Acre
Governo oferta curso de primeiros socorros a moradores da Serra do Divisor
Capacitar moradores para prestar atendimentos básicos de urgência e emergência a turistas e visitantes foi o objetivo do curso de primeiros socorros ofertado aos moradores das comunidades Pé da Serra e Gilbratar, no Parque Nacional da Serra do Divisor, nesta terça-feira, 29. O curso é uma realização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBMAC).
O curso foi ministrado pelos sargentos Rosenir do Valle e Rodrigo Teles, do CBMAC de Cruzeiro do Sul. “O curso vem abrangendo os primeiros socorros como engasgos, curativos, desmaios e outros, para um público de 25 pessoas. É de fundamental importância para os moradores, e esperamos que isso aconteça com mais vezes”, disse o sargento Rodrigo Teles.

Curso de primeiros socorros foi ofertado a moradores da Serra do Divisor, em Mâncio Lima. Foto: Marcos Rocha/Sete
Aline dos Santos mora há quatro meses no Parque Nacional da Serra do Divisor e participou do curso com a intenção de ajudar o próximo. “Vim para o curso para ajudar as pessoas porque aqui precisa muito. E eu quero atuar na área, por isso vim. É uma experiência incrível. Estou aprendendo muito e sou muito agradecida pela Secretaria de Turismo e os bombeiros estarem aqui”, disse.
“Fizemos as tratativas para o curso a pedido da comunidade e estamos vindo para somar à prestação de serviços nos produtos turísticos da Serra do Divisor. É uma necessidade da comunidade que veio para cada vez mais a gente fortalecer o Turismo de Base Comunitária”, enfatizou Francismay Costa, chefe da Divisão de Regionalização de Turismo da Sete.
O curso capacitou 25 moradores da Serra do Divisor com aula teórica pela manhã e ensinamentos práticos no período da tarde. O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, ressaltou a importância da realização do curso. “A Sete promoveu o curso, que foi um pedido das comunidades da Serra do Divisor, e é muito bom poder contribuir para um projeto tão importante. A Serra do Divisor é um lugar lindo que recebe turistas de todos os lugares do mundo, e estamos cada vez mais preparados para recebê-los”, disse.
Ni Nukini, cacique da aldeia Kampo, na comunidade Pé da Serra, é agente de saúde há 21 anos e também participou do curso de Primeiros Socorros.

Cacique Ni Nukini participou da capacitação em primeiros socorros. Foto: Bruno Moraes/Sete
“Esse aprendizado é fundamental, especialmente para nós da comunidade Pé da Serra. Agradeço às autoridades e ao governador, pelo investimento e pelo esforço em promover melhorias em nossa região. O curso tem sido de grande proveito, e estamos aprendendo muito. Agradeço imensamente ao governo do Estado por nos proporcionar essa oportunidade”, disse Ni Nukini.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.








Você precisa fazer login para comentar.