Cotidiano
Homem desaparece e mulher descobre que ele está em coma na UTI de hospital no AC
Crime ocorreu na madrugada de domingo (23), no bairro Cidade Nova, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Mulher diz que só soube do paradeiro dele na noite de segunda (24).

Fernando da Silva está internado na UTI do Huerb, após ser agredido durante bebedeira em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal
Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco
Após ficar sem notícias do marido por mais de um dia, a assessora parlamentar Francisca Siqueira, de 41 anos, descobriu que ele estava em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
Fernando Roberto da Silva, de 53 anos, foi agredido a pauladas por três homens durante uma bebedeira. O delegado da 2ª Regional, Jarlen Alexandre, afirmou que o caso ainda não foi apresentado na delegacia. “Ao tomar conhecimento, a Polícia Civil está diligenciando para descobrir quem foi que lesionou a vítima”, disse.
Francisca conta que o marido saiu de casa, no sábado (22), no bairro Santa Inês, para beber e não voltou. Segundo ela, na noite do sábado começou a ligar no celular de Silva, mas só caía na caixa postal. Ela só foi saber do paradeiro dele na noite de segunda (24).
“Fui no 2º Batalhão da Polícia Militar e eles informaram que tinham tido uma ocorrência no bairro Cidade Nova, próximo ao hotel rodoviário e que um homem tinha sido levado para o hospital pelo Samu em estado greve. Corri para o hospital para ter certeza que era ele. Como ele foi achado sem carteira e sem celular, foi internado como desconhecido”, disse a mulher.
Depois de saber onde tinha acontecido o crime, a mulher foi até o hotel para tentar localizar o carro que o marido estava. No local, ela ficou sabendo que ele estava com uma outra mulher no hotel e em seguida chegaram três homens e que, durante a bebedeira, acabou ocorrendo uma confusão.
“O dono abriu o apartamento que meu marido tinha alugado. No local tinha duas peças de rouba dele, o carregador do celular e muita latinha de cerveja. Na hora que estava lá, uma mulher que mora ao lado me chamou e falou que ele [Silva] estava com uma mulher e depois chegaram três caras, que ficaram bebendo e depois se desentenderam. Aí, meu marido saiu e quando voltou, esses caras estavam esperando ele e começaram a agredi-lo com pedaços de pau”, contou.
Pneumonia após aspirar sangue
A mulher disse que Silva está em estado grave no hospital e com uma pneumonia. “Ele não reagiu e como foi encontrado na beira da rua, provavelmente, aspirou muito sangue e isso ocasionou uma pneumonia. O médico disse também que ele está com alguns coágulos no cérebro”, disse.
A vítima teve um osso da face quebrado devido as agressões e precisou passar por uma cirurgia de reconstituição.
“Por enquanto, o neurologista disse que não há necessidade de fazer uma cirurgia no cérebro, que ainda está inchado. Ele está tendo febre, o que segundo o médico, é normal devido o estado de saúde dele. Ele chegou parcialmente inconsciente no hospital e aí, para o cérebro poder descansar, eles decidiram induzi-lo ao coma”, afirmou.
Francisca disse que registrou um boletim de ocorrência, nesta terça-feira (25), na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e que foi orientada também a registrar na delegacia da 2º Regional, que deve investigar o caso.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz bate o Rio Branco e conquista título inédito do Estadual 2026
O Santa Cruz bateu o Rio Branco por 1 a 0 neste sábado, 21, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual de 2026. Marquinhos marcou o gol da vitória e da primeira taça da Capivara na elite do futebol acreano.
Santa Cruz dominou
O Santa Cruz começou a final atacante e aos 13 minutos, Mosquito cruzou e Marquinhos escorou para fazer 1 a 0.
O Santa Cruz seguiu jogando no ataque e criou, no mínimo, mais três chances de ampliar o placar.
Na segunda etapa, Ulisses Torres tornou o Rio Branco mais ofensivo e aos 13 Matheus Reis perdeu a chance de empatar, na frente de João Pedro.
Na reta final da partida, Diego Pereira chutou forte e João realizou um “milagre” para garantir a vitória e o título.
Faz história
Santa Cruz SAF fundada em 2022 garante uma rápida ascensão no Estado. A equipe ganhou o título da 2ª Divisão, em 2025, e levantou a taça mais importante do Estado em 2026. A Capivara estará nas competições nacionais em 2027.
Fala, Sandro!
“Trabalhamos duro e esse título é por mérito de todos. Sabíamos das dificuldades, mas fizemos um jogo seguro e conquistamos todas as metas programadas”, declarou o técnico Sandro Resende.
