Geral
Governo realiza atendimentos em Tarauacá com a Carreta Ambiental e segue para o Juruá
População tem acesso a atendimentos na área ambiental e jurídica, e ainda participa de programações culturais organizadas com o apoio das prefeituras.
A Carreta Ambiental – Programa de Capacitação e Atendimento Ambiental Itinerante, vem cumprindo o seu papel de levar informação, atendimento e capacitação para os municípios do interior. Neste último final de semana realizou programação em Tarauacá e agora segue para o Juruá. O primeiro local a ser contemplado é a Vila Santa Luzia, na BR-364, em Cruzeiro do Sul, nos dias 22 e 23. No mês de março, a programação continua no Centro de Cruzeiro do Sul, em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória, depois segue para Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

A Carreta Ambiental – Programa de Capacitação e Atendimento Ambiental Itinerante, vem cumprindo o seu papel de levar informação, atendimento e capacitação para os municípios do interior. Foto: Jacky Ramirez/Imac
Dentro da programação de março, nos dias 7, 8 e 9 os serviços serão oferecidos em Cruzeiro do Sul. Já Mâncio Lima receberá a carreta nos 11, 12 e 13, e, encerrando a programação no Juruá, nos dias 15, 16 e 17, será a vez da população de Rodrigues Alves ter acesso aos atendimentos e capacitações.
A iniciativa é do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), numa parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani, todos os municípios com acesso por vias terrestres serão contemplados. “É um projeto itinerante que promove a descentralização da pasta ambiental e, assim como ele, temos adotado essa estratégia na gestão, de estar mais perto das pessoas. Em breve inauguraremos os centros integrados de meio ambiente em Brasileia, Cruzeiro do Sul e Feijó, efetivando essa proposta de estar presente em todas as regionais”.
Levando atendimento, capacitação e uma programação cultural local, a Carreta Ambiental é fruto de emenda parlamentar da deputada federal Vanda Milani, no valor de R$ 1,5 milhão. Além da Semapi, órgão que coordena o projeto, vários parceiros atuam dentro da Carreta Ambiental, entre eles o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e o Instituto de Terras do Acre (Iteracre). A Defensoria Pública do Acre tem participado também das edições, com atendimento jurídico.
O diretor técnico do Imac, Renê Fontes, participou da capacitação dos gestores municipais. “Muito importante essa iniciativa de descentralizar as ações, dos órgãos ambientais poderem estar mais perto da população e levar informação de qualidade. O Imac tem feito um trabalho que vai além da fiscalização. Nós estamos realizando um trabalho de educação ambiental, mostrando para as pessoas o que pode e o que não pode ser feito”, comentou.
Comentários
Geral
TJ do Acre oferece bolsa para servidores negros se prepararem para magistratura

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) lançou a republicação nesta terça-feira, 22, o Edital nº 001/2025, que prevê incentivo financeiro mensal de até R$ 500 para servidores(as) negros(as) do Judiciário acreano se prepararem para concursos da magistratura. A iniciativa integra o Programa de Incentivo à Capacitação de Pessoas Negras para Ingresso na Magistratura, desenvolvido pela Escola do Poder Judiciário do Acre (ESJUD).
O edital tem como público-alvo servidores efetivos ou comissionados do TJAC que tenham se autodeclarado pretos ou pardos e obtido habilitação no Exame Nacional da Magistratura (ENAM). Ao todo, até 20 candidatos poderão ser selecionados para receber o benefício por até 24 meses, mediante apresentação de comprovantes de despesas educacionais como cursos preparatórios, materiais de estudo, transporte ou acesso a plataformas digitais.
A seleção será feita por uma comissão multidisciplinar formada por membros da ESJUD, da Comissão Permanente de Equidade Racial e da Presidência do TJAC. A classificação será baseada na nota obtida no ENAM, com critérios de desempate que priorizam mulheres, servidores lotados no interior do estado e candidatos de maior idade.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos no centro de Cruzeiro do Sul
Thiago Lima de Andrade foi detido nesta terça-feira após investigações do NEPATRI apontarem sua autoria em diversos arrombamentos na região central da cidade.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende foragido por assalto e recupera moto roubada levada para Rondônia
Ações integradas em Feijó resultaram na prisão de acusado de invadir residência em Rio Branco e na restituição de veículo furtado que havia sido transportado para outro estado

O veículo foi identificado no Distrito de Extrema, em Rondônia, onde um casal é investigado pelo crime. A moto foi abandonada e devolvida ao proprietário nesta segunda-feira. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre (PCAC) demonstrou eficiência em operações conjuntas nesta segunda-feira (21), com dois resultados significativos no combate ao crime: a prisão de um foragido por assalto e a recuperação de uma motocicleta roubada que havia sido levada para Rondônia. As ações foram coordenadas pela Delegacia-Geral de Feijó com apoio da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE).
Foragido preso no interior
Os policiais prenderam em Feijó D.C.C., 39 anos, procurado pela Justiça por assalto à residência no bairro Bosque, em Rio Branco. Segundo investigações, o acusado invadiu uma casa, rendeu os moradores e roubou celulares, dinheiro e documentos. Após o crime, fugiu para o interior acreano, onde foi localizado e capturado.
Moto roubada recuperada em Rondônia
Em outra operação, a PCAC recuperou uma motocicleta Honda roubada no bairro Isaura Parente (Rio Branco) no início de julho. O veículo foi identificado no Distrito de Extrema, em Rondônia, onde um casal é investigado pelo crime. A moto foi abandonada e devolvida ao proprietário nesta segunda-feira.
Estratégia integrada
As ações destacam:
- Colaboração entre delegacias especializadas e do interior
- Rastreamento de bens roubados além das fronteiras estaduais
- Combate efetivo aos crimes patrimoniais
O delegado responsável reforçou o compromisso da PCAC com a persecução penal e a reparação às vítimas, demonstrando que a atuação policial coordenada tem gerado resultados concretos no estado.

Os policiais civis prenderam em Feijó o foragido da Justiça D.C.C., de 39 anos, acusado de ter cometido um assalto na região do Bosque, em Rio Branco. Foto: captada
Você precisa fazer login para comentar.