Conecte-se conosco

Brasil

Hemoacre alerta para queda nos estoques e reforça urgência por sangue O negativo

Publicado

em

Durante o mês de dezembro, o Hemoacre terá duas datas de fechamento: no dia 15, por motivos de manutenção na subestação de energia e dedetização, e 25, devido ao feriado de Natal

O Hemonúcleo de Brasileia funciona no Hospital Regional do Alto Acre, localizado na Rua Dois, 31, bairro José Peixoto, das 7h às 12h, todas as terças-feiras. Foto: captada 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) alerta para a necessidade de apresentação de doadores voluntários para abastecer o estoque de sangue da unidade, principalmente do tipo O negativo, que se encontra em nível baixo.

Insumo essencial e insubstituível, o sangue não pode ser produzido artificialmente e é vital em situações como acidentes, partos de risco, cirurgias de grande porte, transplantes, tratamentos contra o câncer, anemias severas e doenças hematológicas, como leucemia e hemofilia.

Segundo o diretor de Assistência do Hemoacre, Júnior Martins, a queda nos estoques é comum neste período. “No fim de ano os estoques ficam baixos devido às férias. As pessoas viajam, têm muitas confraternizações, e isso prejudica as nossas doações, uma vez que a ingestão de muita bebida alcoólica ocasiona a inaptidão dos doadores. Então, para que nossos estoques não zerem, fazemos campanhas e convocamos os doadores”, explica.

Martins reforça que o tipo sanguíneo mais urgente é o ‘O’ negativo. “Hoje nosso estoque está precisando muito de doadores do ‘O’ negativo. Neste sábado [13 de dezembro] vamos ter a ação Vida por Vidas montada aqui na unidade, para doação o dia inteiro. Também teremos campanha quinta-feira no 4º BIS e, na semana que vem, dois dias em Plácido de Castro, locais onde sabemos que há grande adesão”, destaca.

Durante o mês de dezembro, o Hemoacre terá duas datas de fechamento: no dia 15, por motivos de manutenção na subestação de energia e dedetização, e 25, devido ao feriado de Natal. “Apenas nesses dois dias vamos fechar. No mais, trabalhamos de segunda a sábado, das 7h às 19h”, informa o diretor.

O ato de doar é simples, seguro e não compromete a saúde do doador. Em uma coleta, são retirados até 450 ml de sangue, volume que é naturalmente reposto pelo organismo em poucas horas. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres, três vezes ao ano, respeitando o intervalo de três meses entre as doações.

Segundo o diretor de Assistência do Hemoacre, Júnior Martins, a queda nos estoques é comum neste período. Foto: captada 

Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, o Hemonúcleo funciona normalmente, garantindo atendimento regular para doadores e apoiando a manutenção dos estoques de sangue essenciais para o atendimento aos pacientes da região. A unidade está localizada na Rua Pedro Teles, 600, bairro Manoel Terças, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Brasileia

O Hemonúcleo de Brasileia funciona no Hospital Regional do Alto Acre, localizado na Rua Dois, 31, bairro José Peixoto, das 7h às 12h, todas as terças-feiras.

Rio Branco

Em Rio Branco, o Hemoacre fica localizado na Av. Getúlio Vargas, 2787, no bairro Bosque, ao lado do Teatrão. Para facilitar o processo de doação de sangue, esclarecer dúvidas e até agendar horários, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp: (68) 99258-5551.

Critérios para doação

* Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis);
* Pesar no mínimo 50 kg;
* Estar em boas condições de saúde;
* Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
* Apresentar documento oficial com foto.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Prefeitura de Assis Brasil promove festa de encerramento do SCFV com muita alegria e diversão

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira, 09, a festa de encerramento das atividades de 2025 com o grupo de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O encontro foi marcado por muita alegria, diversão e energia positiva. As crianças participaram de várias atividades recreativas, jogos e momentos de integração, celebrando tudo o que foi construído ao longo do ano. Cada brincadeira foi vivida com entusiasmo, reforçando a importância do SCFV na promoção do desenvolvimento social, da convivência comunitária e do fortalecimento dos laços afetivos.

A equipe da Assistência Social destacou que 2025 foi um ano de grandes aprendizagens e conquistas. O encerramento simboliza não apenas o fim de um ciclo, mas também a preparação para novas experiências que virão no próximo ano.