Rio Branco em reconstrução
“Candidato” ao rebaixamento no início do Estadual, inicia mais uma reconstrução sob o comando de Gerson Boaventura retornando aos torneios nacionais na próxima temporada.
Comentários
Cotidiano
Galvez vence o Humaitá e garante vaga na Copa do Brasil em 2027
O Galvez venceu o Humaitá por 3 a 1 neste sábado, 21, no Tonicão, e garantiu a 3ª colocação no Campeonato Estadual Sicredi de 2026 e a vaga na Copa do Brasil em 2027. Luquinhas, Marcelinho e Caíque anotaram os gols do Imperador e Diguda anotou para o Tourão.
Sem grandes emoções
Mesmo com uma vaga na Copa do Brasil em jogo, Galvez e Humaitá realizaram uma partida sem grandes emoções.
O Galvez abriu 2 a 0 no marcador e foi para o intervalo com uma boa vantagem.
No segundo tempo, a zaga do Imperador falhou e Diguda descontou e nos acréscimos Caíque, cobrando penalidade, fechou o placar.
Galvez
O elenco do Galvez reapresenta-se na segunda, 23, ao técnico Maurício Carneiro e começa a preparação para a estreia na Copa Norte.
O primeiro desafio do Imperador será contra o Amazonas na quinta, 26,às 16h30, no Tonicão, contra o Amazonas.
Humaitá
O Humaitá vai começar a preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Os zagueiros Carlos Henrique e Andrezinho e o atacante Alexandro não seguem no Tourão.
Comentários
Cotidiano
No Dia Mundial da Água, rios do Acre se destacam como fonte de vida e sustento de comunidades ribeirinhas e povos indígenas
No Acre, falar de água é falar de vida. Em um estado marcado pela força dos rios e pela presença da Floresta Amazônica, a água não é apenas um recurso natural, é o que sustenta comunidades inteiras, conecta territórios e preserva tradições que atravessam gerações. Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, o olhar se volta especialmente para os rios acreanos e para as pessoas que vivem deles, às suas margens.
A data é um chamamento à necessidade de preservar nossos recursos hídricos, haja vista as mudanças climáticas que impactam diretamente no acesso à água potável e de qualidade para todos nós, especialmente em regiões vulneráveis, onde a escassez impacta diretamente na saúde e desenvolvimento das comunidades.
Rios como o Acre, Purus, Juruá e o Tarauacá atravessam o estado e, ao longo de suas águas, vivem milhares de famílias ribeirinhas e povos indígenas, que com eles mantêm uma relação ancestral e respeitosa.
Nessas localidades, o rio é parte do cotidiano desde as primeiras horas do dia. É dele que vem a água para consumo, preparo de alimentos e atividades corriqueiras. É também por ele que as pessoas se deslocam para estudar, trabalhar, buscar atendimento de saúde ou escoar a produção.
Além de sustentar a vida na Amazônia, os rios e a floresta também influenciam o clima de grande parte do continente. Um fenômeno conhecido como “rios voadores” mostra como a evaporação da água da floresta e dos rios forma grandes correntes de umidade que viajam pela atmosfera, ajudando a levar chuvas para diferentes regiões do Brasil e da América do Sul.
O governo tem ampliado ações voltadas à proteção dos recursos hídricos e das bacias hidrográficas do estado. Por meio de políticas públicas ambientais, programas de monitoramento, educação ambiental e iniciativas de regularização ambiental, o poder público busca garantir que os rios continuem sendo fonte de vida para as comunidades e para a floresta.
Também têm sido fortalecidas parcerias entre órgãos ambientais, instituições públicas e comunidades locais para preservar nascentes, igarapés e áreas de floresta que ajudam a manter o equilíbrio dos ciclos da água.
Em um estado que, nos últimos anos, enfrentou tanto grandes cheias quanto períodos de seca severa, o cuidado com a água se tornou ainda mais urgente. Proteger os rios significa garantir qualidade de vida para quem vive na floresta, segurança hídrica para as cidades e equilíbrio ambiental.
No Acre, onde muitos caminhos ainda seguem o curso das águas, os rios continuam sendo mais do que paisagem: são parte da história, da cultura e do futuro de um povo. Cuidar da água é cuidar da vida que pulsa ao longo de cada margem da Amazônia acreana.
Janine Brasil é assessora de comunicação no Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e repórter na Secretaria de Comunicação (Secom). Atuou como editora-chefe do Portal de Notícias G1 Acre por quase 10 anos, foi professora do curso de jornalismo do Iesacre/Uninorte por 7 anos, gosta de séries, livros e rock
The post No Dia Mundial da Água, rios do Acre se destacam como fonte de vida e sustento de comunidades ribeirinhas e povos indígenas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.