Geral
Governo lança nova carteira de identidade na próxima segunda-feira, 29
Acre é o primeiro estado do Brasil a utilizar novo modelo de identidade unificada

Podem constar na carteira: RG, título de eleitor, tipagem sanguínea, dentre outros documentos. (Foto: Marcos Vicentti/Secom)
Aleff Lima
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Polícia Civil e Instituto de Identificação, realiza na próxima segunda-feira, 29, o lançamento do novo modelo de carteira de identidade. A cerimônia ocorre na Central de Serviço Público (OCA).
O novo documento de identificação é expedido pela Secretaria de Estado de Polícia Civil, através do Instituto de Identificação e obedece decreto da Casa Civil. Podem constar na carteira: RG, título de eleitor, tipagem sanguínea, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão militar, identidade profissional, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), NIS/PIS/PASEP, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e CPF.
O Acre saiu na frente dos outros estados do Brasil e foi pioneiro na confecção das novas carteiras para a população. O diretor do Instituto de Identificação, Sandro Bacelar explicou a necessidade do documento “Foi criado para unificar, facilitar a vida e substituir pastas e papéis. Agora temos tudo em apenas um lugar. Os mecanismos de segurança utilizados nessa carteira são os mais modernos possíveis. É um documento completo na palma da mão”, completou.
Bacelar explicou ainda que é possível adicionar uma série de dados extras na carteira. “Também é possível colocar, caso seja comprovado pelo cidadão, dados médicos relativos a doenças, intolerância a medicamentos e o símbolo do Autismo (para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA)” disse o diretor.

Foto: Cedida
Como tirar
As novas carteiras de identidade podem ser expedidas na Central de Serviço Público (OCA). Para obter o novo documento basta levar Certidão de Nascimento ou de casamento. A OCA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.
Durante a cerimônia de lançamento serão entregues modelos especiais de carteiras para o Governador Gladson Cameli, o vice-governador Major Rocha, o secretário de Polícia Civil Rêmullo Diniz, o secretário adjunto de Polícia Civil Marcos Cabral e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Deputado Nicolau Junior.
Comentários
Geral
Policiais militares apreenderam um quilo de entorpecentes no bairro Chico Mendes
Militares do 3° Batalhão de Polícia Militar (3° BPM), apreenderam um quilo de entorpecentes na sexta-feira, 18, no bairro Chico Mendes.
Os policiais realizavam uma barreira policial quando um indivíduo em uma motocicleta não obedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga. Durante acompanhamento os militares visualizaram quando o homem se desfez de um objeto e fugiu tomando rumo ignorado.
Os militares pegaram o objeto e constataram ser entorpecente, aparentemente pasta a base de cocaína, um quilo da substância.
Os militares encaminharam o ilícito à delegacia para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.
Comentários
Geral
Justiça do Acre nega habeas corpus a réu condenado pela morte de Jonhliane Paiva
Desembargador entendeu que não houve ilegalidade na demora para expedição da guia de execução provisória
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) negou o pedido de habeas corpus solicitado pela defesa de Alan Araújo de Lima, condenado pela morte da jovem Jonhliane Paiva, atropelada durante um racha em agosto de 2020, na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco.
A decisão foi assinada pelo desembargador Samoel Evangelista, presidente da Câmara Criminal do TJAC. No recurso, a defesa de Alan alegou que a demora na expedição da Guia de Execução Provisória – documento que autoriza o início do cumprimento da pena mesmo sem o trânsito em julgado da sentença – violaria o direito de ir e vir do réu.
Segundo o advogado de defesa, o pedido foi feito ainda em 4 de janeiro de 2023, à 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, mas não houve resposta até então. Diante disso, a defesa recorreu ao habeas corpus em caráter liminar.
Ao analisar o caso, o desembargador Samoel Evangelista considerou que não há ilegalidade na suposta omissão da Justiça de primeira instância. “A situação descrita na petição inicial, pelo menos em cognição primeira, não configura constrangimento ilegal”, afirmou o magistrado em trecho da decisão.
Alan Araújo de Lima foi condenado em maio de 2022 a 7 anos e 11 meses de prisão, por sua participação no racha que resultou na morte de Jonhliane. A jovem foi atingida por uma BMW conduzida por Ícaro Pinto, também condenado pelo crime.
Atualmente, ambos os réus respondem em liberdade.
Comentários
Geral
Militares apreendem arma de fogo na Cidade do Povo
Policiais militares apreenderam uma arma de fogo na sexta-feira, 18, após abordagem a indivíduo no conjunto habitacional Cidade do Povo
A equipe policial realizava patrulhamento no conjunto quando avistou um indivíduo a pé, que ao avistar a aproximação da polícia tentou esconder algo em sua cintura, diante da suspeita a guarnição realizou a abordagem e durante busca pessoal encontrou uma arma de fogo (escopeta).
Os militares encaminharam o envolvido á delegacia juntamente com o armamento para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.
Você precisa fazer login para comentar.