Acre
Governo vai pedir liberação de recurso no MDS para apoio aos haitianos

O governador Tião Viana e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Em reunião com o governador Tião Viana, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, pediu que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) seja acionado para liberar a segunda parcela para apoio aos haitianos que estão em Brasileia.
Em dezembro, após articulação do governador Tião Viana, o Ministério do Desenvolvimento Social acordou a liberação de uma verba no valor total de R$ 540 mil, divididos em duas parcelas. “Estamos na fase final de aplicação da primeira parcela e precisamos que a segunda parte seja liberada para que possamos manter a alimentação dos haitianos que estão na nossa fronteira. Com a segunda parcela atenderemos março, abril e parte de maio”, explicou Mourão.
Ainda segundo o secretário, a ajuda humanitária que tem sido dispensada aos imigrantes inclui assistência à saúde, alimentação, abrigo, documentação e contratação para o trabalho. Em média chegam à fronteira acreana diariamente 20 haitianos e saem, também em média, 10 por dia.
“Calculamos que haverá uma retenção de fluxo, pois o Ministério do Trabalho fará uma pausa na emissão de carteiras, para adequar o seu sistema. Isso vai permitir atrasar as saídas, e, com a chegada de novos imigrantes todos os dias, vai reter o fluxo e aumentar a quantidade de haitianos abrigados”, avalia o secretário.
Mourão explicou que agora as levas de imigrantes haitianos são compostas, em sua maioria, por mulheres, e grávidas. Já passaram pelo Acre 4,3 mil haitianos. No Eestado ficaram 40 imigrantes, todos empregados.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.