fbpx
Conecte-se conosco

Acre

O Acre é agro

Publicado

em

Em minhas andanças pelo Acre, pude notar muitas transformações, uma delas foi a expansão do agronegócio. Eita, coisa boa, o Acre de hoje é diferente daquele de dez anos atrás. É plantação que não acaba mais: soja, milho, cafezais, silos, açaí, mandioca (a nossa farinha é patrimônio!), entre outros cultivos.  A economia local ganha cada vez mais força. A agricultura familiar tem mostrado que faz a diferença na vida das pessoas, evidenciando um Estado que incentiva o pequeno, o médio e o grande produtor.

Com a geografia que favorece a agricultura, a plantação de grãos está em crescimento no Acre. Somente a sojicultura cresceu 7.000% entre os anos de 2012 e 2022, consolidando o estado como a mais nova e promissora fronteira agrícola do país. Os números foram divulgados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

E a pecuária? Eita que no Acre tem boi! Tem mais boi do que gente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Acre existem mais de 4,6 milhões cabeças de gado. E com tanto gado, o Acre se consolida no mercado como um grande produtor de proteína animal do Brasil, seja com bovinos, suínos ou aves.

Pode acreditar: é um elevado volume de exportação de proteína animal para diversos países. Vai até para o outro lado do mundo, lá para a China. Este ano a produção de carne bovina deve chegar a 120 mil toneladas e a pecuária já é considerada a atividade econômica mais consolidada do estado. Certamente a nossa carne bovina é uma das melhores do mundo.

Não é à toa que a Expoacre e a Expoacre Juruá são os maiores eventos de agronegócio e entretenimento do estado. É agro em todo lugar. E claro, não pode faltar  a botinha para começar os trabalhos! Milhares de expositores e pessoas participam desses eventos. Vem gente até de outros estados do país, o que gera ainda mais negócios e expande a economia local. Inclusive, já tem muitos  curiosos para saberem quais atrações nacionais virão. As festas vão acontecer nos meses de julho e agosto.

Tudo isso me faz voltar ao meu tempo de criança. Pois é… ouvia muitas pessoas dizerem que o Acre era o estado do contracheque, que só tinha oportunidade aqui quem trabalhasse no Estado ou nas prefeituras. Hoje, vejo que essa realidade já ficou no passado. A economia estadual agora está cada vez mais fortalecida pelo agronegócio, indústria e comércio.

Mesmo com o incentivo do Estado no setor da agricultura, a força, o trabalho têm que partir das pessoas. Eu torço para que o meu Acre continue crescendo e se desenvolvendo para proporcionar mais qualidade de vida e prosperidade para as famílias que moram aqui. Acredito que estamos no caminho certo!

O agro não para!

Andréia Nobre é repórter da Agência de Notícias do Acre

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria realiza mais de 300 atendimentos em Senador Guiomard

Publicado

em

Por

Mais de 300 atendimentos foram realizados na terceira edição do Saúde Itinerante Especializado Multidisciplinar em Neuropediatria, nesta sexta-feira e sábado, 17 e 18. Dessa vez, o município de Senador Guiomard sediou a ação que é voltada para o público infanto-juvenil. A emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-CEPTEA) também fez parte da programação.

Mais de 300 atendimentos foram realizados. Foto: Luan Martins/Sesacre

Promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), o programa tem o objetivo macro de reduzir a fila de espera da regulação para atendimentos em neuropediatria, bem como oferecer assistência de qualidade aos usuários, sem a necessidade de deslocamento para Rio Branco.

“E aqui, em Senador Guiomard, estamos retornando com a equipe multidisciplinar. Estamos fazendo o caminho inverso, ao invés dessas famílias se dirigirem à Fundhacre ou ao Centro de Reabilitação, na capital, nós estamos trazendo os atendimentos até elas. É uma preocupação da gestão que ofertemos esse serviço em cada município do estado, pelo menos uma vez ao ano, com dois retornos”, ressaltou a chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre, Rosemary Ruiz.

Programa é composto por uma equipe multidisciplinar. Foto: Luan Martins/Sesacre

Segundo Jussimara Sotero, mãe do pequeno José Luís de apenas 2 anos, alguns comportamentos que o filho apresenta levou a família à investigação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Ele era diferente das minhas outras crianças, o modo de se comportar, não dormia a noite. Por isso, procuramos o pediatra e ele decidiu seguir avante para descobrir se tinha o autismo. E receber esse atendimento aqui, perto de casa , é maravilhoso”, disse.

Jussimara Sotero, mãe do pequeno José Luís de apenas 2 anos. Foto: Luan Martins/Sesacre

A equipe multidisciplinar do programa é composta por especialistas em neuropediatria, pediatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e serviço social, contando com o apoio multiprofissional também dos municípios.  A abordagem visa proporcionar cuidados de saúde integral às crianças que necessitam de atenção especializada.

