Conecte-se conosco

Geral

Governo realiza manutenção da plataforma hidrometeorológica em Assis Brasil

Publicado

em

Equipe fez o trajeto de barco até a cabeceira do Rio Acre e após 14 horas conseguiu chegar à Aldeia dos Patos, onde fica localizado o equipamento que monitora o nível dos rios e também as chuvas

Uma equipe do governo executou, entre os dias 21 e 25 de abril, uma missão considerada complexa, dada a dificuldade de acesso, para realizar a manutenção da plataforma hidrometeorológica na Aldeia do Patos, município de Assis Brasil. O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema), Israel Milani, técnicos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Comunicação (Secom) foram até a comunidade onde fica localizado o equipamento.

Equipe realiza a manutenção da plataforma hidrometeorológica na Aldeia do Patos, município de Assis Brasil. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A manutenção da plataforma é fundamental, de acordo com Israel Milani, para manter a rede de alerta de eventos críticos hidrológicos do Acre. Israel é o primeiro secretário de Estado a chegar até a comunidade da Aldeia dos Patos: “Participei da missão para conhecer a realidade tanto da comunidade quanto dos técnicos. O acesso é realmente complicado, mas a equipe se empenhou e conseguimos concluir a missão com êxito”.

Para o coordenador da Rede de Alertas da Defesa Civil, coronel James Joyce Gomes, a missão foi satisfatória. “O acesso é um pouco complicado, mas com a nossa experiência conseguimos nos adaptar bem. Temos um compromisso com a população, o de manter essa importante rede de alertas e equipamentos capazes de nos fornecer informações para a tomada de decisões de forma rápida e eficaz”.

Para o coordenador da Rede de Alertas da Defesa Civil, coronel James Joyce Gomes, a missão foi satisfatória. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governo, por meio da Sema, criou no ano de 2020 o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), que diariamente realiza o monitoramento da chuva e o nível dos principais rios acreanos, contribuindo para direcionar as ações de resposta das defesas civis estaduais e municipais.

A equipe da Secom, formada pelo fotógrafo Marcos Vicentti e o cinegrafista Wendell Silva, reuniu imagens que serão transformadas em documentário sobre a missão da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, em parceria com o Cigma, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual.

Rede de alertas

Criada no ano de 2012, por meio de um termo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Sema, a Rede de Alertas de Eventos Críticos Hidrológicos do Acre conta atualmente com 25 plataformas de coleta de dados (PCDs), sendo 21 plataformas pluviométricas e fluviométricas e quatro meteorológicas, distribuídas nos principais rios do estado. O critério de localização dos equipamentos foi feito a partir de um levantamento de vulnerabilidade realizado por técnicos da Sema, ANA e Defesa Civil estadual.

O critério de localização dos equipamentos foi feito a partir de um levantamento de vulnerabilidade realizado por técnicos da Sema, ANA e Defesa Civil estadual. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Os dados gerados pelas plataformas têm permitido, desde de 2012, a emissão de alertas de chuvas e acompanhamento da dinâmica dos grandes rios, com a emissão diária de boletins do tempo e relatórios hidrometeorológicos, os quais são elaborados e distribuídos pela Sala de Situação de Monitoramento Hidrometeorológico, para as 42 instituições que fazem parte da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA) e interessados, podendo também ser acessados no site da Sema, no link: http://sema.acre.gov.br/sala-de-situacao/boletim-do-tempo/.

Os relatórios hidrometeorológicos são elaborados para subsidiar gestores e técnicos das instituições afins, tais como Corpo de Bombeiros Militar, defesas civis, Marinha do Brasil e Dnit, entre outras, com informações diárias que possibilitam a tomada de decisão frente aos riscos nos períodos de criticidade, possibilitando o planejamento das ações de mitigação e resposta rápida para a redução e minimização dos danos a serem causados por um possível desastre. Além disso, os relatórios são utilizados também nas academias, para realização de estudos e construção de modelos matemáticos voltados para a prevenção.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rotam prende homem por tráfico e apreende drogas em duas ações na mesma noite em Rio Branco

Publicado

em

Equipes da Companhia Rotam, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Acre (BOPE/PMAC), realizaram duas ações distintas de combate ao tráfico de drogas, na noite de terça feira, 23, que resultaram na prisão de um homem e na apreensão de entorpecentes em bairros diferentes da capital.

Durante patrulhamento preventivo da Operação Impacto, no bairro Vitória, os policiais observaram um indivíduo com uma mochila que, ao perceber a aproximação da viatura, fugiu a pé pelos fundos de uma residência, dispensando o objeto durante a fuga. Na mochila, a equipe encontrou entorpecentes.

O suspeito foi localizado em seguida, escondido em uma residência próxima, e recebeu voz de prisão. Questionado, ele assumiu a propriedade da droga e informou que utilizava o imóvel, pertencente à sua avó, para armazenar entorpecentes. O homem foi conduzido à Delegacia Especializada, juntamente com o material apreendido, para as providências cabíveis.

Apreensão no bairro Defesa Civil

Ainda na mesma noite, outra equipe da Rotam realizou uma apreensão de drogas no bairro Defesa Civil. Durante patrulhamento tático na rua Fluminense, área conhecida pela intensa comercialização de entorpecentes, os policiais localizaram, em uma casa abandonada, 103 trouxinhas de cocaína, totalizando 78 gramas, e 10 invólucros de maconha, com cerca de 20 gramas.

Nenhum suspeito foi localizado no local, e todo o material apreendido foi recolhido e encaminhado à unidade responsável para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Quatorze detentos fogem de presídio em Maués na véspera de Natal

Publicado

em

Fuga ocorreu durante o banho de sol; presos seguem foragidos no interior do Amazonas

Quatorze detentos fugiram da Unidade Prisional de Maués, no interior do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (24), véspera de Natal. Segundo as informações iniciais, não houve registro de mortos, feridos ou reféns durante a ação.

A fuga ocorreu durante o banho de sol, quando os presos teriam serrado uma grade de proteção no pátio da unidade e, em seguida, conseguido deixar o presídio. Até o momento, todos os detentos permanecem foragidos.

Entre os fugitivos há pessoas com antecedentes por roubo, homicídio e tráfico de drogas, o que mobilizou forças de segurança da região para reforçar as buscas.

Inaugurada no primeiro semestre deste ano, a Unidade Prisional de Maués possui capacidade para 100 detentos e funciona como presídio regional, recebendo presos do município e de outras seis cidades do Baixo Amazonas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Idosa de 77 anos desaparece após sair para caminhada em Rio Branco

Publicado

em

Familiares de Clarice Amâncio de Souza, de 77 anos, estão à procura da idosa, desaparecida desde a manhã da última quarta-feira, 24, após sair de casa para uma caminhada, em Rio Branco (AC). Moradora do bairro João Eduardo I, ela não retornou e desde então não fez mais contato com a família.

Segundo informações repassadas pelos familiares, Clarice foi vista pela última vez na Estrada da Floresta, no sentido do Estádio Florestão, nas proximidades da Escola Clínico Brandão. A suspeita é de que ela tenha seguido a pé pela região, mas até o momento não há pistas concretas sobre seu paradeiro.

No momento do desaparecimento, a idosa vestia um conjunto de blusa e bermuda florida. A família pede o apoio da população e reforça o pedido para que qualquer informação, inclusive imagens de câmeras de segurança de residências ou estabelecimentos comerciais próximos ao trajeto, seja repassada às autoridades ou aos familiares.

Informações podem ser comunicadas pelos telefones (68) 99211-5055 ou (68) 99246-9080.

 

Comentários

Continue lendo