A Prefeitura de Assis Brasil reforça seu compromisso em oferecer espaços seguros, acolhedores e educativos para todas as crianças atendidas pelo SCFV e agradece a participação das famílias e de toda a equipe envolvida.

Comentários

Continue lendo

Brasil

TJAC participa de audiência pública sobre Lei Orçamentária de 2026

Publicado

em

Poder Judiciário foi representado pelo secretário-geral do TJAC, José Carlos Júnior, que apresentou as demandas previstas pela instituição para o próximo ano

A audiência pública contou com a presença de representantes dos três Poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo, do Ministério Público do Acre (MPAC). Foto: captada 

O secretário-geral do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), José Carlos Júnior, representou o Poder Judiciário acreano na audiência pública sobre a Lei Orçamentária do Estado para 2026. As discussões ocorreram nesta quinta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em Rio Branco.

Proposta pelo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Aleac, deputado estadual Tadeu Hassem, por meio do requerimento nº 134/2025, a audiência teve o objetivo de debater com diversos setores da sociedade a destinação dos recursos públicos conforme as necessidades reais da população.

Na ocasião, o secretário agradeceu o convite dos parlamentares e destacou a importância da participação do Judiciário na discussão orçamentária. Segundo ele, esse encontro interinstitucional demonstra à comunidade o compromisso da Administração Pública com a transparência e na aplicação de recursos.

Ele também ressaltou os avanços do TJAC e as demandas previstas pela instituição para 2026. “Estamos evoluindo a todo momento e essa evolução precisa de recurso. Então, a nossa presença aqui é fundamental nesse diálogo e colaboração junto a todos os órgãos. Nos últimos anos, o Judiciário tem avançado em ações de transformação digital”, afirmou.

A audiência pública contou com a presença de representantes dos três Poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo, do Ministério Público do Acre (MPAC), da Defensoria Pública do Estado (DPE/AC), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AC) e de diversas organizações da sociedade civil.

Proposta pelo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Aleac, deputado estadual Tadeu Hassem, por meio do requerimento nº 134/2025. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Brasil

Expedição em Assis Brasil encontra fóssil mais completo já visto no Brasil da maior tartaruga de água doce que existiu

Publicado

em

Pesquisadores descobriram partes da carapaça, ossos pélvicos e um fêmur da Stupendemys geographicus, que viveu na Amazônia há milhões de anos; achado integra projeto da Iniciativa Amazônia+10

A expedição científica realizada no município de Assis Brasil, no Acre, revelou o fóssil mais completo já encontrado no Brasil da Stupendemys geographicus, considerada a maior tartaruga de água doce que já existiu. Foto: captada 

Com Agência Fapesp

Uma expedição científica no município de Assis Brasil, no Acre, revelou o fóssil mais completo já encontrado no Brasil da Stupendemys geographicus, considerada a maior tartaruga de água doce que já existiu no planeta. Entre os materiais identificados estão partes da carapaça, ossos da cintura pélvica e um fêmur do animal, que habitou a região amazônica entre 10,8 milhões e 8,5 milhões de anos atrás.

A descoberta integra um dos 22 projetos apoiados pela Iniciativa Amazônia+10, parceria que envolve o CNPq, fundações estaduais de amparo à pesquisa e instituições internacionais. No total, 733 pesquisadores de 87 instituições participam das expedições, dedicadas à coleta de dados científicos, amostras biológicas e minerais, além do registro de culturas tradicionais da Amazônia.

As incursões seguem critérios rigorosos definidos pelo edital do programa, que exige a formação de equipes multidisciplinares lideradas por pesquisadores vinculados a pelo menos duas fundações estaduais. Até o momento, sete projetos estão em andamento, enquanto outros avançam em direção a áreas remotas e pouco estudadas da floresta.

As incursões seguem critérios rigorosos definidos pelo edital do programa, que exige a formação de equipes multidisciplinares lideradas por pesquisadores vinculados a pelo menos duas fundações estaduais. Foto: captada 

O objetivo principal é ampliar o conhecimento sobre a diversidade biológica, cultural e social da região, preencher lacunas históricas na produção científica amazônica e fortalecer a participação de povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Todo o material coletado será destinado a instituições de pesquisa da Amazônia Legal, assegurando sua preservação e disponibilidade para estudos futuros.

Comentários

Continue lendo