Geral
Helicóptero do Estado reforça ações do Samu e resgata vítimas no interior
Mais do que voar, cada saída de aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) carrega consigo uma história. Neste sábado, 23, o que era para ser o resgate de um idoso vítima de AVC, em uma aérea de difícil acesso do município de Manoel Urbano, acabou com uma verdadeira força tarefa para também resgatar pacientes vítimas de um grave acidente de trânsito, ocorrido no município de Sena Madureira.

O helicóptero realizou dois resgates a pacientes do Samu neste sábado. Foto: Neto Lucena/Secom
“Nós acionamos a equipe do Ciopaer para nos ajudar em um resgate de paciente vítima de AVC. O resgate foi feito, porém tiveram que parar em Sena Madureira, devido a um grave acidente com vítimas de trauma. Dois vieram para Rio Branco de ambulância e o paciente mais grave, de helicóptero”, explicou Pedro Pascoal, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Rio Branco.
A equipe composta por piloto, copiloto, um médico e um enfermeiro especialistas em resgate aeromédico pousou no heliponto de Rio Branco por volta das 15h, trazendo consigo, o paciente H. S. N de 28 anos. Apesar da gravidade dos ferimentos, o paciente chegou estável e foi entregue a equipe de profissionais do Pronto Socorro para a continuidade do tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A vítima foi transportada de Sena Madureira para Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom
Agilidade, equipe especializada e suporte de tripulação são fatores essenciais para que as missões de resgate aéreo ocorram de forma eficaz. Por esse motivo, as operações são feitas em conjunto, com uma equipe engajada, unida e, sobretudo, humanizada.
“O uso do helicóptero já era uma realidade no auxílio de regaste de pacientes graves do Samu, mas as ações foram reforçadas a partir de 2019, quando o governador ampliou o quantitativo de aeronaves e direcionou ainda mais recursos para o sistema de saúde. Colaborou ainda mais em épocas de pandemia. O helicóptero chega aos locais mais longínquos, remotos e inimagináveis, dando suporte aos municípios distantes e ajudando as equipes a salvar vidas. É uma ferramenta de grande utilidade e que melhorou em 100% as missões de resgate do Samu”, finalizou Pascoal
Participaram dessa operação de resgate, o médico Eduardo Formiga e o Enfermeiro Lourenço Vasconcelos.
Comentários
Geral
PRF apreende 7 mil maços de cigarros contrabandeados no interior do Acre
Ação contou com apoio das polícias Civil e Militar; carga vinha da Bolívia e tinha como destino cidades da região leste
Comentários
Geral
PM apreende arma de fogo após ocorrência de agressão em Santa Rosa do Purus
Caso envolveu versões divergentes entre suspeitos e vítima; três pessoas foram conduzidas à delegacia
Comentários
Geral
Suspeito é preso com arma e moto roubada durante denúncia de cárcere privado em Rio Branco
Polícia encontrou revólver municiado, droga e veículo com restrição dentro de residência na Cidade do Povo
Policiais militares da Força Tática do 2º Batalhão prenderam Alan da Silva Cruz, de 23 anos, na noite desta segunda-feira (23), durante atendimento a uma ocorrência no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco.
A guarnição foi acionada via COPOM após denúncia de cárcere privado. Segundo as informações, três indivíduos teriam invadido uma residência levando uma pessoa amarrada. Também foi relatado que um dos suspeitos seria foragido da Justiça e que o grupo estaria armado.
Diante da gravidade, os militares solicitaram apoio e se deslocaram até o endereço, localizado na Quadra 08C, nas proximidades de um campo de futebol. Ao chegarem, os policiais ouviram vozes em tom elevado e movimentação dentro do imóvel.
A proprietária autorizou a entrada da equipe. Durante a averiguação, os policiais sentiram forte odor de entorpecente e localizaram uma porção de substância semelhante à maconha sobre o balcão da cozinha.
Questionado, Alan confessou possuir um revólver calibre .32, que, segundo ele, seria para proteção pessoal. A arma foi encontrada debaixo de uma cadeira, municiada com seis cartuchos. Durante a checagem, os policiais identificaram inconsistências na numeração, levantando suspeita de adulteração.
No local, também foi encontrada uma motocicleta com a placa amassada. Após consulta, foi constatado que o veículo possuía restrição de roubo ou furto desde janeiro de 2026. O suspeito afirmou ter comprado a moto, mas não soube informar a procedência.
Diante dos fatos, Alan assumiu a posse dos materiais ilícitos, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foi apresentado sem lesões.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito, conhecido como “Alanzinho”, já é investigado por possível envolvimento em crimes como homicídios e tentativas. Um aparelho celular também foi apreendido para auxiliar nas investigações.
O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil.




Você precisa fazer login para comentar.