Geral
Helicóptero do Estado reforça ações do Samu e resgata vítimas no interior
Mais do que voar, cada saída de aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) carrega consigo uma história. Neste sábado, 23, o que era para ser o resgate de um idoso vítima de AVC, em uma aérea de difícil acesso do município de Manoel Urbano, acabou com uma verdadeira força tarefa para também resgatar pacientes vítimas de um grave acidente de trânsito, ocorrido no município de Sena Madureira.

O helicóptero realizou dois resgates a pacientes do Samu neste sábado. Foto: Neto Lucena/Secom
“Nós acionamos a equipe do Ciopaer para nos ajudar em um resgate de paciente vítima de AVC. O resgate foi feito, porém tiveram que parar em Sena Madureira, devido a um grave acidente com vítimas de trauma. Dois vieram para Rio Branco de ambulância e o paciente mais grave, de helicóptero”, explicou Pedro Pascoal, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Rio Branco.
A equipe composta por piloto, copiloto, um médico e um enfermeiro especialistas em resgate aeromédico pousou no heliponto de Rio Branco por volta das 15h, trazendo consigo, o paciente H. S. N de 28 anos. Apesar da gravidade dos ferimentos, o paciente chegou estável e foi entregue a equipe de profissionais do Pronto Socorro para a continuidade do tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A vítima foi transportada de Sena Madureira para Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom
Agilidade, equipe especializada e suporte de tripulação são fatores essenciais para que as missões de resgate aéreo ocorram de forma eficaz. Por esse motivo, as operações são feitas em conjunto, com uma equipe engajada, unida e, sobretudo, humanizada.
“O uso do helicóptero já era uma realidade no auxílio de regaste de pacientes graves do Samu, mas as ações foram reforçadas a partir de 2019, quando o governador ampliou o quantitativo de aeronaves e direcionou ainda mais recursos para o sistema de saúde. Colaborou ainda mais em épocas de pandemia. O helicóptero chega aos locais mais longínquos, remotos e inimagináveis, dando suporte aos municípios distantes e ajudando as equipes a salvar vidas. É uma ferramenta de grande utilidade e que melhorou em 100% as missões de resgate do Samu”, finalizou Pascoal
Participaram dessa operação de resgate, o médico Eduardo Formiga e o Enfermeiro Lourenço Vasconcelos.
- Foto: Neto Lucena/Secom
- Foto: Neto Lucena/Secom
- Foto: Neto Lucena/Secom
- Foto: Neto Lucena/Secom
- Foto: Neto Lucena/Secom
- Foto: Neto Lucena/Secom
- Foto: Neto Lucena/Secom
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC








Você precisa fazer login para comentar.