Conecte-se conosco

Brasil

Guedes: país caminhava para colapso fiscal, mas situação normalizou

Segundo o ministro, o Brasil está recuperando o controle da situação econômica e não vai deixar prejuízos relacionados à pandemia para gerações futuras

Publicado

em

O ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista à CNN (01.jun.2021) – Foto: Reprodução / CNN

Beatriz Gurgel, da CNN Brasil

O ministro da economia, Paulo Guedes, disse nessa sexta-feira (25) que o Brasil está recuperando o controle da situação econômica e não vai deixar prejuízos relacionados à pandemia para gerações futuras. “O Brasil poderia estar indo para uma situação de colapso fiscal, mas conseguimos dominar essa sensação e já estamos normalizando tudo outra vez”, disse Guedes.

O ministro também voltou a confirmar a extensão de mais três meses do auxílio emergencial, e disse acreditar que a pandemia será controlada em três a quatro meses, quando ele espera que toda a população adulta já tenha recebido ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

“A expectativa, nas palavras do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, é que [até outubro] estaríamos em um ambiente de controle da pandemia. Essa é a ideia, e isso que dirigiu a extensão do auxílio emergencial até o final de outubro. Em novembro e dezembro, retornamos ao mundo de normalização, com a volta do bolsa família”, afirmou.

No entanto, Guedes assumiu que, caso a previsão não se confirme, a decisão será revista. “Quem dirige o auxilio emergencial é a pandemia. Se vier uma terceira onda, temos que prorrogar o auxilio emergencial, os juros sobem e acabam subindo as despesas que estamos tentando derrubar (…) Estamos em uma guerra contra a pandemia.”

As declarações foram dadas em audiência da comissão temporária da Covid-19 no Senado. Guedes foi apresentar aos parlamentares a situação orçamentária das ações de combate à pandemia de coronavírus.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Comissão da Câmara pede segurança reforçada para Vorcaro na cadeia

Publicado

em

Reprodução SAP
investigação vorcaro prisao

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16/3) um requerimento para que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal (PF) adotem “medidas extraordinárias de segurança” afim de assegurar a integridade física do banqueiro Daniel Vorcaro, preso na Penitenciária Federal de Brasília.

O requerimento foi aprovado por votação simbólica, sem contagem nominal e com acordo favorável ao texto. A Comissão de Segurança Pública é majoritariamente formada por deputados de direita e contou com o apoio de parlamentares ligados às forças de segurança, como o Sargento Fahur (PL-PR).

O pedido foi apresentado pelo deputado Messias Donato (Republicanos-ES). O parlamentar, no entanto, não especifica quais seriam essas medidas.

Na justificativa, afirma haver risco concreto à segurança do dono do Banco Master diante da gravidade das investigações, que envolvem “fraudes bilionárias e lavagem de dinheiro”, além de indícios de que ele lideraria um grupo descrito como “uma espécie de milícia privada”.

O documento acrescenta que a prisão “pode acentuar a possibilidade de investidas contra sua integridade”, seja por antigos aliados ou por terceiros interessados em evitar revelações.

O texto também menciona a existência de “risco à integridade física de pessoas envolvidas”, já apontado em decisão judicial, e cita um ambiente de “forte pressão e instabilidade” após a prisão de outros investigados, o que, segundo o autor, reforça a necessidade de proteção reforçada.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Viana comemora sorteio de Mendonça para relatar prorrogação da CPMI do INSS

Publicado

em

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
imagem colorida do Presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), comemorou nesta terça-feira (17/3) o sorteio que definiu o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), como relator do pedido de prorrogação do prazo de funcionamento do colegiado.

O período termina, conforme o regimento, em 28 de março, um sábado. A previsão, portanto, é que, sem prorrogação, os trabalhos se encerrem no dia 26 de março, uma quinta-feira.

“Vejo com muito bons olhos e com ânimo a definição do ministro André Mendonça como relator do mandado de segurança que trata da prorrogação da CPMI do INSS”, declarou Viana em publicação no X.

ANDRÉ MENDONÇA É O
RELATOR DO PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DA CPMI DO INSS.

Vejo com muito bons olhos e com ânimo a definição do ministro André Mendonça como relator do mandado de segurança que trata da prorrogação da CPMI do INSS.

Trata-se de um tema de elevada relevância…

— Carlos Viana (@carlosaviana) March 17, 2026

Viana tentou se reunir com o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para pedir a extensão dos trabalhos, mas foi ignorado pelo parlamentar. Como
“plano B”, o colegiado decidiu recorrer a um mandado de segurança no STF.

Mendonça é o relator do caso que apura as fraudes do INSS em descontos não autorizados por aposentados e pensionistas.

“Confio que a condução do ministro estará ancorada no compromisso com a Constituição, garantindo o respeito às prerrogativas do Congresso Nacional e à legalidade do processo legislativo. Não se trata de um pedido político. Trata-se do cumprimento de um direito previsto na Constituição, respaldado pelo número de assinaturas exigido e pela relevância dos fatos que ainda precisam ser plenamente esclarecidos”, expressou Viana.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

SC: vereador defende morte de cães soltos e fala em "servicinho". Vídeo

Publicado

em

Foto: Câmara Municipal de Major Vieira/Reprodução
foto-vereador-osni-sc

O vereador Osni Novack (MDB-SC), do município de Major Vieira, em Santa Catarina, defendeu a morte de cachorros de rua durante um discurso na sessão desta segunda-feira (16/3), na Câmara Municipal de Major Vieira. Veja:

“Hoje se mata um cachorro, você vai parar na cadeia. Eu, pra mim, tinha que matar esses cachorros e defender a freira que foi matada a pau. Isso aí é vergonhoso. Esses cachorros que estão aqui na vila, se esse pessoal não fosse defendendo, tinha que alguém fazer um servicinho. Mas, assim, fica meu… Nosso país”, disse o vereador.

No último mês, a freira Nadia Gavasnki, de 82 anos, foi assassinada por um homem que invadiu o convento onde ela morava; ela também foi vítima de estupro. O crime ocorreu dentro do convento Irmãs Servas de Maria Imaculada, em Ivaí (PR).

A declaração foi feita em um contexto em que vereadores discutiam casos recentes de ataques de cachorros na cidade, incluindo o de uma mulher atacada por cães, um idoso mordido e um parlamentar derrubado da moto duas vezes.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo