Acre
Homem é executado com tiro na nuca enquanto bebia cerveja em Brasiléia
Alexandre Lima
Um crime está sendo investigado pelas autoridades do município de Brasiléia, desde às 20h20 deste sábado, dia 29, após registrarem um homicídio no Bairro Leonardo Barbosa, próximo a escola Elson Dias Dantas, zona periférica da cidade.
Segundo foi apurado até o momento, Janes dos Santos Nascimento (35), estaria bebendo cerveja com colegas sentado encima de uma pernamanca da cerca, quando alguém se aproveitou da escuridão e se aproximou por trás sem que ele percebesse.
O assassino acertou na sua nuca com um tiro certeiro, fazendo com que Janes caísse trás mortalmente, ferido fazendo com parte de massa encefálica fosse perdida após o projétil sair do outro lado. As pessoas que estavam próximo não conseguiram ver quem fez o disparo, já que saiu correndo na escuridão e por dentro do mato.
Socorristas dos Bombeiros foram acionados para realizarem o resgate de Janes. Mesmo com os primeiros socorros realizados no hospital Raimundo Chaar, nada pode ser feito por ter chegado sem vida.
As autoridades locais estão trabalhando com várias hipóteses, uma vez que Janes era investigado por tráfico de drogas na fronteira, inclusive sendo preso em Fevereiro passado por ordem judicial emitida
pela Comarca do Município.
O corpo de Janes foi levado para o IML na Capital para os procedimentos de praxe e em seguida ser liberado aos parentes. Não está descartado a hipótese de disputa entre grupos de facções rivais que vem se instalando na fronteira que lutam por territórios.
Esse seria a terceira morte, além das outras duas ocorridas tentativas a cerca de uma semana atrás e as tentativas desde o início do ano.
Mais informações a qualquer momento.
Matérias relacionadas:
Polícia Civil cumpre mandado de prisão para acusados de tráfico de drogas em Brasiléia
Homens de moto matam Tiririca com cinco tiros no peito em Brasiléia
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.