Mãe do Ryan Erik de 11 anos, Rosimara Moraes. Foto: Luan Martins/Sesacre

“As professoras me chamaram na escola para falar sobre alguns sintomas que ele estava tendo. Por aí começamos a investigação. A secretaria de saúde sempre nos apoiou e esse tipo de ação facilita o acesso aos especialistas e as terapias. Eu só tenho a agradecer, pois só quem tem crianças com autismo entende a dificuldade de mudar a rotina, ir a lugares com muito barulho, então eu fico muito feliz de receber esse serviço aqui”, declarou a mãe do Ryan Erik de 11 anos, Rosimara Moraes.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado entrega 94 diplomas de conclusão em cursos técnicos do Ieptec

Publicado

em

Por

A formatura é um momento muito especial para famílias e formandos que vivenciam essa conquista. Especialmente, nesse mês de maio, o governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), tem proporcionado essa alegria na vida de muitas pessoas, como a entrega de 94 diplomas, na tarde de sexta-feira, 17, na Escola Maria Moreira, em Rio Branco.

Participaram da solenidade, formandos de Rio Branco, Senador Guiomard e Capixaba. Foto: Ascom/Ieptec

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) em Serviços Campos Pereira foi a unidade do Ieptec responsável pelos cursos técnicos concluídos por estudantes do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), nas áreas de segurança do trabalho, informática, administração, serviços públicos, comércio e vendas.

Simultaneamente ao curso, os estudantes de escolas da rede pública estadual de ensino, concluíram o ensino médio em 2023. Foto: Ascom/Ieptec

Todos os cursos foram presenciais, exceto uma turma do curso de administração cujo as aulas foram realizadas na modalidade EaD (semipresencial). De acordo com o professor do curso, Sidiclei Silva, as aulas a distância são tão eficazes quanto às presenciais. “As aulas em EaD não deixam nada a desejar com relação aos cursos presenciais, inclusive, é mito essa história de que o curso EaD é fácil, pelo contrário, o nosso curso foi bem puxado”, acrescentou.

Foram 25 formandos nos cursos técnicos em administração e vendas realizados na modalidade semipresencial (EaD). Foto: Ascom/Ieptec

O formando do curso Técnico em Administração, Adevison Barbosa, comemorou muito a sua conquista. “Foi um ano e meio de batalha, de luta, mas bem compensador, e o curso só vem a agregar no meu currículo profissional”. Para a formanda no mesmo curso, Andressa Hermes, “o curso foi muito bom, e vai me ajudar a me especializar mais na área. Aprendi bastante”, comentou a jovem.

Adevison faz parte da equipe técnica do Cept Campos Pereira, onde atua no apoio às atividades acadêmicas e administrativas. Foto: Ascom/Ieptec

Para a coordenadora do Cept Campos Pereira, Susie Lamas, “esse foi um momento de muita gratidão, porque cada um aqui enfrentou seus desafios, seus medos, suas ansiedades, tiveram suas conquistas e hoje, graças a Deus, esse momento se concretizou, e é muito gratificante para nós poder entregar para o mercado de trabalho novos profissionais capacitados”.

“Que cada um deles possa fazer as melhores escolhas profissionais e que elas venham deles, e não porque alguém quer que eles façam essas escolhas”, completou Susie. Foto: Ascom/Ieptec

Somente no mês de maio, o governo do Estado entregou 294 diplomas em cursos do Ieptec em áreas como a da saúde, bioeconomia, recursos humanos, contabilidade, secretaria escolar, bovinocultura, agropecuária, dentre outros.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Campanha “Nunca é Tarde” do TJAC contra abuso e exploração sexual infantil é divulgada em sites, TVs e rádios

Publicado

em

Por

Com objetivo de intensificar as ações de proteção às crianças e adolescentes e aderir a mobilização nacional do Maio Laranja, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) lançou no início do mês a campanha para juntar poderes públicos e sensibilizar sociedade

A campanha “Nunca é tarde: proteja, denuncie, eduque”, contra o abuso, exploração e violência sexual infantil do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi lançada no último dia 9 de maio e mobilizou os três poderes, Defensoria Pública e Ministério Público estadual para juntarem as ações de enfrentamento a esses crimes cometidos contra 500 mil crianças e adolescentes por ano no país.

O dado acima foi divulgado no site de outra mobilização, Maio Laranja, a qual o Judiciário acreano adere e busca intensificar com esta campanha, organizada por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAC e conta com a parceria de 21 veículos de comunicação na divulgação, são eles: TV Gazeta, TV Acre, TV 5, TV Amazônia, TV Norte, TV Rio Branco, CBN, Gazeta FM, Ecoacre, Rádio Amazônia FM, Rádio Boas Novas, Difusora, Aldeia FM, Gazeta.net, A Gazeta do Acre, Portal Norte, ContilNet, Juruá em Tempo, Site Correio 068, Acre da Hora e Notícia da Hora.

Conscientizar

A mensagem é clara, nunca é tarde para denunciar, nunca é tarde para agir contra esses crimes, e as peças estarão exposta no telão de Led na frente da sede do Tribunal em Rio Branco, em outdoor, nas mídias digitais do TJAC, em vídeo disseminado pelas TVs e sites, cartaz, selo, spot para rádio e banner que está sendo colocar nos sites.

Já logomarca é une dois símbolos, o “coração coreano” feito com dois dedos das mãos, segurando a flor da campanha Maio Laranja, para simbolizar o amor e a esperança na luta contra a violência infantil e juvenil.

Todo conteúdo foi produzido pela Agência Cidade, sob a coordenação da Diretoria de Informação Institucional (Diins) da Justiça. 

“Nunca é tarde”

Veja abaixo as peças da campanha “Nunca é Tarde”:

Vídeo

Spot Júnior vai colocar o spot ainda

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo