Conecte-se conosco

Acre

Governo lança campanha para diagnosticar hanseníase e verminoses no Estado

Publicado

em

Com o slogan “Hanseníase e Verminoses Têm Cura. É Hora de Prevenir e Tratar”, o governo do Estado do Acre, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e as secretarias municipais de Saúde, lançam nesta quarta-feira, 12, a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases.

Marcelo Torres (Assessoria Sesacre)

A ação ocorre a partir das 10 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Participam da solenidade a secretária de Estado de Saúde Suely Melo e o secretário de Estado de Educação Daniel Zen.

A campanha tem o objetivo de identificar os casos suspeitos em estudantes das escolas públicas da capital – com idade de 5 a 14 anos – e será desenvolvida por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde. Entre os dias 18 e 22 de março, agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família realizarão visitas às escolas da rede de ensino fundamental em busca de sinais e sintomas da doença. Os casos suspeitos serão atendidos e encaminhados para acompanhamento na Rede de Atenção Básica de Saúde para continuação do tratamento.

De acordo com a responsável técnica da Divisão de Prevenção e Promoção à Saúde, Disneide Lopes, a iniciativa pretende identificar de forma precoce os casos suspeitos de hanseníase e reduzir a carga das verminoses. “Esses tipos de parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança”, explica.

Disneide ressalta que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza medicamentos gratuitamente para o tratamento e treina os profissionais de saúde para o atendimento.

Dados do MS apontam que entre os anos de 2001 e 2011 houve uma redução de 61,4% nos casos de pacientes em tratamento, passando de 3,99 por 10 mil habitantes para 1,54. No mesmo período, o número de serviços com pacientes em tratamento de hanseníase cresceu 142%.

No Acre, segundo a coordenadora da Área Técnica Estadual de Hanseníase, Franciely Gomes, houve uma redução de 7,37% entre 2011 e 2012. Em 2011 foram registrados 236 casos. Já em 2012 esse número diminuiu para 178 casos de hanseníase.

“Nosso objetivo é diminuir cada vez mais esse percentual. O Governo vem realizando ações que visam essa redução, principalmente em parceria com outras instituições e essa campanha é um exemplo disso. Queremos alcançar todos os municípios do Estado. Nesse primeiro momento a campanha será intensificada nos municípios de Bujari, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Rio Branco e Santa Rosa do Purus. As ações já começam a partir do dia 18 de março”, afirma Franciely.

Conheça a hanseníase e a Geohelmintíases

A hanseníase é transmitida de pessoa para pessoa por quem tem contato muito próximo e prolongado com o doente, dentro do núcleo familiar ou da comunidade em que vive.

Geralmente, não é transmitida em local público. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio. O tratamento é gratuito e eficaz, com duração média de seis meses a um ano.

Já a Geohelmintíases são grupos de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiuria e pelos ancilostomídeos. Esses helmintos, transmitidos por meio do solo, podem causar a morte, porque afetam a situação de nutrição e os processos cognitivos.

Marcelo Torres (Assessoria Sesacre)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco mantém unidades de saúde abertas durante o feriado de Carnaval

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, garantirá o funcionamento das unidades de saúde durante o feriado de Carnaval, com o objetivo de assegurar atendimento básico à população e evitar a desassistência nos bairros da capital.

No sábado (14), quatro Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) estarão abertas das 7h às 17h, oferecendo serviços essenciais à comunidade.

Estarão em funcionamento:

  • URAP Francisco Roney Meireles, localizada na Rua Arara, nº 132, bairro Adalberto Sena;
  • URAP Augusto Hidalgo de Lima, na Rua Tião Natureza, nº 29, bairro Palheiral;
  • URAP Farmacêutica Cláudia Vitorino, na Rua Baguarí, nº 40, bairro Taquari;
  • URAP Rozangela Pimentel, na Rua Maria Francisco Ribeiro, bairro Calafate.

Já na segunda, terça e quarta-feira, 16, 17 e 18, dias de ponto facultativo, essas mesmas unidades funcionarão em horário reduzido, das 7h às 13h.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as unidades abertas durante o feriado oferecem serviços da Atenção Primária à Saúde, como consultas, procedimentos básicos, vacinação, dispensação de medicamentos e orientações à população.

Em casos de urgência ou emergência, a orientação é que a população procure diretamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o pronto-socorro, que funcionarão normalmente em regime de plantão durante todo o feriado.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco mantém unidades de saúde abertas durante o feriado de Carnaval first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Bocalom confirma conversas sobre possível acordo do PL para apoiar Alan Rick na disputa pelo governo

Publicado

em

Em meio a articulação entre Republicanos e PL que favorece Alan Rick, prefeito de Rio Branco afirma que projeto pessoal não tem volta e que “única alternativa” é buscar outro caminho; senador Márcio Bittar não se manifesta

Acho que não tem momento melhor do que esse que estou vivendo na minha vida para ser governador, devido ao trabalho em Acrelândia e ao trabalho em Rio Branco”, disse. Foto: captada 

Com Matheus Mello

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), afirmou nesta quinta-feira (12) que, se não houver espaço no Partido Liberal para sua pré-candidatura ao governo do Acre, a única alternativa será deixar a legenda. A declaração ocorre em meio à repercussão de um possível acordo entre as executivas nacionais do PL e do Republicanos para viabilizar a candidatura do senador Alan Rick (Republicanos) ao Palácio Rio Branco.

“Eu fiquei sabendo dessas conversas. O Márcio não me ligou, ninguém me ligou. Estou sabendo. Evidentemente que nós temos um projeto, que é ser governador. Acho que não tem momento melhor do que esse que estou vivendo na minha vida para ser governador, devido ao trabalho em Acrelândia e ao trabalho em Rio Branco”, declarou Bocalom.

O prefeito disse que “já colocou [seu] nome” e que seguirá lutando pela viabilidade da candidatura. “Se houver problema com o PL, vamos ter que achar outro caminho, não tem jeito, mas espero que não tenha problema”, completou.

Nos bastidores, a articulação entre Republicanos e PL é atribuída ao senador Alan Rick, que, em tese, mantém conversas com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — pré-candidato da legenda à Presidência. A proposta de Rick envolve, entre outros pontos, entregar ao PL seu primeiro suplente, Gemil Junior, para compor a bancada bolsonarista no Senado em troca do apoio à sua candidatura.

A cúpula do PL em Brasília, no entanto, ainda avalia o cenário com pesquisas nacionais. Segundo informações publicadas pelo jornal ac24horas, “o PL nacional, pelo que apurou, não tem interesse político-eleitoral em lhe dar legenda”. O senador Márcio Bittar (PL), principal liderança da sigla no Acre, não se manifestou publicamente sobre o caso.

Bocalom oficializou sua pré-candidatura ao governo no dia 19 de janeiro. O gestor lidera o índice de rejeição entre os pré-candidatos, com 29,5%, segundo pesquisa Data Control divulgada nesta semana. Alan Rick aparece à frente nas intenções de voto (35,3%), seguido por Mailza Assis (PP), com 18,3%, e Bocalom, com 18% — empate técnico com a vice-governadora.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC funcionará em regime de plantão durante o Carnaval

Publicado

em

FOTO: ASCOM

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) funcionará em regime de plantão entre segunda e quarta-feira, 16 a 18 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval. Nesse período, não haverá atendimento presencial nas unidades do Judiciário, sendo analisadas apenas medidas consideradas urgentes.

De acordo com TJAC, com a suspensão das atividades regulares, os prazos processuais ficam interrompidos e voltam a correr após o período de plantão. No site do TJAC está disponível a lista com as servidoras e os servidores designados para atuar nesses dias.

Também haverá plantão com suporte na área tecnológica em caso de intercorrências nos sistemas de tramitação de processos.

Durante o plantão judiciário poderão ser apreciados pedidos de liminar em mandados de segurança e habeas corpus, solicitações de liberdade provisória, sustação de ordem de prisão, entre outras medidas que demandem urgência.

Os atendimentos presenciais serão retomados na quinta-feira, 19, das 7h às 14h.

Com informações do TJAC

Comentários

Continue lendo