Conecte-se conosco

Acre

Governo se prepara para implantar escola cívico-militar em Tarauacá

Publicado

em

Por Raimundo Accioly

Tarauacá está prestes a receber sua escola cívico-militar, como garantiu o governador Gladson Cameli ainda na campanha eleitoral. A instituição deve ser implantada na Escola Estadual Plácido de Castro. Para isso, a comunidade escolar foi chamada para uma consulta pública.

Na manhã da última sexta feira, 11 de fevereiro, foi realizada uma assembleia extraordinária na referida escola, com a presença do conselho escolar, equipe gestora e pedagógica e a comunidade escolar, para consulta pública, esclarecimentos e votação a respeito da adesão ao Programa Nacional da Escola Cívico-Militar, sob a direção do professor Valdernilson de Lima Gomes, gestor da escola.

O diretor e sua equipe fizeram toda uma explanação sobre o programa, responderam várias perguntas e esclareceram as principais dúvidas das pessoas presentes. De acordo com Valdernilson, a comunidade se alegrou com a proposta. “A comunidade expôs sua satisfação com a implantação desse novo programa, principalmente por se tratar de um novo ambiente escolar, o que traria mais aprendizagem para seus filhos, além da segurança”, disse.

Comunidade se reuniu com a gestão da Escola Plácido de Castro. Foto: Núcleo da SEE/Tarauacá

Ambiente seguro, disciplinado, respeitoso e com uma atenção especial ao Projeto Valores, foram alguns dos benefícios relacionados por todos os presentes. “Ainda esclarecemos que a escola continuaria sendo gerida por toda a equipe gestora e pedagógica e, agora, com a parceria de militares atuando como monitores. Alguns pais expuseram sua opinião a respeito do assunto, pois acham que trará benefícios como o resgate cívico e dos valores que já não existem mais, tanto nas famílias quanto nas escolas, facilitando, assim, o trabalho e o sucesso de todos”, declarou o diretor.

Os professores também se manifestaram favoráveis ao programa, devido ao sucesso em outros municípios que já aderiram a ele. Para a coordenadora da SEE em Tarauacá, professora Janaina Furtado, essa é mais uma boa notícia para a educação no município.

“É mais um dos compromissos firmados pelo governador, que está sendo concretizado. A comunidade escolar já se manifestou favorável  e logo o governador Gladson Cameli e a secretária de Educação estarão aqui para o anúncio oficial”, disse Janaina.

Escolas Cívico-Militares

As escolas cívico-militares são uma mescla entre a escola tradicional e a escola militar. Na primeira, a gestão é feita por pedagogos e por outros profissionais da área de educação. Já na segunda, a gestão fica sob a responsabilidade apenas dos militares.

Escola Plácido de Castro será transformada em uma cívico-militar. Foto: Núcleo da SEE/Tarauacá

No modelo da escola cívico-militar, a gestão é compartilhada entre a Secretaria de Educação e a de Segurança Pública, de modo que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de educação, enquanto a gestão administrativa e de conduta ficam com os militares ou profissionais da área de segurança.

Programa Nacional

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa (MD), que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023, sendo 54 por ano.

O modelo a ser implementado pelo MEC tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das polícias e dos corpos de bombeiros militares.

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Participarão da iniciativa, militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo MD. Policiais e bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e pelo Distrito Federal. (Com informações do Ministério da Educação)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.

Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.

O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.

Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.

A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.

Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.

A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.

No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.

Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.

O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.

“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.

A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB

Publicado

em

Elevado Mamédio Bittar chega à etapa decisiva da obra e se consolida como novo cartão-postal e solução para o trânsito da capital

O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.

“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.

Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.

Comentários

Continue lendo