Conecte-se conosco

Acre

Governo realiza o lançamento da primeira edição da Revista Idaf

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), realizou nesta terça-feira, 21, o lançamento da primeira edição da Revista Idaf,  com o tema “Defesa Agropecuária – Visão de Futuro”. O evento ocorreu no auditório da sede do órgão e contou com a presença do presidente do Idaf, José Francisco Thum, servidores e convidados.

Lançamento da primeira edição da Revista Idaf ocorreu na sede da instituição. Foto: José Caminha/ Secom

A revista, que também servirá para auditorias e embasamentos técnicos, tem objetivo de demonstrar à população a importância do Idaf para a saúde pública e para a economia do Acre. O periódico será quadrimestral, ou seja, terá 3 edições no ano e em sua primeira edição traz uma palavra do presidente José Francisco Thum, conta a história da criação do Instituto e aborda algumas das ações desenvolvidas nos últimos anos, como os principais investimentos, aquisição de novos equipamentos, nova frota de veículos, concurso público realizado no primeiro semestre de 2020, entrevista com o governador Gladson Cameli acerca da certificação do estado do Acre como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação com Reconhecimento Internacional, chancelado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), dentre outros assuntos que visam levar até a  sociedade maiores conhecimentos sobre a abrangência do trabalho desenvolvido pelo órgão, por intermédio de seus profissionais. A publicação também está disponível de forma digital, por meio do site do Idaf.

Presidente do Idaf, José Francisco Thum. Foto: José Caminha/ Secom

O presidente do Idaf agradeceu a colaboração da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que apoiou a confecção da revista, e destacou que o intuito de criação da mesma é divulgar o trabalho realizado pelo Instituto, principalmente aos produtores rurais.

“As pessoas em geral tem uma ideia do Idaf só falar sobre aftosa e não é. O trabalho do Idaf é muito mais abrangente: inspeção de produtos de origem animal, vegetal como, por exemplo, laticínios, pequenos frigoríficos.  Todo esse trabalho de inspeção do produto é feito pelos técnicos do Idaf”, destacou.

 Francisco Thum ressalta também a importante tarefa que é de responsabilidade do órgão, quanto ao controle de outras doenças que colocam em risco a saúde da população, como a raiva, a brucelose, e a tuberculose.

“O trabalho do Idaf engloba aspectos que envolvem saúde pública. A intenção foi mostrar as diversas áreas onde o Idaf atua e o trabalho dos profissionais. Levamos essa ideia até o governador Gladson Cameli, que de pronto aprovou, e hoje estamos lançando a primeira edição oficialmente. É um prazer muito grande a todos os servidores”, afirma.

As revistas serão distribuídas aos produtores rurais e disponibilizadas nos escritórios dos Idafs, espalhados nos 22 municípios acreanos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Calor intenso e alta umidade marcam a segunda-feira no Acre, com risco de chuvas fortes

Publicado

em

Previsão indica pancadas isoladas em todas as regiões do estado, principalmente à noite e na madrugada, com temperaturas acima dos 30 °C

O início da semana no Acre será marcado por calor intenso e elevada umidade do ar, condições que favorecem a ocorrência de chuvas isoladas e pontuais em diversas regiões do estado nesta segunda-feira (19). Em algumas áreas, as precipitações podem ser fortes, aumentando o risco de transtornos à população, sobretudo durante a noite e a madrugada.

No leste e no sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a previsão aponta sol entre nuvens, períodos de forte calor e chuvas passageiras ao longo do dia, com maior intensidade no período noturno. A umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 65% durante a tarde, podendo alcançar entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos permanecem fracos ou calmos, com predominância do norte e variações entre noroeste e nordeste.

No centro e oeste do Acre, abrangendo regiões como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo também será quente e abafado, com chuvas isoladas e probabilidade média de precipitações mais intensas. Nessas áreas, a umidade relativa do ar oscila entre 65% e 75% à tarde, chegando a 90% ou até 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos seguem fracos, com direção predominante do norte.

As temperaturas continuam elevadas em todo o estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as mínimas variam entre 22 °C e 24 °C, enquanto as máximas ficam entre 31 °C e 33 °C. Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as máximas podem alcançar entre 32 °C e

Comentários

Continue lendo

Acre

Idoso de 87 anos com problemas de audição desaparece em Rio Branco

Publicado

em

Um idoso identificado como Pedro Vilchez, de 87 anos, está desaparecido em Rio Branco. De acordo com familiares, ele foi visto pela última vez no domingo (18), nas proximidades do Café Contri, vestindo calça jeans, camisa branca e chapéu branco.

Pedro possui problemas de audição, o que aumenta a preocupação da família e reforça o pedido de atenção redobrada da população.
A informação sobre o desaparecimento foi confirmada nesta segunda-feira (19) pelo filho do idoso, Marcos Vilchez, que solicita apoio para localizar o pai o quanto antes.

Qualquer informação que possa ajudar a encontrar Pedro Vilchez deve ser repassada imediatamente pelo telefone: (68) 99994-9881.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Tarauacá fica abaixo da cota de alerta e indica normalização após cheia no município

Publicado

em

Nível do rio caiu para 8,30 metros na manhã desta segunda-feira (19), segundo a Defesa Civil, reduzindo o risco de novos alagamentos

Foto: Imagem ilustrativa dos rios Muru e Tarauacá, em Tarauacá I Whidy Melo/ac24horas

O rio Tarauacá ficou abaixo da cota de alerta na manhã desta segunda-feira (19), marcando um avanço importante no processo de normalização após a cheia que atingiu o município nos últimos dias. Conforme atualização divulgada pela Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a medição realizada às 6h apontou que o nível do manancial chegou a 8,30 metros.

O volume representa uma queda de 30 centímetros em relação ao registrado no domingo, quando o rio estava com 8,60 metros. Com esse patamar, o Tarauacá passou a ficar abaixo da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros, e permanece distante da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros.

A marca indica um cenário mais seguro para a cidade, reduzindo o risco imediato de novos alagamentos e trazendo alívio à população, que enfrentou dias de apreensão durante o período mais crítico da enchente.

De acordo com a Defesa Civil, a sequência de quedas observada desde a última sexta-feira demonstra que o processo de vazante vem se consolidando. Após sair da cota de transbordamento, o rio ainda permaneceu por alguns dias acima do nível de alerta, com pequenas oscilações, até registrar agora um recuo mais significativo, suficiente para colocá-lo abaixo do patamar considerado de atenção pelas autoridades.

Comentários

Continue lendo