Cotidiano
Grupo de elite da Polícia Federal reforça segurança na fronteira em Guajará-Mirim, RO
Fiscalização é realizada na fronteira com a Bolívia para impedir a entrada de estrangeiros e coibir os crimes de tráfico e descaminho. Lancha que permite navegação noturna também foi entregue à PF.

Grupo de elite da Polícia Federal atua na fiscalização da fronteira em Guajará-Mirim (RO) — Foto: PF/Divulgação
Por Lena Mendonça, G1 RO
A Polícia Federal recebeu um reforço esta semana para auxiliar na fiscalização da fronteira com a Bolívia em Guajará-Mirim (RO).
O Grupo de Pronta Intervenção (GPI) é uma equipe de elite especializada em operações no rio.
O grupo foi enviado para a cidade pois o porto está fechado desde o dia 19 de março, após uma Instrução Normativa publicada pela Casa Civil que proíbe a entrada de estrangeiros. A medida foi adotada por conta da pandemia do novo coronavírus. Com isso, muitos estrangeiros têm tentado entrar ilegalmente em Guajará.
Segundo o delegado Luiz Silveira, o grupo também tem treinado os agentes da PF, além de participar do patrulhamento no Rio Mamoré. “Esse grupo de elite, vem pra reforçar nossa atuação aqui na fronteira. Combater crimes de contrabando e descaminho, além de impedir a entrada dos estrangeiros”, destacou.
Outro reforço foi a chegada de uma lancha da Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho. Com capacidade para 10 pessoas, a embarcação opera por sonar e radar. “A lancha tem alta potência de motores e, principalmente, capacidade de navegação noturna, o que até então impossibilitava o nosso patrulhamento no rio durante a noite”, frisou o delegado.

Lancha permite a navegação noturna — Foto: PF/Divulgação
Além de impedir a entrada ilegal dos estrangeiros, com a lancha, os agentes evitam apreensões e diminuem o contato com os bolivianos. Segundo dados divulgados até está terça-feira (31), o país vizinho tem registrado 7 mortes por Covid-19, além de mais de 100 casos confirmados.
A cidade de Guayramerín (Beni), na Bolívia, que faz fronteira com Guajará-Mirim, também permanece fechada. Na quarta-feira (25), a presidente Jeanine Áñez, declarou estado de emergência sanitária, e estendeu o fechamento total de fronteiras, na tentativa de conter a propagação do coronavírus na Bolívia. A medida será válida até o dia 15 de abril.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.