Acre
“Homem de Deus” é preso no Acre por estuprar as duas enteadas de 8 e 12 anos
Por Raimari Cardoso
A Assessoria da Polícia Civil do Acre confirmou nesta quarta-feira (31), que um homem de 47 anos foi preso em Capixaba acusado de estuprar duas enteadas, uma de 8 e outra de 12 anos de idade.
De acordo com as informações, os fatos foram revelados quando a criança de 8 anos se sentiu mal na escola e foi encaminhada à unidade de saúde para avaliação médica.
Posteriormente, houve a revelação de que a irmã de 12 anos também era vítima do padrasto. As duas crianças foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal para exames.
De acordo com o delegado Aldizio Neto, de Capixaba, os crimes vinham acontecendo nos últimos três anos, segundo foi relatado pelas próprias vítimas.
“Os abusos vêm desde os 9 anos da mais velha e desde os 6 da mais nova. Isso na zona rural dos municípios de Epitaciolândia e Capixaba, nas duas cidades”, explicou o delegado por meio da assessoria.
Segundo foi apurado pela reportagem, o homem foi preso no km 100 da BR-317, a cerca de 20 quilômetros de Capixaba, e se chama Ronaldo França, que seria evangelista, um cargo eclesiástico abaixo de pastor.
Ainda de acordo com as informações, o suspeito também é irmão de um vereador de Capixaba que também seria pastor de uma igreja evangélica. Ele teve a prisão preventiva solicitada pela autoridade policial.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.