferiu vários golpes de canivete na cabeça e pescoço da vítima.
O acusado está preso desde à época do crime. Ele não pode recorrer da decisão em liberdade. O advogado dele afirmou que vai recorrer da decisão por acreditar que houve legítima defesa no caso.
A decisão da pronúncia foi divulgada pelo Juízo da Vara Criminal de Plácido de Castro no Diário da Justiça Eletrônico dessa segunda-feira (26). Segundo o Tribunal de Justiça (TJ-AC), após apreciar a representação criminal, a juíza de Direito Isabelle Sacramento decidiu que o réu será julgado por um júri popular porque ficaram comprovadas a materialidade e a autoria do acusado.
“O réu somente foi parado diante da intervenção de terceiros, tendo (…) atingido a região do pescoço (da vítima), gerando (grande sangramento e) risco de morte”, destaca.
Legítima defesa
O advogado Luiz Carlos Fernandes afirmou que Fábio Paiva estava no bar com a esposa quando houve uma discussão, inicialmente, entre o casal. Um homem que estava próximo se intrometeu e acabou batendo no acusado.
Fernandes diz que os dois homens não se conheciam e tinham ingerido bebidas alcoólicas antes da briga.
“A acusação coloca como se fosse uma motivação por ciúmes, mas, na verdade, foi uma discussão entre marido e mulher, uma terceira pessoa interveio e agrediu fisicamente o Fábio, que foi para cima para as vias de fato, no meio da briga acabou puxando um canivete para se defender e acabou cortando o outro rapaz”, argumentou.
A defesa explicou também que o acusado foi jogado no chão e levou alguns socos. O advogado chegou a entrar com alguns pedidos de liberdade para Paiva, mas a Justiça nunca concedeu a soltura do rapaz.
Ainda segundo o advogado, o acusado tem quatro filhos pequenos e precisava trabalhar para sustentar a família.
“Não foi aceito porque a juíza alegou que ainda tinha a necessidade de manter ele preso devido ao fato de ter sido na zona rural, uma comunidade pequena, que todo mundo se conhece e que deveriam ficar afastados. Só que o endereço dele não é mais lá, a família dele é de Senador Guiomard, não teria mais necessidade de manter ele preso”, justificou.
Comentários
Acre
Paciente tenta fugir de hospital no AM com soro na veia; vídeo viraliza
Homem desorientado foi contido por segurança após tentativa de fuga inusitada no Hospital Geral de Itacoatiara; cenas chamaram atenção nas redes sociais.

Screenshot
Um paciente não identificado tentou fugir do Hospital Geral José Mendes, em Itacoatiara (AM), no último domingo (6), ainda com o acesso venoso e o soro conectado ao braço. O momento foi registrado por uma testemunha e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, o homem aparece com uma camisa cobrindo a cabeça, visivelmente confuso, enquanto caminha pelos corredores segurando o suporte do soro. Testemunhas alertaram um segurança, que conseguiu impedir sua saída do prédio.
O caso chamou atenção pelo modo incomum da tentativa de fuga, já que o paciente ainda estava em tratamento. O vídeo, que circulou amplamente na internet, gerou debates sobre as condições de atendimento e supervisão em unidades de saúde da região.
Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o estado de saúde do homem ou as circunstâncias do incidente.
VÍDEO:
Comentários
Acre
Ufac abre seleção para professores em parceria com Motorola e Fundape

Foto: Arquivo
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), publicou nesta segunda-feira, 7, o Edital nº 09/2025 com objetivo de formar um banco de professores desenvolvedores seniores para atuar no projeto de capacitação “Web Academy”, fruto de um convênio com empresas como Motorola, Flextronics e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundape).
O edital prevê a seleção de professores para atuar nas turmas 7 e 8 do curso de capacitação, mas os aprovados poderão compor o banco de docentes para futuras turmas, desde que haja compatibilidade entre o perfil do candidato e as disciplinas a serem ofertadas.
A exigência mínima é de graduação nas áreas de Computação — incluindo cursos como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas — além de vínculo formal com instituições conveniadas à Fundape e experiência comprovada de pelo menos três anos no ensino superior.
As atividades docentes são presenciais e remuneradas via bolsas com valor de R$ 170,00 por hora-aula, acrescido de 23,33% referentes ao planejamento pedagógico. O pagamento será feito mediante envio de relatórios e diretamente pela Fundape.
O processo de seleção será realizado em fase única, composta pela análise documental e curricular dos candidatos. O envio da documentação deve ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço [email protected], com o assunto “Inscrição Professor Web Academy: código_da_disciplina – nome_do_candidato”.
A lista dos aprovados será publicada no site da Ufac e a convocação seguirá estritamente a ordem de classificação. O edital ainda estabelece critérios de desempate como titulação acadêmica, produção científica e idade.
Confira:
Comentários
Acre
Polícia Militar do Acre prende mais um suspeito por homicídio de vigilante em Rio Branco
Criminoso foi encontrado escondido em casa em construção após fugir de abordagem; outros dois envolvidos já estavam detidos, incluindo um baleado durante o crime.
A Polícia Militar do Acre prendeu, nesta segunda-feira (7), mais um suspeito de envolvimento no assassinato do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, no bairro Palheiral, em Rio Branco. O indivíduo foi capturado após tentativa de fuga e esconderijo em uma obra abandonada.
De acordo com a PM, o homem foi localizado na Rua Blumenau, onde populares ajudaram a identificá-lo. Ele se escondeu atrás de uma tampa de caixa d’água em uma construção, mas foi surpreendido pelos policiais. O suspeito foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para interrogatório.
Outro acusado já havia sido detido no bairro Calafate, enquanto um terceiro envolvido, baleado durante o confronto com a vítima, permanece hospitalizado sob custódia. As investigações continuam para apurar detalhes do crime.
Você precisa fazer login para comentar.