fbpx
Conecte-se conosco

Acre

‘Guerra’ envolvendo Nem da Rocinha, PCC e CV pode ter resultado em aumento de mortes no Acre

Publicado

em

Áudios divulgados em redes sociais na última semana, possíveis membros do Bonde dos 13 afirmaram que receberam armas de fora do estado para poder confrontar a facção rival CV.

Nem da Rocinha foi preso ao tentar fugir da favela em novembro de 2011

Com informações do UOL

Uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP/SP), denominada Echelon, concluiu que integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) decidiram se aliar ao maior traficante do Rio de Janeiro, Antônio Bonfim Lopes, mais conhecido como Nem da Rocinha, para tomar do Comando Vermelho (CV) o controle do tráfico de drogas na maior favela do RJ, a Rocinha.

O relatório apresentado pelo MP/SP revela que essa guerra pelo controle do tráfico de drogas e armas na Rocinha pode ter influenciado no aumento de assassinatos em outros estados do país, como o Acre, onde 231 pessoas foram assassinadas nos primeiros seis meses de 2018.

No Acre, o CV rivaliza com a facção Bonde dos 13, que é apoiada pelo PCC.

Ainda de acordo com o MP/SP, uma das conclusões da Operação Echelon é a de que o PCC decidiu intensificar o envio de armas para seus membros e aliados em todos os estados para aumentar o número de mortes de rivais. Isso explicaria a intensificação no confronto entre integrantes de facções criminosas no Acre, aumentando o número de mortes nos últimos dias.

_______________

Em supostos áudios divulgados em redes sociais na última semana, possíveis membros do Bonde dos 13 afirmaram que receberam armas de fora do estado para poder confrontar a facção rival CV.

_______________

A assessoria da Polícia Civil chegou a afirmar que os áudios já estavam sob investigação para analisar a veracidade e os autores das conversas.

PCC teria enviado armas para membros de facções no Acre

Entenda a guerra pela Rocinha

Desde o segundo semestre de 2017 se intensificaram os confrontos armados entre traficantes na Rocinha. Localizada entre os bairros de Gávea e São Conrado, na zona sul do Rio, a comunidade tem 95 hectares de extensão e possui 100 mil habitantes, de acordo com o Censo das Favelas, realizado pelo governo estadual. Sua posição geográfica é considerada estratégica pelos traficantes devido à proximidade com uma “clientela” de alto poder aquisitivo.

_______________

Ao romper com Nem, um dos líderes da facção ADA (Amigos dos Aliados), Rogério 157, se aliou ao CV (Comando Vermelho). Essa facção carioca é a principal adversária do PCC pelo controle das rotas e pontos de vendas de drogas e da massa carcerária em todo o país.

_______________

Uma das conclusões da Operação Echelon é a de que o PCC decidiu intensificar o envio de armas para seus membros e aliados em todos os estados para aumentar o número de mortes de rivais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Publicado

em

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.

 

De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.

 

A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.

Veja as outras tendências:

Comentários

Continue lendo

Acre

25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Publicado

em

Foto: Agência Brasil / EBC

O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.

Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).

O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.

Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.

Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com série de problemas, tarifa de água terá reajuste de 4,76% em Rio Branco

Publicado

em

A tarifa de água passará por um reajuste de 4,76% a partir de maio deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 11, pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB).

Segundo o anúncio, a atualização será feita de forma escalonada, com um aumento de 2,38% em maio e mais 2,38% em junho. Com isso, o valor mínimo da tarifa residencial será de R$ 37,50 em maio, passando para R$ 38,37 no mês seguinte.

Conforme o Saerb, o reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. O IPCA é calculado pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) e reflete a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias, abrangendo cerca de 90% da população urbana brasileira.

De acordo com o Município, a medida é necessária para garantir a sustentabilidade do sistema de abastecimento e tratamento de água e esgoto. A manutenção da rede, os custos com energia elétrica e os investimentos no tratamento da água exigem recursos constantes.

Outra medida, que, segundo a prefeitura, justificam o reajuste, é que o aumento nos preços dos insumos, provocado pela inflação, impacta diretamente o custo dos serviços prestados à população.

Ainda conforme a prefeitura, a última atualização tarifária havia ocorrido em 2 de setembro de 2009. “Após mais de 15 anos de defasagem, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), em parceria com o Conselho Superior de Regulação (Consup), estabeleceu que as tarifas serão atualizadas anualmente”, informou.

Segundo órgão, a primeira correção ocorreu em 7 de janeiro de 2024. Agora, conforme a Resolução nº 103/2025, o novo reajuste será aplicado de forma gradual, buscando amenizar o impacto financeiro para os consumidores.

Comentários

Continue lendo