fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Hemonúcleo de Brasiléia realiza homenagem às mães e doadores de sangue

Publicado

em

Às mães doadores, receberam rosas com bombom e café da manhã para todos

Alexandre Lima

IMG_1999

Durante a manhã desta terça-feira, dia 14, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre – Hemonúcleo, localizada na cidade de Brasiléia, realizou um café da manhã especial, com a intenção de homenagear as mães e os doadores de sangue.

DOE_SANGUE_DOE_VIDACom cerca de 800 pessoas cadastradas, mas apenas com 180 doadores regulares, o Centro que é coordenado pela Gerente Administrativa, Jailene de Holanda, vem lutando para manter esse fornecimento regular e conta com o apoio importante do Exercito Brasileiro na fronteira e dos Bombeiros, através do soldados que são voluntários.

Dessa mesma forma, estará pedindo apoio dos Policiais Militares, Federais e Civis, além os servidores municipais e estaduais, para que abracem a causa onde poderão estar ajudando alguém a qualquer momento.

As pessoas que estejam se sentido bem e com saúde, bastar levar consigo um documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos. Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem com o objetivo, dar mais segurança e você e aos paciente que poderão receber o sangue.

Mitos como; doar afina o sangue, entre outras crendices, não impedem a doação. Basta seguir algumas recomendações antes e após saber que algo possa impedir o ato, como mulheres que estão amamentando, portadores de hepatites e doenças transmissíveis pelo sangue.

IMG_1973IMG_1989

Para a coordenadora, pretende neste ano aumentar o número de captadores e consiga manter um cota permanente. “Estamos registrando uma média muito grande de acidente na regional do Alto Acre e contamos muito com essas pessoas para salvar vidas”, disse.

Quem quiser fazer uma entrevista, basta procurar um Hemonúcleo em Brasiléia, localizado na Rua Generalíssimo Deodoro, próximo ao campo de futebol, ou lado do posto de Saúde Fernando Azevedo Correia. Uma equipe composta por médicos, enfermeiros e bioquímicos estarão prontos para atender.

Veja a vídeo reportagem com Almir Andrade abaixo.

IMG_2006

doacao_sangue_Page_1b

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara Criminal fará sessões itinerantes em Cruzeiro do Sul e Tarauacá

Publicado

em

Membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizarão nos dias 2 e 4 de setembro mais uma edição da Sessão Itinerante do Colegiado. As sessões estão programadas para serem realizadas na Comarca de Cruzeiro do Sul, em 2 de setembro, e no dia 4, na Comarca de Tarauacá.

A atividade, que cumpre o comando constitucional ao funcionar em forma descentralizada, atendendo ao que está previsto no artigo 125, § 6°, aproxima o Poder Judiciário Acreano da cidadã e do cidadão, oferecendo a oportunidade da comunidade acompanhar todo o trabalho da sessão, com o mesmo formato e estrutura, realizada no edifício-sede do TJAC, em Rio Branco.

Toda a estrutura original da sessão, que ocorre às quintas-feiras na sede do TJAC, é montada durante essa atividade externa, com dois desembargadores e uma desembargadora, o procurador do Ministério Público Estadual, o coordenador, espaço para sustentação oral da advocacia, e locais para estudantes e comunidade acompanharem os julgamentos.

Presidida pelo desembargador Francisco Djalma, o Colegiado conta ainda com o desembargador Samoel Evangelista e a desembargadora Denise Bonfim, além da participação do MPE, que nesta edição terá o procurador Almir Fernandes Branco.

“A Sessão Itinerante da Câmara Criminal assegura ainda uma resposta mais ágil e propicia para que a população conheça de perto o funcionamento da Justiça de 2º Grau. Já tivemos outras edições e esperamos que essa também seja um sucesso e uma grande oportunidade de conhecimento para os acadêmicos de Direito, operadores do Direito e ainda a população em geral. A presença do Judiciário no interior do Estado também valoriza o acesso equitativo à Justiça, respeitando as diferentes realidades regionais”, disse.

 

Fonte: TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

No Acre, justiça mantém prisão de acusado de torturar indígena

Publicado

em

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre negou, por unanimidade, o pedido de Habeas Corpus feito pela defesa de um homem acusado de torturar um indígena em Tarauacá. A decisão foi publicada na edição de sexta-feira, 29, do Diário da Justiça.

O crime aconteceu em março de 2025, no bairro Triângulo. Segundo as investigações, o acusado, junto a outros comparsas, teria submetido a vítima a agressões como forma de punição imposta por uma organização criminosa. O indígena sofreu ferimentos graves, confirmados por laudo do Exame de Corpo de Delito.

No processo, os desembargadores destacaram que a prática de castigos físicos em supostos “tribunais do crime” configura tortura e representa ameaça à comunidade. O trecho da decisão cita que a atuação dos envolvidos causa “verdadeiro terror à população, em repulsiva violação dos direitos humanos, causando insegurança e instabilidade social”.

A relatora do caso, desembargadora Denise Bonfim, apontou que existem provas suficientes da materialidade do crime e indícios da participação do acusado. Para ela, a prisão preventiva é necessária para preservar a ordem pública e evitar novas práticas criminosas ou fuga.

Com isso, o pedido da defesa foi rejeitado e o acusado segue preso preventivamente.

Com informações do TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPF/AC divulga resultado final do 1º seletivo de estágio 2025 para pós-graduação em direito

Publicado

em

O Ministério Público Federal no Estado do Acre (MPF/AC) divulgou nesta sexta-feira, 29, o resultado final do 1º seletivo público de estágio 2025 destinado a estudantes de pós-graduação em Direito.

O processo seletivo segue normas estabelecidas pela Lei nº 11.788/2008, pelo regulamento do Programa de Estágio do Ministério Público da União e pelas portarias PGR/MPU nº 172/2024 e PGR/MPF nº 192/2022.

O resultado completo está disponível no Diário Eletrônico do MPF e pode ser consultado pelo endereço eletrônico.

Comentários

Continue lendo