Hemonúcleo de Brasiléia realiza homenagem às mães e doadores de sangue

Às mães doadores, receberam rosas com bombom e café da manhã para todos

Alexandre Lima

Durante a manhã desta terça-feira, dia 14, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre – Hemonúcleo, localizada na cidade de Brasiléia, realizou um café da manhã especial, com a intenção de homenagear as mães e os doadores de sangue.

Com cerca de 800 pessoas cadastradas, mas apenas com 180 doadores regulares, o Centro que é coordenado pela Gerente Administrativa, Jailene de Holanda, vem lutando para manter esse fornecimento regular e conta com o apoio importante do Exercito Brasileiro na fronteira e dos Bombeiros, através do soldados que são voluntários.

Dessa mesma forma, estará pedindo apoio dos Policiais Militares, Federais e Civis, além os servidores municipais e estaduais, para que abracem a causa onde poderão estar ajudando alguém a qualquer momento.

As pessoas que estejam se sentido bem e com saúde, bastar levar consigo um documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos. Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem com o objetivo, dar mais segurança e você e aos paciente que poderão receber o sangue.

Mitos como; doar afina o sangue, entre outras crendices, não impedem a doação. Basta seguir algumas recomendações antes e após saber que algo possa impedir o ato, como mulheres que estão amamentando, portadores de hepatites e doenças transmissíveis pelo sangue.

Para a coordenadora, pretende neste ano aumentar o número de captadores e consiga manter um cota permanente. “Estamos registrando uma média muito grande de acidente na regional do Alto Acre e contamos muito com essas pessoas para salvar vidas”, disse.

Quem quiser fazer uma entrevista, basta procurar um Hemonúcleo em Brasiléia, localizado na Rua Generalíssimo Deodoro, próximo ao campo de futebol, ou lado do posto de Saúde Fernando Azevedo Correia. Uma equipe composta por médicos, enfermeiros e bioquímicos estarão prontos para atender.

Veja a vídeo reportagem com Almir Andrade abaixo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima