Conecte-se conosco

Acre

Governo realiza o lançamento da primeira edição da Revista Idaf

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), realizou nesta terça-feira, 21, o lançamento da primeira edição da Revista Idaf,  com o tema “Defesa Agropecuária – Visão de Futuro”. O evento ocorreu no auditório da sede do órgão e contou com a presença do presidente do Idaf, José Francisco Thum, servidores e convidados.

Lançamento da primeira edição da Revista Idaf ocorreu na sede da instituição. Foto: José Caminha/ Secom

A revista, que também servirá para auditorias e embasamentos técnicos, tem objetivo de demonstrar à população a importância do Idaf para a saúde pública e para a economia do Acre. O periódico será quadrimestral, ou seja, terá 3 edições no ano e em sua primeira edição traz uma palavra do presidente José Francisco Thum, conta a história da criação do Instituto e aborda algumas das ações desenvolvidas nos últimos anos, como os principais investimentos, aquisição de novos equipamentos, nova frota de veículos, concurso público realizado no primeiro semestre de 2020, entrevista com o governador Gladson Cameli acerca da certificação do estado do Acre como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação com Reconhecimento Internacional, chancelado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), dentre outros assuntos que visam levar até a  sociedade maiores conhecimentos sobre a abrangência do trabalho desenvolvido pelo órgão, por intermédio de seus profissionais. A publicação também está disponível de forma digital, por meio do site do Idaf.

Presidente do Idaf, José Francisco Thum. Foto: José Caminha/ Secom

O presidente do Idaf agradeceu a colaboração da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que apoiou a confecção da revista, e destacou que o intuito de criação da mesma é divulgar o trabalho realizado pelo Instituto, principalmente aos produtores rurais.

“As pessoas em geral tem uma ideia do Idaf só falar sobre aftosa e não é. O trabalho do Idaf é muito mais abrangente: inspeção de produtos de origem animal, vegetal como, por exemplo, laticínios, pequenos frigoríficos.  Todo esse trabalho de inspeção do produto é feito pelos técnicos do Idaf”, destacou.

 Francisco Thum ressalta também a importante tarefa que é de responsabilidade do órgão, quanto ao controle de outras doenças que colocam em risco a saúde da população, como a raiva, a brucelose, e a tuberculose.

“O trabalho do Idaf engloba aspectos que envolvem saúde pública. A intenção foi mostrar as diversas áreas onde o Idaf atua e o trabalho dos profissionais. Levamos essa ideia até o governador Gladson Cameli, que de pronto aprovou, e hoje estamos lançando a primeira edição oficialmente. É um prazer muito grande a todos os servidores”, afirma.

As revistas serão distribuídas aos produtores rurais e disponibilizadas nos escritórios dos Idafs, espalhados nos 22 municípios acreanos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo